No dia a dia, não é tão difícil evitar tratar com pessoas que não gostamos. Mas no trabalho a convivência obrigatória nos faz ter que lidar com profissionais que, às vezes, não nos damos bem.
A consultora de carreira e especialista em ambiente de trabalho Lynn Taylor afirma que “a maioria dos colegas de trabalho não mostra abertamente seu desprezo por outra pessoa para não causar problemas ou comprometer suas próprias carreiras. Eles podem dificultar a vida do indivíduo, mas provavelmente tentarão permanecer fora do radar”, disse ao Business Insider.
No entanto, ela explica que sempre há sinais e se você puder identificá-los, será capaz de mudar as coisas antes que seja tarde demais. Para o bem da sua carreira, você deve se esforçar para ser sensível às necessidades de seus colegas de trabalho, permanecer otimista, amigável e comunicar-se abertamente. “Aqueles que fazem isso têm um futuro de carreira muito mais brilhante. Além disso, quando se tem relacionamentos de trabalho fortes e saudáveis, o profissional será mais eficiente e realizado em seu trabalho”, afirma Taylor.
Confira alguns sinais de que seus colegas podem não gostar de você:
- Eles evitam contato visual
Você precisa ficar alerta se seus colegas evitam olhar para você no dia a dia, ou olham como se fossem superiores. Geralmente, fazemos contato visual direto com pessoas que admiramos, gostamos ou achamos superiores a nós. “É uma espécie de jogo de poder com os olhos”, afirma Audrey Nelson, médica e consultora de produtividade no trabalho.
- Eles encaram você
Por outro lado, um olhar prolongado e intenso pode ser sinônimo de grosseria ou hostilidade para com a sua pessoa. O contato visual dura cerca de 3 segundos antes que a pessoa geralmente desvie o olhar e surja uma sentimento de desconforto, o que pode sinalizar antipatia, segundo o antropólogo David Givens.
- Eles não sorriem quando você está por perto
Não estamos falando de um dia ruim ocasional ou mal humor. Se seus colegas de trabalho fazem um esforço consciente para não sorrir quando você está na sala, algo está errado.
- Sua intuição diz que eles não gostam de você
Se você sente que seus colegas de trabalho não gostam de você, pode ser verdade. Se eles tratam você de maneira diferente dos outros e você não se sente bem ao redor deles, provavelmente você não é a pessoa mais querida do escritório. Confie no seu instinto e continue procurando por outros sinais se tiver um forte sentimento sobre isso.
- Eles demonstram sinais negativos não-verbais
Você deve ficar atento a sinais de movimentos do seu colega de trabalho. COMo por exemplo, olhares para cima enquanto fala com você, ou braços cruzados durante uma conversa, ou não deixam de fazer o que estão fazendo quando você diz algo para eles. As ações podem revelar mais coisas que as palavras. A linguagem corporal pode entregar quando um colega não gosta de você.
- Eles nunca te incluem nos assuntos do escritório
Entenda assuntos como algo de atualizações do ambiente de trabalho a fofocas. É um sinal ruim você não estar a par das novidades e das brincadeiras que rolam durante o expediente, porque isso significa que seus colegas não se sentem a vontade o suficiente para pensar em você como um membro da equipe.
- Eles duvidam de você constantemente
Questionamentos sobre algumas decisões podem surgir e fazem parte do trabalho. Mas quando isso se torna constante, é sinal de desconfiança. E a situação pode ficar mais grave, com uma colega duvidando publicamente para ver você fracassar.
- Eles incentivam você a sair do emprego
Esse sinal pode ser sutil e pode parecer uma ajuda, mas quando oferecem o emprego perfeito em outro lugar, ou ficam enviando ofertas de trabalho de outras empresas é sinal de que estão tentando se livrar de você.
- Eles levam crédito pelo seu trabalho
Não deixe que outras pessoas recebam os benefícios de um trabalho executado por você. Se isso acontece, você deve tomar algumas atitudes para evitar. Além disso, esse tipo de comportamento claramente demonstra que seus colegas estão prejudicando você de propósito.
- Eles excluem você de eventos sociais
Se você não é convidado para almoçar, ou para o happy hour depois do trabalho ou para reuniões sobre novos projetos, seus colegas provavelmente não querem passar mais tempo com você do que são obrigados.
Fonte: Info Money - 11/07/2018