Depois de alguns bons anos – já são mais de 20 – conversando com proprietários de restaurantes, descobri alguns comportamentos que definem os funcionários que realmente fazem a diferença. Este é um apanhado feito a partir destas minhas conversas. Provavelmente, você irá acrescentar mais alguns detalhes, específicos ao seu caso:
1. Tenho uma equipe vai além do simples atendimento – E deseja criar uma experiência única para os clientes. O serviço em si, não é o suficiente, eles gostam de personalizar e ampliar a experiência do cliente. Conhecem, como ninguém, a diferença entre serviço e hospitalidade.
2. Meus funcionários aplicam a regra dos 200% – São 100% responsáveis por seus próprios comportamentos e 100% responsáveis por aqueles que os rodeiam. Isso é mais do que um trabalho para eles – isto é fazer parte (criando) de algo especial. E exigem que todos ao seu redor se comportem no mesmo nível.
3. Os profissionais que trabalham comigo são acima da média e multiplicam conhecimento – Mostram os problemas que encontraram e como os resolveram. Eles pensam no amanhã e na mudança, não apenas no hoje. E, aqui vale uma observação: gestores, realmente sérios, sabem que a delegação de poder sem autoridade para agir nada mais é do que manipulação.
4. São todos profissionais – Entendem que o seu negócio é a satisfação do cliente. Eles prestam atenção aos detalhes de cada momento. Aprendem com os erros e estão constantemente à procura de dicas de como podem melhorar – não por parte da gestão – mas a partir do cliente.
5. Toda minha equipe tem domínio dos fundamentos da casa – Com isso eles crescem durante o caos. Essas pessoas são os verdadeiros "guerreiros". Constantemente sorrindo, felizes, se divertindo e ainda conseguindo realizar tudo o que lhes é cobrado. Essas pessoas são parte de uma "equipe especial" – algo como meus "homens de guerra".
6. Meus colaboradores sempre aprendem – Querem fazer coisas novas, tentam, idealizam novas ideias, mantendo o que funciona e seguem em frente rapidamente quando isso não acontece. Estas são as pessoas que direcionam o crescimento do meu negócio.
7. Multiplicam seu conhecimento – A excitação em fazer, tentar e aprender coisas novas, transborda e faz com que compartilhem seu conhecimento com todos ao seu redor.
8. Mais ainda, participam da comunidade – Todo mundo se diverte fora do trabalho. Eu, você, todos nós. Assim como todos, deveríamos participar de trabalhos comunitários. Pois bem esses funcionários especiais o fazem. E ponto final.
Uma equipe de sucesso. Pergunte a eles onde acham que estarão em um ano e você terá o objetivo, a estratégia e as táticas.
Um ponto especial a ser lembrado, é que para ter uma equipe com funcionários "classe A", é entender que eles devem ser cultivados. Seu trabalho como empregador é exigir este nível de comprometimento e recompensar, de verdade!
Boa sorte e bons negócios!
Fonte: Blog do Banas - 08/05/2017