Um mercado retraído não é o único motivo pelo qual os restaurantes acabam fechando. Mesmo em tempos normais, eles abrem e fecham com uma rapidez meteórica. E a explicação mais comum, é a falta de dinheiro. Mas esta, também, não é a única razão. Há inúmeras outras, e eu selecionei as mais comuns:
- A falta de planejamento é crucial – De cada dez restaurantes que são abertos, cinco fecham no primeiro ano e mais três em até cinco anos. Em grande parte por falta de planejamento. Portanto, antes de abrir seu restaurante, crie um plano de negócios completo e minucioso: cardápio, estilo, concorrência, mão de obra, equipamentos, instalações, capital de giro, marketing, previsões, enfim, uma base sólida para estabelecer seu novo negócio.
- Um início “apagado” pode ser o começo do fim – Tenha em mente que, quando abrir o seu restaurante, você será imediatamente o centro das atenções e é sua hora de brilhar. Para evitar um início ruim, certifique-se de tomar as medidas adequadas que antecedem este período. Um evento de abertura com “convidados especiais” sempre ajuda a trazer o público em geral, e se estiver numa região de escritórios, crie uma promoção especial de inauguração. Faça a divulgação antecipada na mídia social: Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, e não se esqueça de ter o seu próprio site.
- Como conhecer os prós e contras, sem experiência prévia? – Se você quer se iniciar no setor de restauração, é preciso ter alguma experiência no ramo ou uma equipe que tenha este conhecimento. Um consultor especializado sempre será útil e poderá guiá-lo através do processo. Não há outra maneira de conhecer o negócio, se você ainda não tem experiência na área. Os restaurantes, muitas vezes fecham porque as medidas adequadas não foram tomadas, devido à falta de conhecimento dos sócios.
- Falta de foco claro e identidade própria – Num mercado extremamente competitivo, é preciso ter uma identidade única e torná-la conhecida. Abrir o restaurante, e atrair pessoas, apenas com o objetivo de servir alimentos, não é a solução, pois elas não serão, necessariamente, clientes fiéis. Decida qual será seu foco e como isto irá diferenciar sua casa do restaurante do outro lado da rua. É preciso dar aos clientes uma razão para que voltem sempre, aquele “algo a mais” que os concorrentes não têm. E não tente ser tudo para todos: é a receita do desastre.
- A ideia é ótima, mas a localização é ruim – Escolher o local certo é muito importante. Se o seu público não está na área onde você escolhe montar o restaurante, ou se está em um local isolado, muitos potenciais clientes deixarão de visitar seu estabelecimento. Existem quatro importantes fatores para escolher a localização: população, acessibilidade, estacionamento e visibilidade. Torne as coisas mais fáceis para que seus clientes cheguem ao seu restaurante.
- E, claro, a falta de dinheiro é um enorme problema – Você pode ter tido dinheiro suficiente para abrir o restaurante, mas olhou para o futuro? Será que é possível avaliar os riscos? Inúmeras boas casas fecham porque os proprietários não planearam com cuidado e foram surpreendidos por um monte de despesas inesperadas. Estes são três problemas com dinheiro, e que levam ao fechamento:
- Não há dinheiro suficiente no início. Empreendedores sem experiência, por vezes, abrem o restaurante sem pleno conhecimento das despesas.
- Má gestão do dinheiro. Gastar muito dinheiro em equipamento ou decoração pode desviar verbas do pagamento de despesas obrigatórias e de insumos.
- Falta de capital de giro. Este é, talvez, o maior problema, porque existem as despesas inesperadas, a receita ainda é instável, os insumos têm custos acima do planejado, e inúmeros outros fatores que demandam capital para seu pagamento. E se não houver dinheiro para pagá-las, o fechamento é inevitável.
Iniciar a operação de um restaurante exige planejamento, mão de obra qualificada, muito trabalho e dinheiro. Não é algo fácil para se fazer sozinho, e contratar uma equipe com experiência prévia no setor é muito importante. Tenha foco claro, escolha o local certo, administre o dinheiro com responsabilidade, e você já terá meio caminho andado para o sucesso.
Boa sorte e bons negócios!
Fonte: Blog do Banas - 20/02/2017