Sua lista de tarefas parece não ter fim? Você tem medo de checar os e-mails no final do expediente e encontrar mais uma demanda para resolver? Parece só mais um daqueles dias cheios no trabalho, mas a ansiedade e a sobrecarga podem estar impedindo você de se concentrar nas tarefas mais simples, até mesmo quando está longe do escritório.
Se você sente que o trabalho está te dominando, está na hora de rever alguns hábitos. Em artigo à Harvard Business Review, a escritora e psicóloga Alice Boyes sugere 5 práticas que podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida e o ambiente de trabalho. A começar pela respiração. Para ela, a respiração lenta evita que você entre em pânico em situações extremas e garante mais foco a longo prazo. Confira outras dicas simples:
1 – Pratique suas habilidades de aceitação e tenha uma conversa interior saudável
Prática comum entre atletas para estimular o desempenho esportivo, a autofala ajuda você a se sentir mais calmo e no controle e combina autocompaixão e apropriação de responsabilidades. Boyes explica que, sentir-se sobrecarregado de responsabilidades está associado a uma vulnerabilidade à preocupação, e sugere alguns tipos de diálogos que você pode ter consigo mesmo, como “Eu gosto do meu trabalho, então gosto de estar ocupado. É natural que eu me sinta sobrecarregado às vezes. Eu posso lidar com essas emoções e fazer ajustes conforme necessário”.
2 – Monitore seu tempo
A sobrecarga de trabalho e o cansaço também podem influenciar nossa percepção de tempo. Então, se você vive dizendo para si mesmo que trabalha 70 horas por semana, seu cérebro vai reagir como se isso fosse verdade, mesmo que seja um exagero.
Quando o trabalho faz você se sentir ansioso, seu cérebro vai superestimar o quanto você está trabalhando, e isso faz com que você se sinta mais ansioso e estabeleça esse ciclo de autoperpetuação. A dica? Tente acompanhar seu tempo pelo menos por uma semana. Você também pode utilizar uma planilha ou um bloco de notas. Limite breves atividades relacionadas ao trabalho durante o horário de folga, como checar seu celular ou enviar um e-mail rápido. Esse tipo de comportamento consome mais tempo do que você imagina.
3 – Reavalie suposições sobre as expectativas de outras pessoas
Para quem está sobrecarregado de tarefas e se sente ansioso, receber e-mails às sextas-feiras significa usar o final de semana para resolver pendências, ou encarar uma verdadeira avalanche de afazeres na semana seguinte. “Vale a pena considerar que quem quer que tenha entrado em contato com você enquanto estava saindo correndo do trabalho pode não querer uma resposta durante o final de semana”, explica Alice.
Outra dica é esclarecer as expectativas dos outros. “Em vez de assumir que seu chefe precisa de algo pronto imediatamente, por que não perguntar a ela quando precisa?”, sugere a psicóloga.
4 – Reavalie suas suposições sobre o que é preciso para ter sucesso
Pressupostos perfeccionistas como “Para ter sucesso, preciso trabalhar mais do que os outros” podem ser problemáticos, e esse tipo de suposições e regras autogeradoras na maioria das vezes estão implícitas. Fique atento a pensamentos que podem causar estresse desnecessário, especialmente quando eles contribuem para a procrastinação. Construir suposições alternativas mais realistas é fundamental.
5 – Comece a tirar folga agora, em vez de esperar pela hora “certa”
Quando você tirar uma noite ou um final de semana de folga e não causar nenhuma terceira guerra mundial, você aprende especialmente que é possível ficar menos ansioso em relação à sua carga de trabalho. Mudar seu comportamento antes de esperar que suas emoções mudem é provavelmente a melhor e mais rápida maneira de mudar seus pensamentos.
Fonte: Época Negócios - 06/09/2018