Ao contrário de muitas empresas que utilizam apresentações feitas em Power Point para reuniões, na Amazon o esquema é diferente. Isso porque o fundador e CEO da companhia, Jeff Bezos, baniu o recurso da empresa, substituindo-o por um método que ele considera mais “eficiente”. Em carta enviada aos acionistas e em seu discurso no Fórum de Liderança realizado no Bush Center, nos EUA, Bezos explicou que ao contrário de reuniões “pacatas” em que as pessoas precisam ler uma série de tópicos apresentados em PowerPoint, na Amazon os envolvidos sentam por cerca de 30 minutos em uma sala e fazem uma leitura silenciosa de “um texto de seis páginas com uma narrativa estruturada com frases reais, verbos, sujeitos e objetos”.
Após todos lerem, o conteúdo é então discutido. “É bem melhor do que uma simples apresentação de PowerPoint por diversos motivos”, disse o bilionário. Pensando nisso, o portal Inc. listou três motivos pelos quais o método adotado por Bezos é muito mais eficiente. Confira:
- Nossos cérebros estão condicionados a narrativas
Antropologistas contam que desde os primórdios, os seres humanos se norteiam por meio de narrativas, ou seja, histórias, instruções, avisos, inspirações. O cérebro humano é condicionado a histórias e nós processamos o mundo e conversamos por meio de narrativas. É através desse recurso que as pessoas lembram e guardam informações de forma mais eficiente, ao contrário de tópicos que não surtem o efeito desejado.
- Histórias são persuasivas
Neurocientistas descobriram que as emoções são a forma mais rápida de acessar o cérebro, ou seja, se você quer que suas ideias se espalhem e sejam ouvidas, uma história é a melhor forma de fazer com que elas cheguem a outras pessoas.
“Eu sou um grande fã de anedotas nos negócios”, disse Bezos no Fórum de Liderança ao explicar que lê e-mails de clientes e os envia para o executivo mais adequado. Segundo ele, na maioria das vezes as narrativas de clientes são mais valiosas que dados. “Por isso que é importante checar os dados com a sua instituição e instintos; e você precisa ensinar isso aos demais executivos”, completa.
- Tópicos são a forma menos efetiva de compartilhar ideias
Tópicos em apresentações não é um recurso utilizado por diversos executivos, como Jeff Bezos (Amazon), Elon Musk (Tesla e Space X), Richard Branson (Virgin Group) e Sundar Pichai, CEO do Google. E o motivo é simples: tópicos não inspiram, histórias sim.
O nosso cérebro não foi estruturado para reter informações escritas em tópicos espalhados em slides. Neurocientistas explicam que é muito melhor quando vemos imagens do objeto ou tópico do que quando lemos um texto em um slide. Técnicas visuais são muito mais poderosas do que somente palavras. Por isso, se optar por utilizar slides, busque sempre acompanhá-los com imagens e evitar os tópicos.
Fonte: InfoMoney - 01/08/2018