Mudar é trabalhoso e arriscado. Veja quais as dicas de especialistas para facilitar o processo.
01. Tenha uma visão clara da mudança
É preciso saber desde o começo onde a empresa quer chegar e como isso será feito.
02. Crie uma estrutura específica
Não é possível fazer mudanças sem pessoas dedicadas exclusivamente ao processo.
03. Lance mão de catalisadores
Cada time envolvido na mudança precisa descobrir formas de acelerar o processo (ex.: metas para avaliar os resultados, programas de recursos humanos etc).
04. Mostre que a mudança tem uma direção
O cronograma deve ser obedecido e os principais executivos da empresa devem estar envolvidos.
05. Faça acontecer
As mudanças precisam ser colocadas em prática de forma efetiva, duradoura e rápida.
06. Crie “massa de mudança”
Envolva toda a companhia no processo.
07. Administre as emoções
A mudança poderá trazer uma boa dose de insegurança para os funcionários. Para evitar boatarias e “fantasmas”, o melhor é que a empresa seja transparente.
08. Prepare-se para a reacomodação do poder
Novas estruturas e métodos podem alterar a hierarquia e as redes informais de poder de uma empresa.
09. Dê atenção ao treinamento e à supervisão
Será preciso desenvolver novas habilidades nos funcionários.
10. Comunique, comunique, comunique
Os funcionários precisam ser informados constantemente sobre o que está acontecendo.
Fonte: The ten keys to successful change; Autores: John Pendlebury, Benoit Grouard e Francis Meston. – 11/03/2003