Em tempos de crise, como a atual pandemia, enfrentada pelo Brasil e diversos países, uma gestão empresarial inadequada pode levar a prejuízos irreparáveis, levando muitas vezes à sérios problemas financeiros ou mesmo à falência da empresa.
Momentos desafiadores podem surgir a qualquer momento. Hoje é a pandemia do Covid-19, amanhã poderá ser a crise hídrica ou energética. Ou mesmo uma pandemia de outra natureza ou convulsões sociais com os seus resultados imprevisíveis.
Todas as maiores economias mundiais foram afetadas, e houve aceleração de uma série de processos de mudança. Hoje temos uma grande parcela da população trabalhando em regime de home office, a logística de entrega de mercadorias foi aperfeiçoada - encomendas são entregues no mesmo dia ou no dia seguinte à compra, a telemedicina se tornou realidade.
A rapidez com que essas mudanças tiveram que ser implementadas significou a sobrevivência de muitas empresas.
Pesquisas apontam (estudo Panorama PME´s) que mais de 3 em cada 4 pequenas e médias empresas no Brasil (77% delas) sofreram algum impacto devido à pandemia.
Como enfrentar todos esses desafios, mantendo o controle do negócio e assegurando a sobrevivência da empresa? Algumas ações podem ser empreendidas para se efetuar a gestão de crise. É necessária a elaboração de plano de ação com o objetivo de reduzir os impactos provocados por uma situação adversa e também evitar que o problema ocorra novamente no futuro.
Uma empresa estará sempre sujeita a passar por momentos de crise (originada por fatores internos ou externos), não importando o seu porte ou o mercado em que atua, seja a crise de origem administrativa, financeira, fiscal, tecnológica etc.
Para que se efetue um gerenciamento eficaz de crise, devemos observar alguns pontos importantes:
- Efetuar um diagnóstico realista da situação atual (“fotografia da situação atual);
- Investigar a causa principal do problema a ser enfrentado;
- Identificar os aspectos de negócio mais afetados pela crise;
- Elaborar um plano de ação consistente (definir metas e métodos);
- Medir e acompanhar os resultados da execução do plano de ação;
- Promover uma comunicação eficiente a todos os envolvidos no esforço.
O gestor possui um papel de extrema importância na gestão empresarial da empresa, uma vez que é o responsável por liderar a sua equipe de trabalho, e adota as melhores estratégias para que a empresa alcance os resultados necessários à sua continuidade.
Ele deve utilizar seus conhecimentos teóricos e práticos, além de inteligência emocional, e estar preparado para adotar todas as medidas necessárias, rever o planejamento e propor mudanças que garantam a sobrevivência da organização (giro do PDCA = Planejar, Executar, Verificar e Agir corretivamente).
Desse modo, os esforços empreendidos de modo sistemático visam reduzir os impactos provocados por qualquer tipo de crise e permitem que a empresa possa se recuperar mais rapidamente, garantindo a manutenção dos seus negócios e a sua sobrevivência.
Matthias R. Reinold – Mestre Cervejeiro Diplomado