É sabido que o caminho até o sucesso não é fácil. Muitos dos milionários de hoje trabalharam com negócios muito menos pomposos e luxuosos quando eram mais jovens. A maioria deles, na verdade foi vendedor.
A habilidade de vendas é um dos fatores que eles consideram crucial para alcançar o sucesso, segundo uma pesquisa conduzida por Rainer Zitelmann, sociólogo e historiador, e publicada recentemente em seu livro “The Wealth Elite” (“A riqueza da elite”, em tradução livre).
Zitelmann entrevistou 45 pessoas com patrimônio entre 10 milhões e 30 milhões de euros (algo entre R$ 44 milhões e R$ 133 milhões) e cuja riqueza foi construída do zero ou a partir de herança que foi multiplicada posteriormente. “Até o momento, os pesquisadores subestimaram ou ignoraram totalmente o papel da habilidade de vendas em indivíduos que se tornaram bem-sucedidos e com patrimônio líquido ultra-elevado”, disse Zitelmann ao Marketwatch.
De fato, cerca de dois em cada três entrevistados disseram que seu talento como vendedor foi um fator “significativo” em seu sucesso financeiro. E mais de um em cada três disseram que deviam 70% ou mais de seu sucesso ao talento de vendas.
Quais tipos de trabalho eles tiveram no início de carreira? Eles vendiam de tudo, de bijuterias e cosméticos a rádios e rodas de carros – e até mesmo caixas velhas de ovos que podiam ser usadas como isolamento acústico, segundo o estudo.
Além disso, muitas celebridades e CEOs afirmaram que trabalharam vendendo algo também. Kanye West era vendedor da varejista de roupas Gap; Johnny Depp e Jennifer Aniston eram operadores de telemarketing; e Reed Hastings, CEO da Netflix, era vendedor de aspiradores de pó.
Por que é importante saber vender
Um estudo separado do LinkedIn, que contou com milhares de CEOs, mostrou que o gerente de vendas era um dos cinco primeiros empregos mais comuns para CEOs (consultor era o número 1 dessa lista – e também requer habilidades de vendas).
Mesmo para quem não planeja administrar uma empresa, a experiência em vendas é essencial. “Todo mundo precisa de uma compreensão básica de seus pontos fortes e de como vendê-los, porque ninguém mais vai fazer isso por você”, diz Randalyn Hill, especialista em desenvolvimento de relacionamentos da Ama La Vida.
“Ao longo de toda a sua vida e carreira, você precisa se defender e vender seu valor e suas ideias. Isso ajudará você a conseguir clientes, negociar salários, garantir promoções. A capacidade de se vender é crucial em muitos aspectos da sua jornada profissional”, complementa Hill.
Fonte: InfoMoney - 10/05/2019