Reconhecer os traços de improdutividade de um funcionário é o primeiro passo para entender como ele chegou nesse estágio e como resolver a questão. As características costumam se acumular e o “efeito bola de neve” pode se tornar irremediável. Em um artigo para a revista Inc., o empreendedor Adam Heitzman, cofundador da HigherVisibility, destaca seis atitudes recorrentes em pessoas improdutivas.
- Reclamar
Reclamar de tudo e o tempo inteiro pode ser um sinal de que o profissional não tem vontade de agir e resolver a situação. É mais fácil reclamar do que ser produtivo.
- Dar desculpas
Uma ou outra talvez passe despercebida — o que não significa que seja recomendada. Mas pessoas que dão desculpas constantemente possuem um problema e a situação pode fugir do controle rapidamente, diz Heitzman.
- Adiar as obrigações
Aliado às desculpas, o hábito de procrastinar regularmente é extremamente nocivo para a produtividade. Funcionários que adiam demais as obrigações acabam fazendo apenas o mínimo possível.
- Passar tudo pelo chefe
Resolução de problemas, criatividade e independência são pontos-chave da rotina de alguém produtivo. A necessidade de passar tudo pelo crivo da chefia pode representar um desinteresse em dominar a tarefa e efetuá-la corretamente.
- Se importar apenas em receber os créditos
Funcionários que só são produtivos quando visam algum reconhecimento, na verdade, não mostram um grande interesse no trabalho e apenas fazem o necessário para passarem a impressão de produtividade, segundo Heitzman.
- Não evoluem
Ser produtivo envolve aprender novas habilidades, estar motivado e em constante evolução no trabalho. Não adianta fazer o necessário e se acomodar em suas atribuições. Produtividade exige crescimento.
Fonte: Época Negócios - 12/03/2019