- Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias (Jake Knapp,? John Zeratsky e Braden Kowitz; 2017)
Tirar ideias do papel pode ser mais simples do que você pensa. Com o sprint, método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google, é possível desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias. “O método é aplicável para empresas de todos os tamanhos, desde startups até grandes companhias de qualquer setor. O sprint te ajuda a encontrar soluções assertivas de forma rápida”, explica Renata.
- Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland; 2016)
Criado há mais de 20 anos a partir de insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo, robótica e outras naturezas diversas, o Scrum consolidou-se como uma ferramenta prática para planejamento e gestão de projetos. Com ele, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%. “O método Scrum está mudando a maneira de pensar e agir dentro das empresas.”
- Pense simples: você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador (Gustavo Caetano; 2017)
“O processo de inovação deve fazer parte da rotina de qualquer profissional que deseja se destacar e atingir o sucesso”, aponta Renata. Neste livro do empreendedor Gustavo Caetano, o leitor descobre que inovar, acima de tudo, não é um processo difícil. O CEO da empresa de soluções em vídeo online Samba Tech conta como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso, explica o que compõe o DNA inovador e revela qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação.
- Customer success: como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes (Dan Steinman,? Lincoln Murphy e? Nick Mehta; 2017)
“O livro ensina o que é preciso para saber adequar as estruturas e processos da empresa ou startup a fim de ter sucesso sempre.” A preocupação com a estratégia focada no sucesso do cliente ainda é recente, mas os resultados de sua aplicação já vêm chamando a atenção do mercado. Ela é baseada na geração de receita por meio da retenção ativa de clientes, na redução da taxa de abandono e em técnicas de upselling (sugestão adicional de compra) para maximizar o valor do cliente ao longo do seu ciclo de vida. Para isso, é importante ter em mente a necessidade de adequar estruturas e processos da empresa para crescer de forma rentável e contínua — só assim será possível dar início à revolução centrada no cliente e a mantê-la no longo prazo.
- Oportunidades exponenciais: um manual prático para transformar os maiores problemas do mundo nas maiores oportunidades de negócios (Peter H. Diamandis; 2016)
“Trata-se de um manual para qualquer um que deseja crescer, criar riquezas e impactar o mundo”, comenta Renata. Os autores se propõem a ensinar como acelerar tecnologias, pensar em larga escala e aumentar suas habilidades e ambições, sem limitar-se ao que já existe no mercado. E tudo começa quando você se propõe a resolver um problema que aflige um bilhão de pessoas.
- Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias (Tim Brown; 2017)
“O design thinking é uma apropriação do campo dos designers que foi adaptada para a realidade das empresas.” Sua metodologia colaborativa tem como objetivo resolver problemas, desenvolver produtos ou serviços e esquematizar projetos — sempre se baseando no processo cognitivo que os designers usam. A intenção é converter necessidade em demanda e, para isso, utiliza técnicas de pesquisa, brainstorming, seleção de ideias e prototipagem.
- Value Proposition Design: como construir propostas de valor inovadoras (Alex Osterwalder e Yves Pigneur; 2015)
Se você deseja se livrar de longas reuniões sem sentido ou de decisões baseadas em achismo e intuição, não faltarão ferramentas, exercícios práticos e processos úteis neste livro. “Os autores ensinam como entender os modelos de propostas de valor, como aproximar-se do cliente e como não perder tempo em ideias que não funcionarão. Também é apresentado um passo a passo para desenvolver e testar propostas de valor, a fim de criar produtos e serviços que se adaptam de forma perfeita às necessidades ou aos desejos dos clientes”, esclarece a gerente de produtos da Udacity.
- Mude ou morra: Tudo o que você precisa saber para fazer crescer o seu negócio e sua carreira na nova economia (Renato Mendes e Roni Bueno; 2018)
O contexto deste livro é a transformação digital: empresas e pessoas serão atingidas, mais cedo ou mais tarde, pelo advento de tecnologias e inovações como machine learning, internet of things (IoT) e redes sociais. Devido a isso, é preciso entender que a maneira como nos relacionamos com clientes e gerimos nossas carreiras mudou. “O autor compartilha com o leitor qual o mindset das startups vitoriosas, além de explicar como criar um negócio do zero ou empreender dentro de uma grande corporação.”
Fonte: InfoMoney - 14/05/2018