Ter as pessoas certas na equipe pode fazer toda a diferença para seu negócio. No entanto, nem sempre é fácil fazer as melhores escolhas. Uma pesquisa global da consultoria de RH Robert Half mostra que 80% dos diretores gerais e CFOs (CFO - Chief Financial Officer, Diretor financeiro) já admitiram um profissional incompatível com sua equipe. A pesquisa contou com 402 diretores e CFOs e foi realizada entre novembro e dezembro de 2017.
Segundo o levantamento, os principais fatores que explicam a contratação equivocada de acordo com os entrevistados são:
- a) a falta de espírito de equipe – 55%
- b) pouca capacidade de adaptação – 45%
- c) incapacidade de trabalhar de forma colaborativa – 43%
- d) desalinhamento com a cultura da empresa – 34%
- e) recusa do profissional em aprender – 30%
Por outro lado, entre as medidas apresentadas para tentar contornar este erro estão:
- a) diálogo com o profissional com o intuito de endereçar os problemas – 72%
- b) tentativa de encontrar outra oportunidade para o colaborador dentro da própria organização – 44%
- c) ouvir a opinião dos colegas de trabalho – 42%
- d) buscar apoio dos superiores para ajudar a resolver os problemas – 31%
- e) deixar o profissional sair – 16%
“Os resultados revelam a importância de entender as habilidades comportamentais dos candidatos durante um processo de recrutamento e não apenas a experiência e questões técnicas”, explica Alexandre Attauah, gerente sênior de recrutamento da Robert Half. Segundo Attauah, ao longo do processo de recrutamento especializado deve ter uma etapa de checagem de referências com ex-colegas, pares, subordinados e superiores, porque é neste momento que é possível identificar pontos incompatíveis e mitigar os riscos de uma contratação equivocada.
Fonte: InfoMoney - 28/02/2018