Mesmo os profissionais mais qualificados passam por momentos de desânimo no trabalho. Não raro, toda a equipe está desmotivada. O desafio aqui é reverter esse quadro — recuperando a produtividade e o entusiasmo do time. Uma colunista da revista norte-americana Inc., especializada em carreira e negócios, elencou dicas para quem está passando por situação semelhante. Confira e tente aplicar no seu escritório:
- Crie limites de horas. CJ McClanahan, presidente da empresa de planejamento estratégico McClanahan, defende que trabalhadores não fiquem horas e horas a mais no escritório. “Eu estava prestando consultoria a uma empresa onde as pessoas estavam trabalhando toneladas de horas a mais, e a produtividade era bem baixa. Só apagavam incêndios”, diz McClanahan. “Eu disse a eles para limitarem essa quantidade de horas e para não levar seus notebooks para casa.” A companhia em questão viu um grande aumento de produtividade.
Para ajudar a diminuir distrações, ele também sugere permitir que os funcionários fechem suas portas quando necessário. É um jeito de evitar que um colega venha falar de uma nova série no Netflix e corte completamente o fluxo de trabalho daquela pessoa. “[Se você não tem porta,] pode ser um aviso na mesa, um e-mail pedindo para não interromper quando você estiver com fone de ouvido, ou estabelecer um sistema de cartões vermelho, amarelo e verde para as interrupções”, explicou.
- Marque pausas para relaxar. Qualquer equipe precisa de pausas ao longo do dia. Não apenas para desestresar, mas para estimular a criatividade e a produtividade. Veronica Wendy, fundadora da marca de moda J’adore Vee, adotou a prática em sua empresa. “Às 11h, há uma pausa para o café, em que nós tiramos um tempo para relaxar, ou planejo um jogo para manter a galera animada. Acho que os trabalhadores mais felizes são os mais produtivos.”
Claro, mantenha-se fiel à cultura da empresa ao agendar esses intervalos mais divertidos. Se a sua equipe é composta de fanáticos por comida, surpreenda-os com almoços semanais ou até uma aula de culinária. Ou se gostam de meditar, traga um profissional de ioga para sessões no meio da tarde.
- Estimule o movimento. A adrenalina incentiva a abertura da mente e o foco. James McCarthy, CEO da Placement Labs, uma agência de serviços de SEO, viu a produtividade em sua empresa crescer depois que começou a estimular exercícios físicos. “Eu dei uma FitBit [pulseira que monitora atividades físicas] para cada um dos meus funcionários e os encorajei a se levantarem de suas mesas e fazer passeios curtos — sozinhos ou com colegas.” A equipe acabou ficando animada para comparar os passos — alguns começaram a perder peso e se sentir mais saudáveis. “Não só notei uma melhora no espírito, mas também uma produção de trabalho de maior qualidade.”
- Dê mais controle aos funcionários. Como líder, é natural ter o desejo de assumir o controle quando você vê a produtividade diminuir. No entanto, Celeste Giampetro, executiva da empresa PebblePost, defende ser importante delegar. “Eu decidi parar de tentar controlar as reuniões”, afirmou.
A partir de então, colocou um membro da equipe diferente responsável pela reunião a cada semana. Eles não apenas lideravam a agenda, mas também compartilhavam algo inspirador. E quando os funcionários recebem a oportunidade de controlar seus próprios objetivos, ficam mais motivados.
Fonte: Época Negócios - 04/08/2017