Por Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS & Consult
Com o objetivo de mudar as mudanças, as opções de atualização estão ligadas ao novo sistema operacional e varejo.
Importante ressaltar uma “eficiência do negócio do varejo” e não só “a eficiência da loja”. O Novo Varejo é determinado por integrar de maneira definitiva e eficiente por todo o processo incluído nas relações de consumo.
Em segundo este novo momento, sem uma pretensão de ser uma lista completa e definitiva, como as principais oportunidades e desafios do Novo Varejo:
Repensar uma Loja - um Hub Logístico
Oportunidade:
Empresas que têm um vasto sortimento e que atuam nos portais físicos e digitais têm uma oportunidade de ampliar a consciência para seus clientes, desenvolvendo novos serviços.
O “clique e colecione” ou “compra no site e retira-se na loja” vem se popularizando o prazer para o benefício tanto para o cliente como para uma operação.
Desafios:
Integração de sistemas entre o digital e o físico, controle único de estoques, otimização da logística, processos e treinamento das pessoas são os maiores desafios desta iniciativa importante.
Desafio da última milha
Oportunidade:
Um dos objetivos da repensar do papel da loja é um dos maiores entraves das operações digitais: viabilizar de maneira rentável a sua última milha até seu consumidor.
Desafio:
Como é possível fazer com que o produto saia de seu estoque e chegue até o cliente da maneira mais rápida, segura e rentável?
O GPA conta com uma iniciativa para os Supermercados Extra: crie mini Centros de Distribuição como parte de suas grandes lojas. O canal de hiper e os supermercados têm sofrido com a preferência do consumidor por formatos mais próximos, convenientes - como as lojas de proximidade - ou com uma proposta de valor de preços mais rápidos - como os atacados. Os mini CDs são uma iniciativa inovadora para rentabilizar o metro quadrado da loja, ganhar a agilidade na entrega e melhorar a capacidade de fazer operações.
Integração de dados + ferramentas de CRM + ofertas direcionadas
O consumidor moderno tem usado o smartphone como primeira opção de tela para pesquisar e comprar. Mais uma vez digital, deixa um rastro de toda a série - uma impressão digital por onde passa.
Oportunidade:
Hoje em dia, por meio de sistemas e diferentes softwares de varejo tem uma facilidade de armazenamento de dados de todos os momentos de contato com seus clientes.
Desafio:
Conseguir consolidar de maneira eficiente como fontes de entrada de dados - loja, mobile, site, SAC, mídia social, treinar e capacitar as equipes para analisar e transformar os dados em soluções para o cliente e para a operação.
Classificação de classificação a partir da inteligência de dados
Oportunidade:
Com o propósito de melhorar a análise de dados, como as operações de varejo têm uma oportunidade de definir o melhor desempenho de uma oferta de compra de ações digitais na área de influência da loja.
Algo que a Amazon Livros, agora como uma Casa de Inovação da Nike em Nova Iorque - que tem um piso da loja somente com os produtos mais procurados e comprados por nova -iorquinos nos canais digitais da marca esportiva.
Desafio:
Fazer como áreas de conversão rápida e eficiente. E, depois disso, a operação da loja na mesma velocidade que o digital exige. Para isso, ter uma logística é fundamental.
Inteligência Logística
Com o avanço da automação de centros de distribuição, uma nova logística é impactada.
Oportunidade:
Um CD automatizado força de melhoria de performance produz e impacta diretamente a forma de armazenamento das lojas. Mudando de maneira definitiva para a gestão da loja, da classificação e da atualização dos gestores de cada loja abastecida.
Desafio:
Conseguir toda a linha produtiva, fazer o produto até uma operação de loja. Um caso recente de sucesso é a Riachuelo que modernizou o seu CD, inaugurando o seu e-commerce cerca de dois anos atrás e agora parte de um novo modelo de loja digitalizada. Um bom caso para acompanhar.
Claro que ainda são as questões de outras oportunidades não listadas. Cada negócio de varejo tem suas metas e é capaz de planejar novas oportunidades, na mesma proporção que crescem os desafios.
Fonte: Mercado & Consumo - 20/02/2019