Michael R. Bloomberg, fundador da empresa de comunicação Bloomberg, falou sobre os motivos do sucesso de sua companhia, o trabalho de sua fundação filantrópica e seu período de 12 anos como prefeito de Nova York, no Latin America Investment Conference, ocorrido nesta quarta-feira (31/01), em São Paulo. Com base nessa conversa, fizemos uma lista com seis lições de Michael Bloomberg aos empresários. Confira a seguir:
Observe as oportunidades
O empresário explicou que começou seu negócio ao perceber que as pessoas olhavam para os preços de ações em telas e copiavam os dados para uma calculadora. “Pensei então por qual motivo não ter um sistema para fazer isso por eles?”. De acordo Bloomberg, tudo o que precisou fazer foi se colocar no lugar daquelas pessoas para sentir o que elas estavam sentindo e então criar uma solução que resolvesse aquele problema.
Pense sempre à frente
Bloomberg explicou que o motivo que mantém seu negócio sempre atualizado com as necessidades de seus clientes é não entregar o que eles querem no momento, mas sim o “o que eles vão precisar amanhã”. Essa é uma maneira de não apenas surpreendê-los, mas também de se manter à frente da concorrência, entregando sempre novos produtos e serviços.
Cuide bem do seu cliente
O empresário afirma que o atendimento de sua empresa dá atenção total aos clientes. “Colocamos alguém ao telefone, falando sua língua, entendendo seu problema e ajudando a solucionar o problema ou encontrar alguém que o solucione”, algo que nem todas empresa costumam fazer.
Ajude a região onde sua empresa atua
Com sua fundação filantrópica, Bloomberg faz doações a cidades e países onde tem negócios. “Temos a obrigação de dar algum retorno”, diz o empresário. Além de todo o aspecto social positivo, isso colabora com a imagem da sua empresa, o que te ajuda a conquistar funcionários e clientes, segundo Bloomberg.
Construa uma boa equipe
Quando Donald Trump foi eleito para a presidência dos Estados Unidos, Bloomberg o deu uma dica valiosa que aprendeu ao longo de sua carreira: construa um time. “Nada é tão importante quanto construir um time”, afirma o empresário. Segundo Bloomberg, construir uma equipe com pessoas qualificadas e que tenham sua confiança é a melhor maneira para administrar uma empresa, cidade ou país.
As demissões não podem ser uma surpresa
O empresário também deixou uma mensagem para todos aqueles que estão em posição de liderança. “Se você tiver que mandar alguém embora, e isso for uma surpresa para a pessoa, você não fez seu trabalho”. De acordo com Bloomberg, a responsabilidade de um líder é ajudar as pessoas a melhorarem e se tornarem mais produtivas. Caso uma conversa desse tipo aconteça antes da demissão, a pessoa saberá exatamente por qual motivo está sendo desligada.
Fonte: Época Negócios - 01/02/2018