O investidor bilionário Warren Buffett investe 80% do seu tempo lendo e pensando sobre sua carreira e negócios. O homem mais rico do mundo, Bill Gates, lê um livro por semana há décadas. Também reserva, todos os anos, duas semanas de folga apenas para se dedicar às leituras. Eles não são os únicos.
O presidente Barack Obama lia uma hora por dia no seu período de trabalho na Casa Branca – e, muitas vezes, adentrava a madrugada estudando assuntos variados. Em recente entrevista ao New York Times, Obama comentou o hábito e afirmou que as leituras diárias o davam as habilidades necessárias para “desacelerar e ter uma perspectiva melhor sobre as situações que precisava lidar.
Recomendado para você
Matéria publicada no Quartz analisou o hábito de leitura de Gates, Buffett e Obama para defender a razão pela qual todas as pessoas deveriam reservar um tempo para ler, aprender e buscar conhecimento. Em um futuro próximo, onde robôs prometem substituir diversos trabalhos e a tecnologia irá eliminar algumas carreiras, dedicar-se à buscar conhecimento e a aplicá-lo de forma eficiente pode te ajudar a ter maior sucesso. Ler por ler, porém, não é suficiente. A matéria cita seis passos para orientar as pessoas na hora de buscarem o aprendizado -e aplicá-lo de forma mais eficaz na carreira e na vida:
- Identifique conhecimentos valiosos no momento certo
O valor do conhecimento não é estático. Ele muda em função de quão valiosas as outras pessoas o consideram e se envolve uma habilidade raro no mercado. À medida que as novas tecnologias amadurecem e transformam as indústrias, muitas vezes há um déficit de pessoas com as habilidades necessárias. A boa notícia é que se você se preparar para desenvolvê-las, a chance é de ser muito bem remunerado por isso.
- Aprenda e mostre esse conhecimento rapidamente
Janelas de oportunidades são temporárias. Os indivíduos devem aproveitá-los quando as veem. Isso significa ser capaz de aprender novas habilidades rapidamente. “Depois de ler milhares de livros, descobri que entender e usar modelos mentais é uma das habilidades que todos devem aprender. Ela fornece uma base sólida de conhecimento que se aplica em todos os campos. Então, quando você adentra em um novo campo, você tem conhecimento anterior que pode utilizar para aprender o novo assunto de forma mais rápida”, diz Michael Simmons no artigo do Quartz.
- Comunique o valor de suas habilidades aos outros
Pessoas com as mesmas habilidades podem ter salários e remunerações totalmente diferentes com base em quão capazes são de se comunicar e persuadir os outros. Essa capacidade convence os outros de que as habilidades que você possui são valiosas. Muitas pessoas passam anos dominando uma habilidade técnica específica e praticamente nenhum tempo comunicando as outras habilidades que possuem.
- Converta o conhecimento em dinheiro e resultados
Existem muitas maneiras de transformar o conhecimento em valor para sua vida. Alguns exemplos incluem encontrar e obter um emprego que paga bem, obter um aumento, construir um negócio bem sucedido, vender seu conhecimento como consultor e construir sua reputação ao se tornar um “líder de pensamento estratégico”.
- Saiba como investir financeiramente na aprendizagem
Cada pessoa precisa encontrar o “portfólio” correto de livros, cursos online e programas de certificação para ajudá-las a alcançar seus objetivos considerando o dinheiro que têm disponível para investir. Para obter o portfólio certo e pensar qual conhecimento é melhor investir, precisamos também pensar também sob a perspectiva financeira (retorno sobre investimento, gerenciamento de riscos, desafios a serem encarados e construção de um portfólio diversificado).
- Desenvolva a habilidade de aprender a aprender
Assim, aumentamos exponencialmente o valor de cada hora que dedicamos ao nosso aprendizado. Segundo Simmons, nossa taxa de aprendizado determina a rapidez com que nossos conhecimentos se acumulam ao longo do tempo. Considere alguém que lê um livro por semana contra alguém que demora 10 dias para ler um livro. Ao longo de um ano, essa diferença será extremamente significativa.
Fonte: Época Negócios - 22/01/2018