Receitas com cerveja

ReceitasComCerveja

Michelada – Um drink picante e saboroso com a refrescância da cerveja.

michelada com cerveja.jpgIngredientes:

1 lata de cerveja
Suco de 1 limão
Sal
Molho inglês
Molho de pimenta (tipo tabasco)

Modo de Preparo:
Coloque sal na borda de um copo. Pingue no copo quatro gotas de molho inglês e quatro gotas de molho de pimenta. Encha com gelo, adicione o suco de limão e complete com a cerveja. Sirva gelado.

Fonte: Blog Clube do Malte – 29/06/2017

Pão de cerveja e semolina

Muitas pessoas relutam em fazer pão em casa por achar muito trabalhoso e demorado, mas isso é um exagero. A demora de um pão está no tempo de fermentação, mas a manipulação da massa é rápida.

Aqui em casa quase não compramos pão, os pães de supermercado estão cada vez mais artificiais e sem sabor. Por isso, tenho feito os pães em casa, com muito carinho e pouco trabalho temos sempre pães saborosos e diferentes e isso não tem preço.

Esse é um pão que ganhou meu coração, é fofo, macio e muito saboroso e com sabor bem neutro, o sabor da cerveja é bem suave.

Como o título já diz, esse pão leva semolina de trigo, uma farinha amarela que é um subproduto do trigo obtido no primeiro processo de moagem. Essa farinha é utilizada para a produção das melhores massas. Você encontra a semolina de trigo em grandes supermercados, no corredor de farinhas e aqui em Porto Alegre tem Mercado Público.

PãodeSemolinaecervejaBaixa2

Ingredientes
10 g de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar ou mel
300 ml de cerveja clara em temperatura ambiente
250 g de farinha de trigo branca
250 g de semolina de trigo
2 colheres (chá) de sal

Modo de fazer:

Em uma tigela pequena coloque o fermento, o mel e metade da cerveja, deixe descansando por 5 minutos.

Em uma tigela grande coloque as farinhas e o sal, misture bem e faça um furo no centro.

Despeje o fermento nessa cavidade e comece a misturar com os ingredientes secos adicionando o restante da cerveja aos poucos até obter uma massa homogênea e lisa.

Polvilhe um pouquinho de farinha sobre a bancada e sove a massa por 15 minutos, quando necessário polvilhe mais um pouco de farinha, mas evite exageros para obter uma massa leve e macia. Você também pode untar as mãos com um pouco de óleo para facilitar.

Assim que finalizar a sova, unte a tigela grande com óleo, coloque a massa nela e cubra com um pano. Coloque em um lugar quentinho e protegido do vento e deixe crescer até dobrar de volume, mais ou menos uma hora.

Agora enfarinhe levemente a bancada, despeje a massa e pressione para retirar todo o ar. Molde o pão no formato que preferir e acomode-o em uma forma untada e enfarinhada. Eu polvilhei um pouco de semolina sobre o pão.

Coloque para crescer novamente em lugar fora do vento por aproximadamente 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 230 graus e leve para assar por 25 a 30 minutos, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. A receita dessa delícia vem lá do Caldeirão da Bruxa Solar.

PãodeSemolinaecervejaBaixa1

Fonte: Mel e Pimenta – 08/06/2015

Pão integral de cerveja preta e especiarias

Faça em casa esse delicioso pão integral de cerveja preta e especiarias, ele é incrivelmente macio, rico em fibras, texturas e muito sabor.

Algumas vezes eu já falei por aqui do quanto é importante que saibamos o que estamos consumindo, o que estamos colocando na mesa da nossa família.

Você pode ter certeza, a melhor forma de ter esse controle é preparando os seus alimentos em casa, com farinhas integrais de verdade e sem aqueles corantes, melhoradores e muito mais.

Eu me inspirei na receita da Sandra do Caldeirão da Bruxa Solar que se inspirou em outras receitas também e assim em cada cozinha sai um pão diferente. Inspire-se e faça o seu pão integral de cerveja preta e especiarias.

Pão de cerveja preta e especiarias 3 Baixa

Pão integral de cerveja preta e especiarias

Ingredientes:

2 e ½ xícaras de farinha de trigo
1 e ½ xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres (sopa) de chia
2 colheres (sopa) de linhaça dourada
2 colheres (sopa) de sementes de girassol
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
½ colher (sopa) de sal
¾ colher (chá) de canela em pó
¾ colher (chá) de gengibre em pó
¼ xícara de óleo de girassol
300 ml de cerveja preta morna
Farinha para finalizar

Modo de fazer:

Em uma bacia grande coloque as farinhas, as especiarias, os grãos, o fermento, o açúcar e o sal. Misture os ingredientes e faça uma cavidade no centro.

Em seguida despeje a cerveja e o óleo e comece a misturar com os dedos para envolver os ingredientes até obter uma massa integrada.

Forme uma bola, coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada e sove por aproximadamente 15 minutos. Se necessário adicione um pouquinho de farinha, mas somente o que você precisa para sovar sem que a massa grude nas mãos.

Pão de cerveja preta e especiarias Baixa

Quando a massa estiver lisa e bem sovada, coloque-a na bacia, cubra com filme plástico ou um pano limpo e deixe crescer por aproximadamente 1h30 minutos ou até dobrar de volume. O tempo varia de acordo com a temperatura.

Coloque a massa na bancada e amasse o suficiente para expulsar o ar. Em seguida modele um pão grande ou dois pequenos, coloque nas formas e deixe crescer por 30 minutos.

Pão de cerveja preta e especiarias II Baixa

Leve ao forno preaquecido a 200°C e asse por aproximadamente 35 minutos.

Retire o pão da forma ainda quente de deixe esfriar sobre uma grade.

Quer assar na panela de ferro?

O meu pão ficou super rústico pois eu assei na panela de ferro.

Caso você queira assar dessa forma é só colocar a panela para aquecer com tampa por 20 minutos no forno, enquanto isso o pão modelado está crescendo.

Quando o pão estiver crescido, polvilhe farinha no fundo da panela, com toda a delicadeza do mundo, pegue o pão e coloque dentro da panela de ferro, coloque a tampa e leve para assar por 25 minutos.

Agora retire a tampa e asse o tempo suficiente para dourar a superfície, isso leva de 10 a 15 minutos e varia de acordo com o forno.

Retire e deixe esfriar.

Pão de cerveja preta e especiarias 7 Baixa

Fonte: Mel e Pimenta – 04/05/2017

Brigadeiro de Cerveja

 brigadeiro de cerveja 1373473491664 615x300

60 Min 40 Porções

Ingredientes

3/4 xícara(s) de chá de chocolate em pó

2 lata(s) de leite condensado

1 colher(es) de sopa de manteiga

1 lata(s) de cerveja do tipo pilsen puro malte

1/4 xícara(s) de chá de chocolate ao leite belga granulado

Modo de preparo

Dissolva o chocolate em pó no leite condensado. A seguir, adicione a manteiga e a cerveja, e leve ao fogo. Mexa sem parar por 20 a 30 minutos ou até que comece a desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar, enrole e passe no chocolate granulado. Sirva a seguir.

Fonte: Comida e Bebidas UOL – 12/05/2017