Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Brasil Brau 2015

IMG 000

Realizados simultaneamente entre os dias 15 e 18 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo, o Degusta Beer & Food, evento voltado para os amantes da cultura cervejeira, e a feira bienal Brasil Brau - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja -  destinada aos profissionais de área, registraram público recorde com cerca de 13 mil visitantes e marcaram o encontro como um dos mais importantes eventos cervejeiros do País.

“É importante destacar o crescimento desse evento. Há três edições estávamos dentro de um Shopping Center e hoje ocupamos uma área de cerca de 10.000 m2 e contamos com mais de 300 marcas em exposição”, diz Victor Montenegro, diretor de negócios da Fagga | GL Events Exhibitions, organizadora e realizadora do evento em parceria com a COBRACEM (Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte).

No espaço destinado aos expositores da Brasil Brau, circularam profissionais do mercado cervejeiro que verificaram, em primeira mão, as novidades em equipamentos, ingredientes e acessórios. “A Brasil Brau é a referência, uma vitrine para mostrarmos os nossos produtos para quem faz cerveja no país”, disse Márcio de Mattos, 42 anos, da empresa Águia Beer by Finox, que pela segunda vez participa da feira.

A Brasil Brau reforçou a imagem de expansão do mercado cervejeiro e contou com a participação de expositores do Brasil, China, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Rússia e Colômbia que trouxeram novidades em equipamentos, insumos e acessórios para o segmento cervejeiro, que registrou 20% de crescimento em 2015.

A grande diversidade de expositores permitiu aos visitantes e as cervejarias conhecerem novos produtos, tecnologias e fornecedores. Vejamos a seguir um breve resumo das novidades dos produtos e serviços apresentados pelos expositores:

  • AEB: Coadjuvantes de filtração, antiespumantes para fermentação, produtos e sistemas para higienização, estabilizantes, entre outros.
  • Acqua Prime: Soluções na área ambiental e utilidades industriais, serviços de operação e manutenção industrial, equipamentos e produtos para tratamento de efluentes, água e reuso de água, filtração de cerveja.
  • Agrária: Malte pilsen, maltes especiais, lúpulos, fermentos.
  • Agavic: Fabricante de barris em aço inox para a indústria cervejeira.
  • CCD: Etiquetas e rótulos adesivos, impressão flexográfica.
  • Döhler: Produtor global de ingredientes naturais, sistemas de ingredientes e soluções integradas. Amplo portfólio que engloba mosto cervejeiro concentrado, corante à base de malte, extratos de lúpulo, etc.
  • EGISA: Equipamentos para cervejarias, desde a estocagem até o envase.
  • Engarrafador Moderno: Revista de Negócios e Tecnologia em Bebidas.
  • GEA: Centrífugas, separadores, decanters, componentes para instalação industrial sanitária, etc.
  • Globalfood: Antioxidantes e extratos de malte e linha de enzimas.
  • Grupo Batarra: Equipamentos de refrigeração como chopeiras elétricas, pré-resfriadores e acessórios.
  • INBARCO: Lúpulo esloveno Styrian
  • Inox Rodrigues: Equipamentos para microcervejarias e produtos em aço inox em geral.
  • IPABRAS: Especialista em sistemas de tratamento de água por osmose reversa, filtração e ozônio.
  • Kepler Weber: Fornecimento de unidades completas para recepção, processamento e armazenagem de cevada e malte.
  • LNF: Lúpulos e leveduras.
  • MCA Equipamentos: Importação e vendas de equipamentos para cervejarias e homebrewers.
  • MEMO: Fabricante de chopeiras e equipamentos para refrigeração e extração de chope.
  • Palenox: Desenvolvimento, projeto, e fabricação de equipamentos para microcervejarias e assistência técnica para o processo de produção.
  • PEGAS: Dispensa rápida, livre de espuma, de bebidas espumosas a partir de barris.
  • Profil Lúpulo: Representante comercial da empresa eslovena Hmezad, especializada em venda de lúpulo.
  • Prozyn: Especialista em soluções enzimáticas e aplicação de bio ingredientes.
  • Realli: Insumos cervejeiros. Importa malte e lúpulo cultivados na Europa e EUA.
  • SAUMEC: Soluções de envase, automação e processos produtivos das indústrias de bebidas, etc.
  • Vogler Ingredients: Corantes, leveduras, lúpulos, enzimas, etc.

 

Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia

A feira acolheu ainda o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia, que contou com 12 palestras ministradas por renomados especialistas e profissionais do mercado cervejeiro nacional e internacional, que explanaram sobre os temas centrais: matérias primas, leveduras, processos e gestão.  

O início das atividades ficou a cargo de Cilene Saorin, curadora do evento e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (COBRACEM) que apresentou a alemã Petra Westphal, da Drinktec - a maior feira voltada para o trade de bebidas do mundo. A alemã ministrou palestra sobre a feira internacional e comemorou a parceria com a Brasil Brau. “A nossa conexão com o Brasil vai render negócios e um intercâmbio que será um bom beneficio para ambos”, explica Westphal.

Degusta Beer & Food

Durante os quatro dias, os visitantes puderam degustar mais de 400 rótulos trazidos por importadoras e cervejarias artesanais, conhecer as novidades em equipamentos, insumos e acessórios e participaram de 24 atividades como palestras, mesas-redondas, fóruns sobre o mercado cervejeiro além de assistir a final do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas, que aconteceu pela primeira vez no Brasil.

Durante o evento, o público pôde se divertir em mesas de sinuca, pebolim, curtir pocket show de jazz e conhecer o processo de produção e degustar os rótulos oferecidos por cervejarias e importadoras como as Cervejarias Saint Bier e Lohn (Santa Catarina), Coruja (Porto Alegre), Cervejarias Noi e Donna (Rio de Janeiro) e as paulistas, Dama, Cervejaria Nacional, Cervejaria Suméria e Colorado entre outras. Para garantir a atenção dos visitantes, algumas cervejarias criaram ações diferenciadas em seus estandes, a exemplo da Cervejaria Mea Culpa, de Cotia (SP) que levou um confessionário para o público contar os pecados a um padre, que determinava qual estilo de cerveja da marca (Gula, Vaidade ou Ira) que mais combinava com o pecador.

Nos encontros realizados no Palco Degusta foram oferecidos ao público cerca de 4.200 degustações. O local ainda recebeu a final do IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas, idealizado e organizado pela Doemens Akademie GmbH e realizado pela primeira vez no Brasil.  O público pôde acompanhar o desempenho dos finalistas André Soares Rodrigues e Rodrigo Sawamura (Brasil), Frank Lucas e Irina Zimmermann (Alemanha), Riva Simonmattia (Itália) e Rogério Bruger (Suíça) que tinham a missão de apresentar uma cerveja com todos os detalhes técnicos e mostrar bastante desenvoltura para convencer os jurados. O vencedor foi o italiano Riva Simonmattia, que levantou o caneco no jantar oferecido no Brace Bar & Griglia, no Eataly.

O Degusta Beer & Food, realizado pela Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Associação Cobracem) e promovido e organizado pela Fagga | GL Events Exhibitions, é voltado ao consumidor final de cervejas especiais.

Fonte: Brasil Brau - 18/07/2015

Confira a galeria de imagens abaixo:

Eventos