Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

cerveja magnifica mandioca

Mandioca usada como matéria-prima da cerveja é oriunda da agricultura familiar maranhense (Foto: Divulgação)

Em 2019, após articulação da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e do gabinete do governador Flávio Dino, a Ambev lançou a cerveja Magnífica, feita a partir da utilização da mandioca produzida por agricultores familiares do Maranhão. Agora, a cerveja conta com experimentos de projeto de pesquisa e transferência de tecnologia, realizados pela Embrapa Cocais, para manejo, mecanização, cooperativismo e desenvolvimento de cultivares de mandioca, matéria–prima da Magnífica.

O estudo, parceria entre Embrapa Cocais e Ambev, visa adquirir recomendação de duas ou três variedades com alta produtividade de raízes e de teor de amido em diferentes condições para investir na melhora da qualidade da Magnífica.

A cerveja Magnífica fomenta a agricultura local e contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva. Para o secretário Simplício Araújo, da Seinc, investir na qualidade da bebida desta multinacional cervejeira é ter como objetivo a expansão da cadeia da mandioca e a verticalização da cadeia produtiva em todo o Maranhão.

“Por meio do investimento em pesquisa, a Ambev, assim como a Embrapa Cocais, demonstram sintonia com o Governo do Estado em buscar formas para estimular a produção no Maranhão, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, analisou Simplício Araújo.

Entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, foram plantados mais de 800 genótipos em três municípios maranhenses: Magalhães de Almeida, Itapecuru Mirim e Pedro do Rosário. Pesquisadores da Embrapa no Maranhão plantaram clones do seu programa de melhoramento genético, de cultivares já existentes e recomendadas a outros Estados, além de variedades já utilizadas por outros produtores.

O projeto, chamado “Tecnologia para aumento da produtividade e qualidade (teor de amido) da mandioca no estado do Maranhão”, terá, ainda, implementação da rede de multiplicação e transferência de maniva-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultur) e irá incluir o treinamento de agricultores, técnicos e multiplicadores em mecanização da cultura, manejo da cultura da mandioca, cooperativismo, associativismo e empreendedorismo comunitário, além da produção de manivas-semente.

Homenagem

Em dezembro de 2020, a Ambev esteve entre as mais de 100 empresas homenageadas por sua atuação no combate à pandemia do coronavírus.

A cerimônia especial, realizada pela Seinc, teve como objetivo reconhecer e agradecer todas as empresas que integraram a rede solidária, formada por empresários de todo o Brasil, que atenderam aos pedidos da Seinc. A Secretaria coordena as doações e a compra dos equipamentos para todo o Maranhão.

 

Fonte: Defesa – 01/03/2021

guia fornecedores