Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

cerveja mondial de la biere 2020 1200x675

O festival Mondial de la Bière explora novo formato online através de parcerias para atingir o público em casa.

O festival cervejas internacional Mondial de la Bière reinventou seu formato e promoverá o evento no Brasil pela primeira vez totalmente digital para se adaptar as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

O Mondial foi criado em no Canadá em 1994 por três amantes de cerveja e com o passar do tempo o ganhou edições internacionais anuais na Europa e desde 2013 no Brasil, onde o Rio de Janeiro se tornou a maior franquia mundial do evento que também possui uma edição em São Paulo.

O Mondial de la Bière se expandiu com um modelo que combina oferta de vários expositores, entre cervejarias, revendedores e importadores de cerveja, atividades culturais relativas a bebida e mais recentemente tem investido em aspectos de mega evento, principalmente em sua edição carioca.

Organizado pela multinacional francesa GL events, o Mondial, que se posicionou como um dos principais eventos de cerveja artesanal no país, se viu em 2020 sob escolha de adiar ou buscar se adaptar as restrições provocadas pela pandemia que requer a adoção da prática do distanciamento físico e a prevenção de contato entre as pessoas.

A decisão tomada foi de se adequar as possibilidades presentes e manter seu elo anual com o público através de uma edição 100% online o que sem dúvida trouxe vários desafios para a organização, mas também poderá abrir uma série de oportunidades.

A transição para formatos online de eventos cervejeiros já havia sido abordada na Catalisi no início do ano quando o maior festival dos Estados Unidos, o Great American Beer Festival, anunciou sua realização numa edição web em 2020.

A versão online do Mondial planejou uma combinação de conteúdos digitais com a oferta de uma variedade de cervejas. Este último aspecto traz um obstáculo para o qual o evento nunca precisou se preparar, que é o de chegar até a casa das pessoas, algo totalmente diferente da lógica natural onde as pessoas eram estimuladas a se deslocarem até o evento que se promove como uma grande atração.

A inclusão da etapa de uma logística de distribuição fez o Mondial buscar cooperação para viabilizar o novo formato o que trouxe a Ambev, dona do site Empório da Cerveja, e a B2W, proprietária das Americanas.com, para participarem do evento

Os parceiros encontrados se destacam pelo conhecimento e experiência na operação de distribuição e a integração desta com meios digitais, o que será fundamental para a operação da edição online.

A Ambev, além de ofertar kits de cerveja através do Empório da Cerveja, também terá uma participação dentro da parcela do conteúdo online, onde promoverá o Mondial de la Bière Ambev Masterclass, uma série de palestras com temas mais diferenciados como inovação, produção e mercado de cerveja.

A parceria com a B2W oferecerá oportunidade de utilização do Marketplace Americanas pelas cervejarias para distribuição em um âmbito nacional integrado a possibilidade de que elas criem suas próprias promoções ou participem de campanhas de marca. Outro destaque é a possibilidade de utilização da modalidade de entrega na vizinhança, em que o pedido chega em até 3 horas na casa do cliente em um raio de até 7km do estabelecimento.

O Mondial de la Bière 2020 possuirá uma programação gratuita, com música, entretenimento e degustações guiadas que será transmitida diretamente do Brewpub Narreal no Rio de Janeiro, através do canal do Youtube do evento.

Festivais online devem ser um novo formato a ser explorado

As mudanças provocadas pelas necessidades impostas pela pandemia junto a disponibilidade de tecnologias digitais estão reconfigurando diversos aspectos do mercado de cerveja e os eventos cervejeiros com certeza estão entre eles.

Em especial os eventos online de cerveja possuem um grande potencial não de susbstituir os eventos tradicionais, mas de se tornarem complementares a eles por apresentarem uma dinâmica muito própria que os diferencia da experiência de um evento físico.

No caso do Mondial ocorre a transformação de um evento regional, com características turísticas, para um evento de abrangência nacional onde a parte de conteúdo se torna fortalecida, pois ao invés do calor da multidão as pessoas estarão conectadas as telas de seus dispositivos.

Além de eventos consolidados, o formato apresenta uma grande oportunidade para lojas online e também para cervejarias, que em certa medida já tem feito isso de maneira reduzida através de degustações em redes sociais.

Nisso, uma das grandes barreiras é a distribuição para que os produtos cheguem de forma adequada e dentro de um prazo para que o público também esteja conectado através da bebida, por isso as parcerias do Mondial são tão importantes pois elas oferecem a possibilidade para que a dimensão digital não seja restringida pelo logística física para o público consumidor.

Novos formatos de eventos online estão fermentando por todo o mundo e o mercado de cerveja será impactado por eles de forma acelerada pelo cenário que começou em 2020.

 

Fonte: Catalisi – 24/11/2020

guia fornecedores