Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Best of Craft Beer Awards adota o BAP, implantado na Copa Internacional da Cerveja POA

tecnologia concurso de cerveja

SEDIADO EM BEND, OREGON, O CONCURSO ABRIU INSCRIÇÕES NO INÍCIO DE SETEMBRO DE 2020 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O concurso Best of Craft Beer Awards, nos Estados Unidos, abriu esta semana suas inscrições para a edição de 2021. É a quinta edição de um dos concursos que mais crescem no mundo: a edição mais recente contou com 2.237 inscrições de 375 cervejarias, incluindo participação de cervejarias de outros países. Na edição de 2020, em fevereiro, as cervejas foram avaliadas a partir da expertise de 99 jurados. Sediado em Bend, Oregon, o concurso realizou a sua primeira edição em 2017.

A novidade para a edição do próximo ano é a utilização de tecnologia brasileira para a gestão do concurso. O app Beer Awards Platform, ou BAP, é uma ferramenta digital criada a partir da experiência da Copa Internacional da Cerveja POA, com contribuição decisiva do seu coordenador da edição de 2019, Fábio Koerich Ramos, e da expertise dos programadores radicados em Curitiba, Augusto Fontes e Bruno Palaoro. O aplicativo foi desenvolvido como solução global para a gestão de concursos, a partir de dois anos de experimentos com soluções digitais focadas exclusivamente na etapa do julgamento.

Segundo Diogo Retamal, responsável pelas operações da CICPOA e sócio do projeto, apesar do foco de uma competição cervejeira ser o julgamento propriamente, a etapa é apenas uma das que integra a organização do concurso.

"Quando nos associamos com Augusto e Bruno, buscávamos solução que integrasse toda a comunidade ao redor de um concurso: cervejeiros e cervejarias, organizadores, equipe de trabalho, juízes e apoiadores. O BAP, além de evoluir de maneira decisiva nessa direção, oferece ao organizador ferramenta que permite integrar facilmente todos os processos envolvidos na produção de forma segura, garantindo ao mesmo tempo transparência e segurança no tratamento da informação", explica Diogo.

A ferramenta começou a ser desenvolvida em janeiro de 2019, e foi se aprimorando através do uso em competições de diversos portes. Uma das primeiras 'provas de fogo' do aplicativo foi o VII Concurso Estadual de Cervejas Caseiras, realizado pela ACervA Catarinense em julho de 2019. Conta Fábio Koerich Ramos que o concurso representou o primeiro teste de estresse da plataforma, contando com 500 inscrições. A meta era ter a ferramenta com as principais funcionalidades desenvolvidas até novembro do ano passado, quando ela faria sua estreia oficial em concursos profissionais durante a Copa Internacional da Cerveja em Porto Alegre, e a experiência em Santa Catarina foi decisiva na organização das prioridades e melhorias.

Desde a primeira competição em 2019, apesar dos desafios impostos pela pandemia, o BAP já foi utilizado em várias competições caseiras e profissionais, em 4 países diferentes.

"Entre participantes, juízes e organizadores, já somamos uma comunidade de mais de 2 mil cervejeiros de toda América", diz Diego Masiero, outro representante da CICPOA que integra a equipe do BAP.

Augusto e Bruno, os cérebros por trás do código do BAP, acreditam que a contratação por parte dos organizadores do Best of Craft Beer Awards esteja relacionada ao esforço que foi empreendido em criar uma ferramenta que fosse intuitiva e amigável a todos os usuários, mas que, ao mesmo tempo, garantisse segurança e integridade dos dados que são sigilosos e estratégicos para cada concurso. Eles dizem que procuram soluções facilmente escaláveis e "cloud-based" para garantir alcance mundial para o BAP.

O BAP está disponível para concursos de todos os portes, profissionais e amadores, no endereço getbap.com.

 

Fonte: Revista Beer Art – 03/09/2020

guia fornecedores