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Ação foi desenvolvida na cidade de São José, na Grande Florianópolis (SC)

skol carrinho

O SUPERMERCADO DOS TESTES FOI MAPEADO PREVIAMENTE PELA EMPRESA DE TECNOLOGIA E CONTA COM VÁRIOS QR CODES NO TETO, QUE SE CONECTAM COM O CARRINHO POR MEIO DE WI-FI QUANDO ELE DÁ A PARTIDA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Depois de ter possibilitado pessoas com deficiência auditiva curtirem o Carnaval com mochilas que reproduzem as batidas da música, a Skol testa um carrinho de supermercado concebido para auxiliar pessoas com deficiência visual. De acordo com dados do IBGE, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no país. Os idealizadores da ação procuraram pessoas sem qualquer visão ou com alguma dificuldade para enxergar para mapear suas necessidades. Entre as reclamações, uma recorrente foi de algo simples e cotidiano: fazer compras em um supermercado pode não ser tão fácil quanto deveria.

Nos relatos, as pessoas com deficiência contaram que, mesmo que a maioria das lojas tenha funcionários disponíveis para ajudá-los, muitos não têm treinamento para fazê-lo da forma adequada.

A Skol decidiu apoiar um projeto que dá mais autonomia às pessoas cegas na ida ao supermercado. Em um primeiro momento, o carrinho acessível da Skol foi testado na cidade de São José, na Grande Florianópolis (SC). O projeto foi concebido pela Paim Comunicação e desenvolvido pela D2G Tecnologia, contando com a ajuda de pessoas com deficiência visual e da Acic (Associação Catarinense de Integração ao Cego).

O mercado dos testes foi mapeado previamente pela empresa de tecnologia e conta com vários QR Codes no teto, que se conectam com o carrinho por meio de Wi-Fi quando ele dá a partida. Diego Trindade e Grégory Gusberti, diretores da D2G, explicam que o robô tem uma plataforma própria e que pode se adaptar às necessidades dos usuários à medida que os testes forem acontecendo. O carrinho também conta com sensores que ajudam o usuário a interpretar obstáculos dinâmicos, como gôndolas extras, lixeiras ou pessoas.

Por meio de uma barra sensível ao toque, o deficiente visual posiciona as mãos autorizando o carrinho a andar, e, com um fone de ouvido e microfone, segue as instruções da inteligência artificial. Até o momento, 19 produtos foram cadastrados. Ao chegar à gôndola solicitada, há uma escrita em braile que facilita a confirmação do deficiente visual. Ao fim das compras, o carrinho se dirige automaticamente para o caixa preferencial de acessibilidade.

Trindade, da D2G, explica:

“Sem o suporte de SKOL e da Cervejaria Ambev, projetos como esses dificilmente sairiam de uma sala de universidade ou ganhariam a proporção que podem alcançar. Além disso, a partir deste carrinho acessível inúmeras outras ferramentas que auxiliam pessoas com deficiência visual poderão surgir.”

Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de Skol, comenta:

“Para Skol, uma coisa só é legal se for igual para todo mundo. E fazer compras não seria diferente. Como tudo que envolve Skol, a marca está abrindo a roda da inclusão e apoiando uma iniciativa inovadora e democrática que é cara de Skol e tentando tornar mais simples a vida das pessoas com deficiência visual”.

Para conferir como foi a semana de testes e ouvir o depoimento de alguns consumidores, clique no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Iy5gNj7_M8g

Fonte: Revista Beer Art – 14/06/2019

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