Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Melhor India Pale Ale produzida no país será conhecida durante o IPA Day Brasil; Bia Amorin, Taiga Cazarine, Gustavo Renha, J. R. Padilha, Paulo Schiaveto, Raphael Rodrigues e Fernando Martín são o time de jurados

3 concurso melhor ipa brasil

Maior evento de cervejas no mundo que acontece dia 3 de novembro, no centro de eventos Quinta Linda, em Ribeirão Preto. 
Arte/Divulgação 

Dia 3 de novembro, durante o IPA Day Brasil 2018, a Academia de Ideias Cervejeiras e as cervejarias SP-330 e Weird Barrel, vão divulgar o resultado do 3º Concurso Melhor IPA do Brasil. Nos últimos dois anos, o concurso tem ajudado consumidores a escolher as melhores marcas diante de milhares de rótulos disponíveis. As inscrições de cervejas vão até dia 29 de outubro e podem ser feitas no site: www.sympla.com.br/melhoripadobrasil

O júri conta com um time técnico, de qualidade e apaixonado pelo estilo IPA: Bia Amorin, Taiga Cazarine, Gustavo Renha, J. R. Padilha, Paulo Schiaveto, Raphael Rodrigues e Fernando Martín.

Tio Limongi, da SP-330, lembra que, quando o estilo nasceu, no século XVIII, ninguém nunca poderia imaginar até onde ele chegaria. “O estilo se transformou para tornar-se, fora das mainstreams, a cerveja mais vendida do mundo. E essa transformação foi por conta dos americanos que agregaram ao estilo uma drinkability até então impensável. Suave, equilibrada, muito aromática e complexa mas muito fácil de beber. O drinkability da American IPA chegou rapidamente a todos os bares da cidade, país e do mundo”, avalia o cervejeiro.

Diante de West e East Cost Ipa, Specialty Ipas, Double ou Imperial IPA, New England IPAs e depois Brut IPA, Grand Cru IPA, Limongi destaca que não é possível saber onde vai terminar a evolução do estilo. “Com segurança, o lúpulo ainda tem muito para oferecer. Até as famosas cervejarias Inglesas, Alemãs e Belgas, estão produzindo IPAs com lúpulos americanos”, completa ele.

Melhores do Brasil
O que podemos afirmar com certeza são as melhores IPAs dos últimos dois anos e em breve a melhor de 2018. Em 2016, a cerveja escolhida a melhor de todas as inscritas de todos os sub-estilos, foi a catarinense Blauer Berg IPA, de Timbó. Naquele ano foram distribuídas ainda três medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Já em 2017, a grande vencedora foi a Perigosa Baby, session IPA da cervejaria Bodebrown. Na ocasião foram entregues duas medalhas de ouro, cinco de prata e duas medalhas de bronze.

Regras
Podem concorrer as cervejas registradas no MAPA e disponíveis para venda no comércio varejista. As inscrições vão de 13 de agosto a 29 de outubro sendo que as amostras devem ser recebidas pela comissão organizadora entre os dias 18 e 29 de outubro de 2018.

O julgamento será realizado dia 2 de novembro de 2018, em Ribeirão Preto. O anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios acontecem durante o “IPA Day Brasil”, maior evento de cervejas no mundo que acontece dia 3 de novembro, no centro de eventos Quinta Linda, em Ribeirão Preto.

O concurso divide as cervejas em cinco categorias, de acordo com o guia de estilos da Brewers Association dos Estados Unidos: Session India Pale Ale; American-Style India Pale Ale; Imperial or Double India Pale Ale; Other India Pale Ale, que inclui English IPA, Red IPA, Black IPA, Belgian IPA, White IPA, New England IPA, Brut IPA e as chamadas Specialty India Pale Ale, IPAs com adição de algum ingrediente especial como ervas, frutas, especiarias, madeiras, mel, defumado, sours etc. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Mercado

Não existem números disponíveis no mercado brasileiro sobre a importância das IPAs. Porém, nos Estados Unidos, o principal mercado mundial, as IPAs são o terceiro estilo mais popular entre todas as cervejas, atrás apenas das American Lagers e das Light Lagers, tradicionais estilos das cervejas de massa.

De acordo com a Brewers Association, entidade que reúne as cervejarias artesanais independentes do Estados Unidos, as IPAs têm 3,1% do volume de cervejas vendidas no país e nada menos que 6,4% das vendas de todo o varejo cervejeiro. Quando considerado apenas o mercado de cervejas artesanais, o estilo e seus sub-estilos representam entre 24% e 33% de um universo de cerca de 150 estilos reconhecidos pela associação.

Confira os premiados das edições anteriores:
2016
Best of Show
- Blauer Berg IPA
American IPA:
- Cevada Pura (Ouro)
- Wild, cervejaria Ruradélica Ales (Ouro)
Specialty IPA:
- Nassau, Cervejaria Colorado (Ouro) - White IPA com caju
- Inhotim Impetus, cervejaria Wäls (Prata) - Red IPA Defumada
- Eugênia, Cervejaria Colorado (Bronze) - Session IPA com uvaia
English IPA:
- Cevada Pura (Prata)
Imperial IPA:
- Bazooka, cervejaria Dávida (Prata)
- Vaca das Galaxias, cervejaria Seasons (Bronze)


2017
Best of Show
- Perigosa Baby, cervejaria Bodebrown - Session IPA
Session IPA - Union, cervejaria Synergy (Prata)
American IPA
- Hoppiness, cervejaria Molinarius (Ouro)
- Cevada Pura (Prata)
- Fresh, cervejaria Wäls (Bronze)
Other Styles IPA
- Galaxy Detox, cervejarias Three Monkeys / 2 Cabeças (Prata) - New England IPA
- Black Metal IPA, cervejaria Maniba (Bronze) - Black IPA
Double/ Imperial IPA
- Crocodilo, cervejaria Ruradélica Ales (Bronze)
Specialty IPA
- Milkshake, cervejaria Dádiva (Ouro) – Double IPA com maçã, baunilha e lactose.
- Milky Way IPA, cervejaria Three Monkeys (Prata) - New England IPA com lactose e baunilha
- Cacau IPA, cervejaria Bodebrown (Prata) – American IPA com Cacau

3 concurso melhor ipa brasil

Melhor India Pale Ale produzida no país será conhecida durante o IPA Day Brasil. 
Arte/Divulgação 

Serviço: 3º Concurso Melhor IPA do Brasil 
As inscrições até 29 de outubro de 2018
Recebimento das amostras: de 18 a 29 de outubro de 2018
Inscrições: www.sympla.com.br/melhoripadobrasil 
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: OPA Assessoria em Comunicação - 19/10/2018

guia fornecedores