Foto: Instituto Ceres/Facebook
Essa história tinha que começar não com uma mulher, mas com uma deusa. Ceres, deusa grega dos grãos e do amor maternal. Ensinou aos homens a arte de cultivar a terra para colher o trigo e, com ele, fabricar o pão. E assim ela futuramente foi relacionada à cerevisia, que é a grafia em latim para a bebida batizada pelos celtas em homenagem à deusa.
O Instituto Ceres de Educação Cervejeira nasceu da inquietação de três mulheres cervejeiras, Chiara Rêgo Barros, Patrícia Sanches e Julyana Alecrim, que já vinham com essa ideia de compartilhar a paixão pela cerveja e formar novos profissionais.
Chiara é engenheira química, técnica cervejeira e beer sommelière pela ESCM/Doemens Akademie. Trabalhou na Ambev, Brasil Kirin e tem uma larga experiência como consultora de várias outras cervejarias do Brasil. Patrícia é técnica cervejeira, beer sommelière pela Doemens Akademie e diretora da ACERVA-PE, além de sócia e responsável técnica da Cervejaria PattLou. Para fechar o time, Julyana, que é cervejeira caseira, beer sommelière pela Doemens Akademie, sócia de um e-commerce de cervejas artesanais e membro da diretoria da Maria Bonita (confraria de mulheres cervejeiras).
(Foto: Divulgação)
Foi com esse background diversificado, e visando um mercado em amplo crescimento, que elas perceberam o momento oportuno para serem pioneiras e fincarem em terras Pernambucanas a primeira escola especializada em cerveja artesanal da região nordeste.
O Ceres oferece cursos que abrangem desde a introdução ao universo cervejeiro, onde o aluno pode entender as origens da bebida, a história e os diferentes estilos mais comuns no mundo, até formações mais específicas.
(Foto: Divulgação)
É a partir dessa iniciação que um novo mundo se abre e os cursos partem para onde todos sonham chegar: produzir a sua própria cerveja na cozinha de casa. O Curso de produção de Cerveja Artesanal ensina a escolher os insumos, preparar a receita, entender os processos de cozimento, resfriamento, envase, e te deixa preparado para produzir a sua cerveja, do jeito que você quiser.
Além dos cursos de Introdução e Produção de Cerveja Artesanal, o Ceres oferece cursos de Gestão Sensorial, workshops, harmonizações guiadas, treinamentos e eventos periódicos relacionados ao universo cervejeiro.
(Foto: Divulgação)
Beer Sommelière
Em uma iniciativa pioneira, o Instituto Ceres incluiu na sua grade o curso profissionalizante de Beer Sommelière, em parceria com o SENAC Pernambuco.
O treinamento forma profissionais com perfil sensorial e entendimento do produto, aptos a atuar em cervejarias, bares, lojas especializadas e distribuidoras. O calendário de cursos do Instituto Ceres podem ser conferido na plataforma Sympla.
Instituto Ceres de Educação Cervejeira
Rua General Joaquim Inácio, 110, Ilha do Leite, Recife – PE
Redes Sociais: Facebook e Instagram
Fonte: Por Aqui – 23/04/2018