Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

lp 200218 rotulos 2 1742299

Bento Ferreira uniu duas coisas que curte: a bebida e a publicidade FOTO: LUIZA PRADO/JC

A Alvo já criou peças para cerca de 480 empresas de todo o Brasil

Se tem um mercado que vem crescendo diariamente é o de cerveja artesanal. Quando o público não se encanta pelo produto em si, o faz pelos rótulos criativos e coloridos. Com isso em mente, os empreendedores da Agência Alvo (www.agenciaalvo.com) se definem como os primeiros do Brasil especializados em criação para o ramo.

Todo conteúdo produzido pela empresa é direcionado somente para esse setor do mercado. A entrega, além dos rótulos, também inclui criação de logo, site, redes sociais, spots de rádio e SMS. Com pouco mais de 10 anos de existência, a empresa coleciona aproximadamente 480 clientes.

Bento Ferreira, 35 anos, publicitário com MBA em Marketing Digital, sommelier de cerveja e colunista do Blog da Revista Beer Art, foi quem teve e colocou a ideia em prática. A história dele com a bebida começou em 2016, quando fez seu primeiro curso no Instituto da Cerveja, em Porto Alegre. Até hoje, Bento produz a bebida, mas apenas para consumo próprio.

"Eu e meu irmão produzimos 60 litros, mas é tudo consumido em casa", comenta ele. Com o primeiro curso, veio a descoberta do quanto o publicitário se interessava pela área. No ano seguinte, foi a São Paulo, onde passou duas semanas e fez mais um curso de sommelier. Daí, não teve mais volta.

Essa foi apenas a porta de entrada para o mercado, pois ele nunca mais parou de se aprimorar. Com o conhecimento adquirido, percebeu algumas áreas carentes no segmento. "Como vi que havia poucas pessoas que atendiam esse mercado de rótulos, acabei montando um curso", explica o publicitário. "O primeiro que a gente fez foi no Instituto da Cerveja aqui em Porto Alegre", lembra ele.

Embora suas turmas iniciais tenham sido para os conterrâneos gaúchos, Bento passou a ministrar palestras e workshops em todo o Brasil. Segundo o publicitário, um dos objetivos dos encontros presenciais, além de se lançar no mercado, é deixar registrada a marca de sua agência. A Alvo é formada por quatro colaboradores, e atende todo o País. São mais de 510 projetos, que englobam desde microcervejarias a cervejeiros caseiros.

"A grande parte dos meus clientes são de fora do Rio Grande do Sul. Eles vêm do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Recife e Fortaleza", conta Bento. Os valores para criação de rótulos para microcervejarias e cervejeiros caseiros são diferenciados. O custo de um rótulo para um cervejeiro caseiro custa entre R$ 400,00 e R$ 500,00. Conforme o publicitário, é importante que quem trabalhe com isso se atente às informações colocadas na embalagem.

"A legislação tem um monte de regras e as cervejarias têm de estar sempre atualizadas", afirma. Rótulos com informações erradas estão passíveis de multas de R$ 1,2 mil a R$ 120 mil. "Garanto que hoje 95% dos rótulos que estão no mercado estão errados, com alguma coisa que está fora da legislação", comenta. É nessa brecha que a agência dele promete se diferenciar.

O papel da embalagem, segundo o empreendedor, é crucial. "O rótulo é teu primeiro e último argumento no ponto de venda. Se tu estás numa gôndola e a cerveja não chamou atenção, a oportunidade de ela ser enxergada é só na próxima vez que você passar", ressalta o publicitário.

Apesar da demanda de serviço crescente, Bento continua a dar cursos e ministrar eventos. "Sou voltado para o mercado de cerveja. Respiro, acordo, vivo cerveja. Trabalho 24 h com isso, não tenho outra função que não seja em torno da cerveja", diverte-se. A agenda de cursos é divulgada pelo Facebook da Alvo ou pelo site.

Fonte: JCRS UOL – 15/03/2018

guia fornecedores