Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Foto selo AbracervaA Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) lançou o selo esta semana. As marcas associadas já poderão utilizar o material no Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorre entre os dias 7 e 10 de março, em Blumenau.

A intenção do selo é garantir que o produto é verdadeiramente artesanal e não possui ligação com grupos econômicos multinacionais, proporcionando segurança ao consumidor no ato da compra. O uso do selo poderá estar em embalagens, materiais promocionais e comunicações com o consumidor. “Nós queremos que o comprador escolha a sua cerveja consciente de que está ou não apoiando o movimento das cervejas independentes”, comenta o presidente da entidade, Carlo Lapolli.

Inspirado na ação para se diferenciar das grandes corporações, a Abracerva seguiu o modelo já utilizado pela Brewers Association, associação sem fins lucrativos que reúne as craft breweries norte-americanas, que lançou um selo para identificar cervejarias pequenas e independentes dos Estados Unidos — o Independent Craft.

Para possuir o selo nacional, as cervejarias devem se enquadrar nas regras do estatuto e código de ética da Abracerva, disponíveis no site. Em resumo, o estatuto prevê que as cervejarias artesanais independentes não devem estar ligadas a conglomerados cervejeiros.

Além do cumprimento das regras, sommeliers, cervejarias e fornecedores devem preencher um cadastro no site da Abracerva e ter um estabelecimento legalmente registrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Acredito que isso será a prova da união das cervejarias realmente artesanais independentes. Vai ajudar na comunicação com o nosso consumidor e chamar a atenção para a questão das práticas predatórias dos grandes grupos econômicos”, finaliza Lapolli.

Fonte: Revista da Cerveja - 22/02/2018

guia fornecedores