Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Foto Concurso Brasileiro cervesia

A 6ª edição do Concurso acontece de 2 a 6 de março de 2018 na cidade de Blumenau/SC e a novidade do evento já pode ser notada no alto número de cervejas inscritas. Esse crescimento representou 41% em relação ao ano passado. A quantidade de cervejarias também aumentou, chegando a 43% a mais que em 2017.

Para 2018, foram 2.859 rótulos inscritos, com a média de seis cervejas inscritas por cervejaria. A maior quantidade de rótulos de uma mesma marca foi 64, enquanto outras 91 se inscreveram com apenas um rótulo. O Rio Grande do Sul possui o maior número de inscrições, contando com 682. Em 2º e 3º lugar estão os estados de Santa Catarina, com 592, e São Paulo, com 541.

O número de cervejarias inscritas no concurso também aumentou. Com crescimento de 43% em relação ao ano anterior, são 475 empresas participando dessa edição. De 18 estados brasileiros, as maiores concentrações estão nas regiões Sul e Sudeste. Com a elevada inscrição de cervejas e cervejarias, o número de jurados foi ampliado para 86, sendo eles nacionais e internacionais.

O concurso conta com 148 estilos diferentes de cerveja. A presença de American-Style India Pale Ale, seguido de American-Style Pale Ale e South German-Style Hefeweizen lideram o número de inscrições. O destaque da edição fica por conta da inclusão da Catharina Sour, estilo criado e divulgado pela Associação de Microcervejarias de Santa Catarina (Acasc), que teve o total de 58 bebidas inscritas.

Outra novidade que marcará a 6ª edição é a presença feminina. O mundo cervejeiro vê crescer o número de mulheres engajadas em produzir e participar de atividades que movimentam o setor. Amanda Reitenbach, organizadora do concurso, fundadora e CEO do Science of Beer, fala sobre o aumento significativo no número de mulheres, tanto participantes quanto juradas, já que houve um salto de três mulheres na 1ª edição para 27 nesse ano. “Esses números mostram que a representatividade ainda é baixa. Sabemos que o número de consumidoras é grande e há um número expressivo de mulheres movimentando o cenário cervejeiro, das pesquisas à produção. Então eu espero, de verdade, ver muito mais mulheres nessa disputa, no mercado e apreciando uma boa cerveja, sem preconceitos”, analisa Amanda.

Foto: Daniel Zimmermann

Com informações de: Science of Beer, coordenação técnica do Concurso

Confira abaixo alguns gráficos sobre a evolução do concurso.

Foto Concurso Brasileiro cervesia

Foto Concurso Brasileiro cervesia

 

Foto Concurso Brasileiro cervesia

 

Foto Concurso Brasileiro cervesia

 

Foto Concurso Brasileiro cervesia

 

Fonte: Revista da Cerveja - 29/01/2018

guia fornecedores