O Natal está chegando e nós resolvemos dar uma ajudinha para você comprar o presente daquele seu amigo ou amiga cervejeira. Uma boa escolha, que impressiona tanto na garrafa quanto no copo, são as cervejas rolhadas e é com elas que criamos nossa lista com as 5 opções de cervejas para presente.
Cervejas rolhadas
Normalmente as cervejas rolhadas são de estilos de cervejas com levedura Brettanomyces ou leveduras selvagens, ou ainda cervejas mais alcóolicas e com mais carbonatação. Esse tipo de garrafa com rolha, muito comum em champanhe e espumantes, aguenta uma maior pressão dentro e por isso é muito utilizada para esse tipo de cerveja.
O uso da rolha em garrafas de cerveja também proporciona uma oxidação lenda do produto que está dentro da garrafa. Essa é uma oxidação positiva, que permite o envelhecimento da cerveja com potencial de guarda, ou cervejas que saem das barricas de madeira para a garrafa e tem como proposito continuar envelhecendo. Saison, Lambic, Gueuze, Strong Ale, Porters, entre outras, são os estilos adequados para esse tipo de garrafa.
Cheias de complexidade e elegância, as cervejas rolhadas são também uma excelente opção para quem não curte muito o espumante, mas não quer deixar de lado a tradição de estourar a rolha na comemoração do ano novo.
5 cervejas para presente
Deus Brut des Flandres
Uma cerveja incrível, de aromas e sabores complexos, capaz de impressionar qualquer um. A cerveja Deus Brut des Flandres é uma champaignoise, feita inicialmente na Bélgica, onde sofre a primeira e a segunda fermentação, depois é levada então para uma vinícola francesa na cidade de Reims, onde é colocada em garrafas de champanhe e passa pelo mesmo processo dos vinhos locais de repousar nas caves.
Averbode
A cerveja Bière Abbaye Averbode surgiu como uma valorização e homenagem história de produção cervejeira da Abadia. Fina, elegante e muito especial a Averbobe é uma cerveja multigrãos, feita com maltes de cevada, aveia e espelta (da família do trigo). E para deixá-la mais frutada e fresca é usada a lupulagem à cru, uma técnica que consiste na adição de lúpulo frio no período de guarda.
Chimay Grand Reserve
Uma autêntica cerveja trapista, o que significa que ela é feita dentro dos rigorosos processos e sob a supervisão de monges da Abadia Trapista Notre-Dame de Scourmont Abbey. A Chimay Grand Reserve é uma Belgian Strong Dark Ale de espuma bege densa e persistente e um denso líquido marrom escuro. O aroma é leve e simples, a complexidade vem do seu sabor: um frutado pouco doce, toffe, cítrico e seco.
Gouden Carolus Classic
Essa é mais uma jóia da cervejaria e destilaria Het Anker. A cerveja Gouden Carolus Classic de coloração marrom clara, levemente turva e de bela formação de espuma. Apresenta aromas de nozes, cravo, chocolate e baunilha. O sabor acompanha o aroma, apresentando complexidade e um álcool presente, mas equilibrado.
La Trappe Blond
Perfeita para quem quer algo mais leve, mas com muita complexidade nos sabores e aromas. A La Trappe Blond uma cerveja balanceada, refrescante, de coloração dourada e aroma e paladar frutados, florais e perfumados. Com notas de banana e maltes equilibrados, é uma cerveja que segue as características do estilo.
Fonte: Blog Clube do Malte – 06/12/2017