Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

utopia sam adams cervesia

A exclusiva Utopias da cervejaria Samuel Adams | Divulgação

Quanto você pagaria por uma cerveja de edição limitada? Bom, a Samuel Adams acaba de lançar, nos Estados Unidos, a 10ª edição da Utopias, uma cerveja envelhecida em barris (wood aged) com três variedades de lúpulo alemão, leveduras especiais e teor alcoólico de 28% que custa 200 dólares, ou cerca de R$ 650. O rótulo é feio a cada dois anos, e a edição 2017 tem apenas 68 barris e cerca de 13 mil garrafas.

O preparo começa como o de qualquer outra cerveja, mas depois leveduras vão sendo adicionadas pouco a pouco, incluindo uma de champanhe e uma “ninja” criada por sua capacidade de sobreviver e continuar fermentando em um ambiente que tem um alto nível de álcool.

Depois de pronta uma parte da cerveja vai para barris de bourbon, enquanto outros vão para barris de vinho e outras bebidas. Este ano, a Utopias foi envelhecida em barril de aquavita, um destilado de origem escandinava.

Curiosamente, a Utopias é ilegal em 12 estados norte-americanos por causa do alto teor alcoólico, de 28%. Segundo a revista Fortune, a venda está proibida nos estados do Alabama, Arkansas, Geórgia, Idaho, Mississippi, Montana, Nova Hampshire, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Tennessee, Vermont e Washington.

Vale lembrar que, no Brasil, o Ministério da Agricultura só permite a venda de bebidas com até 54% de álcool.  

Por Diana Figueiredo

Fonte: O GLOBO – 01/11/2017

guia fornecedores