Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

oktoberfest tradição cervesia

Oktoberfest 2017 levará tradicional desfile à Vila Itoupava

Uma das principais atrações da festa, o desfile da Oktoberfest, terá uma versão especial em 2017. Neste domingo, dia 7, o evento irá invadir as ruas do Distrito da Vila Itoupava, um dos maiores redutos da tradição germânica em Blumenau.

Programado para as 10h30, o desfile terá início na esquina das ruas Henrique Conrad e Erwin Manske, com ponto final na sede da Sociedade Serrinha, na Rua Hermann Hein. O palanque para as autoridades ficará em frente à sede da Intendência Distrital.

Cerca de dez grupos que tradicionalmente desfilam na Rua 15 de Novembro já confirmaram presença, juntamente com os carros alegóricos. Entidades culturais e Clubes de Caça e Tiro participam do evento, que tem o intuito de valorizar a herança cultural e o potencial turístico da localidade. 

"Junto aos grupos e carros do Centro, teremos a participação de pessoas da comunidade, estudantes e integrantes dos grupos culturais da região. Tudo isto vai abrilhantar o primeiro e histórico desfile e vai criar um diferencial, com nosso toque ainda mais germânico", comentou o Intendente da Vila Itoupava, Erno Bublitz.

O desfile é uma iniciativa da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio da Intendência Distrital e do Conselho de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Comdevi). A ação é uma das metas definidas pelo comitê gestor do programa "Viva Vila Itoupava".

Assessora de Comunicação: Denisse Lopes

 

Mais de 90 atrações encantam público no desfile de abertura da Oktoberfest

Um total de 93 atrações trouxe o encanto à Rua XV de Novembro, nesta quarta-feira, dia 4, no primeiro desfile da 34ª Oktoberfest em Blumenau. As alegorias contaram com a participação de 3.600 pessoas para consagrar mais uma vez o evento como a maior festa alemã das Américas. A novidade neste desfile se deu por conta do Bondepeia em homenagem ao Outubro Rosa com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau. Com 44 anos de trabalhos desenvolvidos na cidade, a entidade conta atualmente com 140 voluntárias.

O desfile contou ainda com a presença de diversas bandas, como a Banda Nacional Stadtkapelle, por exemplo, além da participação do programa Dança nos Bairros da Pró-Família. Atualmente a entidade é reconhecida no país pelo trabalho de promover conhecimentos e aprendizagens, além dos serviços voltados especialmente ao bem-estar de crianças, adolescentes e idosos. 

Destaque especial durante o desfile para a participação do Cucawagen, o carro da Cuca de Blumenau. A atração é formada por um grupo que reforça o prato como um dos mais preciosos tesouros da gastronomia alemã. O público também não deixou de prestigiar o Wurstwagen, o Carro da Linguiça. A atração está presente no desfile desde 2006, trazendo alegria e diversão regadas a chope e lingüiças.

Aproveitando a passagem da ala gastronômica, o publico se encantou com a participação do Essenwagen, o Carro da Gastronomia. A atração ficou conhecida na cidade como o primeiro “food truck germânico” nos desfiles da festa na Rua 15 de Novembro. Destaque também para participação novamente do Jeep Clube de Blumenau, que além de entretenimento, basca atuar no atendimento às pessoas em situação de emergência no município.

Diversão
Para Leila do Socorro Rabelo Santos, de 43 anos, a festa representa uma cultura alegre e divertida. Natural de Macapá (AP), veio para Blumenau pela primeira vez especialmente para descansar, mas confessa que não vai deixar de frequentar a festa. “Conheci a festa pela televisão. Quero aproveitar bem o evento e levar essa experiência para minha cidade”, diz.

Ao contrário de Leila, Rubia Esteves Maestri, 21 anos, não perde a oportunidade de participar de nenhum desfile. “Sou natural de Itajaí. Estou há um ano em Blumenau e não perco o primeiro desfile das edições da festa”, diz. Questionada sobre sua preferência na festa “gosto principalmente do movimento que a Oktoberfest provoca na cidade. Eu vejo que tudo fica mais alegre”, comenta.

O próximo desfile da Oktoberfest está programado para este sábado, dia 7, também na Rua XV de Novembro, no Centro, às 16h. Na quarta-feira, dia 11, o desfile volta a ser realizado novamente na principal via de comércio da cidade, às 19h30.

Assessor de Comunicação: Joni César

 

A tradição já faz a festa na 34ª Oktoberfest

Agora é oficial: a tradição vai fazer a festa nos próximos 19 dias em Blumenau. Na noite desta quarta-feira, dia 4, foi declarada aberta a 34ª edição da Oktoberfest. Logo no primeiro dia do evento, mais de 25 mil pessoas prestigiaram as atrações da maior festa alemã das Américas no Parque Vila Germânica.

Mais uma vez, a sangria do primeiro barril de chope aconteceu no palco do Eisenbahn Biergarten, por volta das 22h30. O ato, que marca o início oficial das atividades da festa, ocorreu em meio à presença de autoridades municipais, estaduais e nacionais. Dentre os convidados de honra, estiveram o embaixador da Alemanha, Georg Witschel, e o embaixador da República Tcheca, Jirí Havlik.

Anfitrião da noite, o prefeito Napoleão Bernardes saudou os presentes, destacando que todos são muito bem-vindos. "É uma satisfação recebê-los na capital brasileira da cerveja - que, pelos próximos dias, também se torna a capital da alegria e da amizade. Que todos que nos visitam, se sintam acolhidos", disse.

A cerimônia, no entanto, iniciou com o tradicional cortejo dos monges produtores de cerveja. Trazendo tochas e bandeiras, eles conduziram o caneco da Oktoberfest até o palco, entregando o ícone à rainha da festa, Bruna Ponchielli. Todos os anos, durante a abertura, ele é retirado da chamada "Krugplatz", ou Praça do Caneco, para onde é devolvido somente ao final dos festejos.  

Vindas de São Paulo (SP), as amigas Juliana Antonio, de 29 anos, Lia Volpi, de 25, e Thainá Duarte, de 21, aproveitaram a visita à cidade por motivos de trabalho para prestigiar a festa. Elas, que nunca haviam assistido à abertura, se encantaram com a apresentação. "Foi muito bacana o momento em que eles chegaram com as tochas, foi bem emocionante", afirmou Thainá.

Homenagem da noite
Como de costume, a noite de abertura também destacou nomes que contribuíram para a história da Oktoberfest. Este ano, o homenageado foi Luiz Cé, criador do casal Vovô e Vovó Chopão. Em 1984, o publicitário foi convidado pela comissão organizadora da primeira edição para elaborar os materiais de divulgação, usando o Vovô Chopão como figura central. Hoje, junto com a Vovó, o personagem permanece como um dos principais símbolos da festa e da cidade de Blumenau.

A 34ª Oktoberfest, que acontece até o dia 22, é uma realização da Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. O evento deste ano conta com o patrocínio de Eisenbahn, Bradesco, Sky, Perdigão, Beto Carrero World, Hypermarcas e Stone - Soluções em Pagamentos.

Assessora de Comunicação: Denisse Lopes

Fonte: Secretaria de Comunicação Social/Prefeitura Municipal de Blumenau - 05/10/2017

guia fornecedores