Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

O município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, agora é, oficialmente, a Capital Estadual da Cerveja, conforme lei publicada nesta sexta-feira. O título é conferido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). 

Um dos autores do projeto, o deputado Gustavo Tutuca usou as redes sociais para anunciar a novidade. A proposta também teve como autor o deputado Marcus Vinícius Neskau. 

Segundo Tutuca, "o título vai proporcionar uma marca oficial que terá utilidade turística e ajudará no crescimento da cidade e no fomento do setor".

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, também comemorou a aprovação, que foi unânime, e acredita que o título vai alavancar o roteiro cervejeiro da cidade imperial.

"O Brasil é o quarto produtor mundial de cerveja e a diversidade de cervejarias especiais e artesanais de Petrópolis são um atrativo imperdível. A cidade já é um destino de grande destaque para o turismo no estado do Rio de Janeiro por conta, principalmente, de seus atrativos históricos. O título vai trazer ainda mais visitantes interessados nos segredos da produção da cerveja e na degustação das inúmeras nuances da bebida", declarou.

Como justificativa para o projeto de lei, os autores argumentaram que:

"A influência cervejeira em Petrópolis é decorrente de anos de história. A família imperial já cultivava o hábito de apreciar uma boa cerveja, bebida que teria chegado ao Brasil pelas mãos dos monarcas portugueses, em 1808. A partir da década de 1840, quando começaram a chegar à cidade imperial os imigrantes alemães, o lugar foi se convertendo em uma das principais referências no assunto. Em 1853, a inauguração da cervejaria mais antiga do país, foi um marco histórico. A cidade hoje é rota Estadual de turistas cervejeiros, o que contribui para o turismo e crescimento da região serrana como um todo. É inegável o interesse público no presente projeto" .

Petrópolis já conta com 19 cervejarias artesanais, além de fabricantes caseiros.

Fonte: Extra Globo – 14/07/2017

guia fornecedores