Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Uma das maiores festas cervejeiras ao redor do mundo, e que está sendo cada vez mais celebrada aqui no Brasil, é o St. Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício. Saiba mais sobre esta festa e os estilos de cerveja típicos da Irlanda.

O Dia de São Patrício (“St. Patrick’s Day”, ou “Feast of Saint Patrick” em inglês) é uma celebração cultural e religiosa que acontece anualmente no dia 17 de março. Esta é considerada a data de morte de São Patrício (385–461 d.C.), o santo padroeiro da Irlanda, notório por converter os pagãos celtas ao Cristianismo utilizando o trevo – um dos símbolos da Irlanda –, como analogia à Santíssima Trindade.

A data é comemorada oficialmente pela Igreja desde o início do século XVII, e celebra a chegada do Cristianismo à Irlanda e a cultura irlandesa em geral. As comemorações tradicionalmente envolvem desfiles nas ruas, músicas e danças folclóricas, a celebração do idioma gaélico irlandês, o uso da cor verde e de trevos. Na verdade, a febre pela cor verde é tamanha que a galera pinta tudo de verde: rostos, pontos turísticos, cerveja, e até rios inteiros!

Um ponto muito importante: como a Irlanda é um país com forte tradição cervejeira e a festa cai no meio do período de Quaresma (no qual a igreja proíbe o consumo de álcool), no Dia de São Patrício esta proibição é oficialmente suspensa. Então não tem desculpa para não aproveitar!

E nada melhor para celebrar esta tradição cervejeira do que conhecer melhor os estilos típicos da Irlanda: Irish Red Ale e Dry Stout. Saiba um pouco mais sobre estes estilos abaixo, confira 3 sugestões produzidas no Brasil, garanta o seu estoque na loja Mestre-Cervejeiro.com mais próxima e comemore o St. Patrick’s Day como se faz na Irlanda.

6 cervejas brasileiras (de alma irlandesa) para degustar no St. Patrick’s Day

Estilo Irish Red Ale

Irish Red Ale é o estilo de cerveja mais típico da Irlanda. Suas origens são incertas, porém acredita-se que este estilo surgiu a partir de variações das Pale Ale inglesas. Os irlandeses começaram a adicionar nas receitas de Pale Ale pequenas quantidades de maltes torrados e caramelizados, tornando a cor da cerveja mais avermelhada e trazendo os distintos sabores de caramelo e toffee.

Confira abaixo algumas sugestões de cervejas brasileiras feitas neste estilo:

Cevada Pura Irish Red Ale

[4,5% / Piracicaba, SP]

Coloração avermelhada, cristalina. No nariz, notas de caramelo e toques florais dos lúpulos ingleses. Na boca, corpo médio, dulçor presente e amargor moderado.

Tupiniquim Red Ale

[4,5% / Porto Alegre, RS]

Cor vermelho escuro, levemente turva. No nariz toffee e caramelo dominam. Na boca, corpo médio, amargor moderado e final levemente adocicado.

Way Irish Red Ale

[5,0% / Curitiba, PR]

Coloração avermelhada, cristalina. No nariz notas leves de toffee, caramelo e um leve frutado dos lúpulos. Na boca, corpo médio, dulçor predominante e leve amargor final.

Estilo Dry Stout

Outro estilo icônico da tradição cervejeira irlandesa, as Dry Stouts caracterizam-se pelo uso de cevada torrada e a água da região, naturalmente repleta de minerais, em sua produção. O resultado é uma cerveja preta fechada, de textura cremosa, baixo corpo, seca e com sabores de torrefação lembrando café. O Brasil produz algumas ótimas versões deste estilo, confira abaixo algumas sugestões:

Container Black Sheep

[4,7% / Blumenau, SC]

Coloração negra opaca. No nariz predominância de chocolate amargo e um fundo de café que persistem na boca. Tem corpo médio e um leve dulçor final.

Dortmund Nostradamus

[4,8% / Serra Negra, SP]

Negra com fundo castanho escuro. No nariz, notas de café e chocolate amargo que continuam na boca. Tem corpo médio e final seco.

Klein Stout

[5,6% / Campo Largo, PR]

Coloração negra com nuances avermelhadas. No nariz notas de cereral torrado e leve lembrança de café. Na boca, corpo baixo, toques de café e final seco.

 

Fonte: Mestre-cervejeiro.com - 13/03/2017

guia fornecedores