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Release de Eventos

Brasil Brau 2019

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BRASIL BRAU 2019 RETRATA SALTO QUALITATIVO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO SETOR CERVEJEIRO

O principal evento da indústria cervejeira na América Latina reuniu a cadeia produtiva de ponta a ponta e apresentou as novidades do mercado mundial, com expositores de 13 países diferentes; a edição comprovou o posicionamento definitivo e relevante do Brasil no mapa do setor cervejeiro internacional

A 15ª edição da Brasil Brau, feira bienal de tecnologia em cerveja que aconteceu de 28 a 30 de maio no São Paulo Expo, reuniu as últimas tendências mundiais em maquinário, tecnologia, insumos, produtos e serviços do mercado cervejeiro. Participaram 113 expositores vindos de diferentes regiões do Brasil e países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, China, Holanda, França, Taiwan, Canadá e México – 33% dos expositores eram estrangeiros. Ao longo dos três dias de evento, 6.500 visitantes circularam pelo espaço de 8.000 m².

A organização do evento comemora os resultados: “A Brasil Brau deste ano foi realmente um divisor de águas, mostrando-se atrativa e internacional. Tivemos mais de 100 expositores representando 13 países diferentes, o que comprova a abrangência e relevância da feira no cenário mundial para quem quer fazer negócios com o Brasil”, analisa Luana Cloper, diretora de negócios da Brasil Brau. Na parte de visitação, ela identificou uma qualificação ainda mais expressiva do que nas edições anteriores. “Tivemos visitantes que representam as indústrias de todos os portes, tanto grandes cervejarias quanto os novos negócios que se apresentam no Brasil, como é o caso dos brew pubs.”

Leandro Spaniol, coordenador de marketing da empresa de refrigeração Zero Grau, que expôs pela primeira vez no evento, concorda: “A feira reuniu desde o cervejeiro que está começando e o empreendedor de médio porte, que já precisa ampliar o negócio, até as cervejarias maiores, que estão pensando em franquias, por exemplo”. “A qualidade dos visitantes é ótima”, atestou Volmir Roberto Gava, diretor da fabricante de equipamentos Egisa. “São pessoas focadas no segmento - compradores, técnicos, cervejeiros, empreendedores – e para nós é muito bom que a feira seja focada e bem dirigida”.

Dentro deste cenário, a presença de expositores de toda a cadeia produtiva foi fundamental para atender à demanda de um público cada vez mais qualificado e profissionalizado. Além das ramificações tradicionais, como maquinários e equipamentos, insumos e embalagem, a Brasil Brau contou com um importante rol de serviços, consultoria e educação, higiene bioquímica e ambiental, biotecnologia e instrumentos de medição e análise.

Atrações de conteúdo

Uma das novidades de 2019 foi a estreia do Brewer Lounge, novo formato de divulgação e interatividade de expositores com seu público-alvo. No espaço, localizado no centro da feira, especialistas apresentaram conteúdo, unindo abordagem técnica com degustação orientada de cervejas em prol do debate de boas práticas, processos de produção, usabilidade de produtos e serviços. Entre os especialistas que participaram dos painéis, Rodrigo Baruffaldi, cervejeiro da Overhop que produz na cervejaria Antuérpia, falou sobre o futuro da cervejaria cigana no Brasil, debatendo modelos bem-sucedidos e novas estratégias para este tipo de negócio, e o sommelier Carlo Bressiani, da Escola Superior de Cerveja e Malte, conversou sobre gestão de custos para cervejarias, apresentando ferramentas que otimizam o desempenho da organização. O espaço contou também com uma palestra oferecida pela McPack, em que Juancho Tabangay, diretor de vendas globais da Chart Inc. para todos os modelos de dosadores, falou sobre nitrobeer – cervejas com nitrogênio líquido.

Outra atração foi o tradicional Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, já em sua 16ª edição, que teve curadoria de Cilene Saorin – uma das primeiras mestras-cervejeiras do Brasil, com mais de 20 anos de experiência – e da sommelière Rafa Brunetto. A programação incluiu palestras de mestres como o lendário Randy Mosher (EUA), autor da bíblia cervejeira “Radical Brewing”, e o alemão Tobias Fischborn, PhD em cerveja e um dos maiores especialistas do mundo em leveduras, além de uma mesa redonda com os especialistas Luís Celso Jr, do Bar do celso, Heloisa Lupinacci, do Estadão, Bob Fonseca, da revista Menu, e Raphael Rodrigues, do AllBeers, que discutiram tendências cervejeiras e destaques para a próxima temporada.

Prêmio consagrou os destaques

O III Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, contribuição da feira para incentivar a valorização e profissionalização das marcas, marcou o encerramento da feira homenageando os profissionais e empresas que se destacaram em diferentes categorias da produção. O primeiro lugar em Design de Embalagem foi para a Cervejaria Tarantino, com o trabalho “Fábrica de Ideias Brasileiras”. Na categoria Sustentabilidade, venceu a parceria entre Allegra e BLUE ITS, pelo projeto “O Dióxido de Cloro TwinOxide como Ferramenta de Redução do Índice de Consumo de Água em Microcervejarias”. A Revista da Cerveja recebeu o prêmio de Comunicação da Cultura das Cervejas pela terceira vez consecutiva graças a seu registro da evolução da cerveja brasileira, enquanto a CIA de Brassagem do Brasil levou o primeiro lugar na categoria Responsabilidade Social.

Na premiação do júri popular, que teve participação do público com quase 2 mil votos, Roberto Leão foi eleito o melhor Mestre Cervejeiro Brasileiro entre os mais de 140 profissionais indicados, e Heitor Silva foi escolhido entre 80 nomes como Sommelier Brasileiro de Cervejas. A Dádiva, representada no palco pela sócia-fundadora Luiza Tolosa, ganhou o prêmio de Melhor Cervejaria. Nas categorias que premiam os fornecedores do setor, a Egisa foi eleita Melhor Fornecedora de Equipamentos e a Agraria levou o troféu de Melhor Fornecedora de Insumos. Abaixo o ranking completo da premiação:

DESIGN DE EMBALAGEM

1º lugar: Cervejaria Tarantino com o trabalho Fábrica de Ideias Brasileiras

2º lugar (empatadas): Cervejaria Pratinha com a embalagem da cerveja Birudô e Lohn Bier com a New Zealand Pilsner

3º lugar: WE Consultoria com a embalagem de lúpulo BWS Insumos

 

SUSTENTABILIDADE

1º lugar: Allegra e BLUE ITS com o trabalho “O Dióxido de Cloro TwinOxide como Ferramenta de Redução do Índice de Consumo de Água em Microcervejarias”

2º lugar (empatados): Cervejaria Tarantino com o trabalho “Sustentabilidade Cervejeira” e Lohn Bier com suas ações em prol do meio ambiente

 

COMUNICAÇÃO DA CULTURA DE CERVEJAS

1º lugar: Revista da Cerveja (“Registrando a evolução da cerveja brasileira”)

2º lugar: Editora Autêntica (“Cervejas Mineiras: da imigração ao copo”)

3º lugar: Farofa Magazine (site Farofa Magazine)

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

1º lugar: CIA de Brassagem Brasil (cerveja colaborativa com os vencedores da 2ª Edição do Prêmio Brasil Brau)

2º lugar: Lohn Bier (ações sociais ao longo do ano de 2018)

3º lugar: Cervejaria Tarantino (case Tarantino – ações sociais)

 

PREMIAÇÃO JÚRI POPULAR

Mestre Cervejeiro Brasileiro: Roberto Leão

Sommelier Brasileiro de Cervejas: Heitor Silva

Melhor Cervejaria: Dádiva

Melhor Fornecedor de Equipamentos: Egisa

Melhor Fornecedor de Insumos: Agraria

Durante a feira, profissionais do setor que circularam pela Brasil Brau também foram convidados a votar no Melhor Lançamento e no Estande Mais Bonito. Para o público, o ambiente mais marcante foi o da Prozyn, especializada em tecnologia de enzimas, que montou um estande com clima de bar, enquanto a LNF teve seu lúpulo Sabro eleito o melhor lançamento.

Sobre a GL events Exhibitions

A francesa GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon. A companhia está presente em 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. O grupo já realizou mais de quatro mil eventos, inclusive Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema. No Brasil, a companhia mantém escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Fonte: Brasil Brau – 21/06/2019

 

Confira a galeria de imagens abaixo: 

drinktec2017 111Mais de 76 mil visitantes - Drinktec 2017 esmaga todos os registros

• Número recorde de expositores

• A internacionalidade se expande novamente

• A plataforma de inovação e investimento mais importante do mundo

Com mais de 76 mil visitantes de mais de 170 países, a Drinktec alcançou o melhor resultado em seus 66 anos de história e superou todas as expectativas. O número de visitantes aumentou em 10.000 em relação ao evento anterior em 2013. Em particular a nível internacional, onde a Drinktec já é muito forte, a feira foi capaz de aumentar o atendimento novamente, desta vez em 12%. A proporção de visitantes de fora da Alemanha aumentou para 67%. O número de expositores aumentou para 1.749 de 80 países - também um novo recorde. Isso é principalmente atribuível à feira de tecnologia do vinho SIMEI, que foi realizada como parte da Drinktec pela primeira vez, além de um maior crescimento no número de expositores na própria Drinktec.

"Plataforma de inovação mais importante do mundo"
Em vista desses números recordes, o Dr. Reinhard Pfeiffer, vice-presidente executivo da Messe München, falou de um "resultado notável". "A Drinktec provou ser a plataforma de inovação mais importante do mundo na indústria, mas também a plataforma de investimento mais importante. A cooperação com a feira de tecnologia do vinho SIMEI é um tremendo ganho. Estou especialmente encantado que os expositores aqui no SIMEI obviamente encontraram o público internacional que eles esperavam."

"A melhor Drinktec de todos os tempos "
O veredicto de Volker Kronseder, presidente do Conselho Consultivo da Drinktec e presidente da Associação de Tecnologia de Máquinas e Bebidas da VDMA, após a feira de cinco dias também foi extremamente positivo: "Para mim, foi a melhor Drinktec de todos os tempos. Os aspectos particularmente interessantes foram que o SIMEI foi integrado na Drinktec pela primeira vez e um novo recorde para o número de expositores foi definido. Conseguimos alcançar um alto grau de internacionalidade novamente, com muitos visitantes de alto nível. Esta feira proporcionará à indústria global de bebidas e alimentos um grande impulso para os próximos quatro anos."

" Expectativas superadas "
Richard Clemens, Diretor Geral da Associação de Máquinas de Embalagem e Embalagem da VDMA, também foi entusiasmado: "Drinktec voltou a superar nossas expectativas. Estamos sobre a lua na propagação internacional e experiência dos visitantes! A Drinktec é um setter de tendências: o foco dos visitantes foi em soluções inovadoras para as aplicações do futuro."

Ernesto Abbona, presidente da Unione Italiana Vini (UIV), apresentou a seguinte conclusão para sua associação: "Estamos muito orgulhosos de que o SIMEI transcendeu suas fronteiras nacionais e, juntamente com a Drinktec, abriu a porta para a internacionalização para nossas empresas. Falei com vários dos nossos expositores nos últimos dias e todos concordaram que a feira foi um sucesso. Conseguimos abordar novos grupos-alvo do hemisfério sul que, de outra forma, provavelmente não teríamos alcançado. Como esperado, a colheita de uvas reduziu o número de vinicultores que participaram de alguns países europeus e norte-americanos."

Expositores da Drinktec: "A feira para ganhar todos"
Os expositores deram um veredicto de primeira classe da Drinktec 2017, enfatizando a importância extraordinária da feira para toda a indústria. Presidente da KHS, Prof. Dr. Ing. Matthias Niemeyer, considera a Drinktec como uma plataforma "para toda a indústria e especialistas em todo o mundo. A Drinktec oferece aos expositores condições perfeitas para exibir produtos e inovações". Christoph Klenk, CEO da KRONES, falou para muitos de seus colegas quando disse: "Em geral, a Drinktec é para a KRONES a feira para ganhar a todos. Estamos muito satisfeitos. "Na visão de Gianfranco Zoppas, presidente da SIPA, a Drinktec é o" benchmark para nossa indústria ". Estamos extremamente satisfeitos, não só com o número, mas também com a qualidade dos nossos visitantes". Dr. Rainer Brambach da EnviroChemie afirmou:

"SIMEI em Munique é um ganho"
O fato de o interesse entre os visitantes pelo vinho, o vinho espumante e bebida alcoólica duplicar (o número de menções aumentou para 17.480) foi principalmente devido à área de exibição do SIMEI. Esta primeira cooperação entre o drinktec e o SIMEI também foi avaliada positivamente pelos expositores no SIMEI. Marzio Dal Cin, presidente da Anformape (Associação Nacional de Fornecedores de Máquinas e Produtos para Vinicultura), resumiu os comentários de seus membros que exibiram o seguinte: "A impressão entre os expositores do SIMEI é muito boa para a maior parte. A presença de muitos visitantes internacionais, em particular do hemisfério sul, é um aspecto muito positivo e a razão pela qual as empresas acreditam neste projeto". Cristina Bertolaso ​​da empresa do mesmo nome expressou uma opinião similar: "SIMEI em Munique é um ganho porque nos trouxe muitos novos potenciais clientes. Estamos prontos para conquistar novos mercados". Carlo Gai, chefe da GAI, observou:" A tecnologia italiana do vinho é respeitada em todo o mundo e definitivamente devemos aproveitar a oportunidade para apresentá-la a uma grande audiência internacional".

Sucesso para óleos + gorduras - maior atendimento do segmento de alimentos líquidos
A decisão de integrar óleos + gorduras, a única feira comercial européia para a produção e processamento de óleos e gorduras vegetais e animais, na Drinktec foi um sucesso retumbante. 49 expositores de 16 países se apresentaram no Hall C1. As sinergias com a Drinktec foram principalmente na área de alimentos líquidos, onde muitas vezes máquinas e componentes similares são usados. A combinação da Drinktec a óleos + gorduras encontrou uma resposta positiva dos visitantes comerciais, como também evidenciado pelo número de visitantes do segmento de alimentos líquidos: um aumento de 8,700 para 10,700 ou 22%.

PRO FachHANDEL
A PRO FachHANDEL, feira líder de toda a indústria alemã de conveniência e bebidas especializadas, foi também realizada como parte da Drinktec 2017 pela primeira vez. Como resultado, A Drinktec forjou links com o setor de bebidas especializadas.

O melhor evento para visitantes de todo o mundo
Em particular, o número de visitantes do exterior é um testemunho do fato de que a Drinktec é um evento mundial e é justamente considerada como o cume econômico global da indústria. O número de visitantes da China foi de mais de 2.000, um aumento de 65 por cento. Isso significa que a China já ocupa o segundo lugar no ranking dos 10 principais países de origem para os visitantes - atrás da Itália, que também registrou um aumento acentuado graças ao SIMEI: cerca de 45% para 5.240 visitantes. Houve também um aumento impressionante no atendimento da América do Sul. SIMEI aparentemente ajudou a aumentar o número de visitantes da Argentina para 545 (um aumento de 165 por cento). 1.100 visitantes vieram do Brasil, um aumento de 40%. A França, igualmente uma região vitivinícola, ficou em quarto lugar este ano com 1.800 visitantes. Além da Itália, China e França.
drinktec2017
Melhores notas para o programa de apoio
Como nos anos anteriores, a Drinktec novamente ganhou aplausos extraordinários dos visitantes. Quase todos eles (97 por cento) classificaram a feira como "excelente para bom" e 96 por cento pretendem retornar em 2021. As novas áreas de exibição também caíram bem. 88 por cento dos visitantes expressaram uma opinião positiva sobre SIMEI @ drinktec e 93 por cento elogiaram a área Home & Craft. Os inúmeros eventos no programa de apoio - plataformas de rede, prêmios e conferências e fóruns - também se encontraram com uma aprovação irresistível. Cervejeiros de todo o mundo foram desenhados, por exemplo, para Place2beer, um atraente porto de escala para cervejarias em particular. Um em cada cinco cervejeiros que visitou a Drinktec veio desse segmento. O Innovation Flow Lounge, que foi criado em 2013, especialmente para os visitantes dos campos de vendas e marketing, atraiu cerca de 1,000 participantes interessados ​​de todo o mundo. O Fórum Drinktec no Hall A2 também foi atendido, registrando cerca de 1.300 visitantes.

Fonte: Drinktec.com

Brasil Brau 2017

IMG 001Principal evento da indústria cervejeira na América Latina, feira internacional de tecnologia em cerveja, fechou 14ª edição maior e mais movimentada

Brasil Brau – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, realizada de 26 a 28 de julho em São Paulo, encerrou a edição deste ano com números animadores para o mercado, recebendo um público de 5.942 profissionais, 31% maior que a edição de 2015.

A feira foi realizada pela Fagga l GL Events Exhibitions, anteriormente promotora de eventos, mas que assumiu 100% a propriedade das marcas Brasil Brau e Degusta Beer & Food.

O número de expositores de 2017 manteve-se estável em relação a 2015, mas a área ocupada pelos estandes foi 25% maior. Com 73 expositores, a feira teve participação de outros nove países além do Brasil, como: Alemanha, China, Estados Unidos e Argentina. Das marcas presentes, 58% foram de maquinário e equipamentos e 10%, matérias-primas.

A Brasil Brau 2017 mostrou que as expectativas foram superadas, realizadores e expositores notaram mais interesse do público que veio com o objetivo de investir. A feira também vem melhorando o direcionamento do público, pois com o aumento do número de microcervejarias, abriram-se portas para contato com novos clientes.

A grande diversidade de expositores permitiu aos visitantes e as cervejarias conhecerem novos produtos, tecnologias e fornecedores. Vejamos a seguir um breve resumo das novidades dos produtos e serviços apresentados pelos expositores:

  • Agavic: barris de chope, tanques de sanitização.
  • Andritz Separation: separação mecânica e térmica de sólidos e líquidos e de automação.
  • Aqcua Mineira: embalagens de vidro, tampas, copos, growlers etc.
  • Bravo Brew – Bravo! Machine: máquina cervejeira com capacidade de até 15 litros.
  • Beer Jet Brasil: chopeiras automáticas.
  • CCD Etiquetas: rótulos para cervejas.
  • Cerâmica São Luiz: pisos industriais indicados para ambientes de alta agressividade.
  • CFT Beverage: equipamentos de sistema de enxágue, enchimento e seladora de contra-pressão desenhado para garrafas de vidro. Sistema de enchimento e seladora específico para latas.
  • D Container – D Smart Brew: Uma nano fábrica de cerveja artesanal de 10 m², desenvolvida com equipamentos da fabricante EGISA. Com capacidade de produção inicial de 1.200 litros/mês, expansível para até 3.600 litros/mês.
  • EMEC: equipamentos de controle para tratamento de água e gerenciamento de dosagem de produtos.
  • Escola Superior de Cerveja e Malte: instituição de ensino superior focada exclusivamente no setor de bebidas.
  • Eureka: insumos cervejeiros.
  • Fluxos Distribuidora: barris, chopeiras, cilindros, conexões de engate rápido plásticos, torneiras, válvulas extratoras e reguladoras
  • Glassral Vidro Design: personalização de copos e garrafas.
  • Graphic Packaging: embalagens para latas e garrafas.
  • Gel Chopp: pré-resfriadores, chopeiras;
  • Hiper Centrifugation: centro tecnológico especializado em centrífugas industriais.
  • IRUAM: máquinas e equipamentos para microcervejarias, soluções em aço inox
  • KHS: tecnologia de envase e limpeza para barris.
  • Kinox: equipamentos em aço inox para microcervejarias.
  • LNF: lúpulo, leveduras e enzimas para cerveja.
  • Maqmundi: solução em rotuladoras.
  • MCA Braumeister: equipamento compacto Speidel Braumeister: brassagem, clarificação, fervura e resfriamento, tudo em um só equipamento.
  • Mc Pack: Nitrobeer – dosagem de nitrogênio líquido em garrafas e latas de cerveja.
  • Mec Bier: fabricante de equipamentos e acessórios para produção de cervejas artesanais.
  • MEMO: chopeiras a gelo, chopeiras elétricas, torres, cervejeira, pré-resfriadores
  • Neuheit&Bier: marca da empresa Easylogix, equipamentos diferenciados para pequenos produtores caseiros, até grandes e sofisticados equipamentos para microcervejarias.
  • Palenox: equipamentos para qualquer tamanho de produção em microcervejarias. Novidade: sistema de aquecimento que proporciona a economia de energia em uma brassagem de 500 litros de até 54%.
  • Petainer: Barril linestar – design ergonômico, fácil de empilhar e confortável para manusear
  • Pentair: filtros e elementos filtrantes, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de CO2.
  • Premier Pack: garrafas exclusivas, acessórios, decoração em garrafas, barris de carvalho.
  • Prozyn: fornecedora de ingredientes biológicos - enzimas.
  • REMAN: reguladores de pressão e acessórios para cilindro de CO2 e mistura.
  • Santorini: chopeiras e equipamentos.
  • SAUMEC: equipamentos para envase e enxague de garrafas de vidro.
  • TECDEN: análises laboratoriais cervejeiras
  • Theodosio Randon: sistemas de refrigeração, projetos de engenharia, brassagem, tanques de fermentação e maturação.
  • Verallia: embalagens de vidro.
  • WE Consultoria: insumos para cervejarias - maltes, lúpulos, fermentos.

15º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira

O congresso atraiu um público 21% maior nesta edição. Com curadoria técnica de Cilene Saorin, o fórum é pioneiro na realização de debates científicos e tecnológicos no país neste setor, realizado desde 1988. Para definir os temas dos debates de 2017, foi realizada pela primeira vez uma consulta pública a 500 profissionais do setor. O congresso teve patrocínio da Agrária e McPack.

Prêmios

Após um intervalo de quatro anos desde o primeiro Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, a Brasil Brau abraça o desafio de instigar o segmento a prestar mais atenção na importância da gestão, comunicação, sustentabilidade e responsabilidade social.

Design de Embalagens

1° lugar: Perro Libre (RS), com a cerveja 803 Black Rye IPA, dedicada ao Dia Internacional da Mulher.

2° lugar: Baumhardt Bier

3° lugar: Cervejaria Farrapos

Comunicação da cultura cervejeira

1° lugar: Revista da Cerveja (A consolidação de um projeto)

2° lugar: Belgo Bekaert Arames (Brasil Beer)

3° lugar: Acerva Paranaense (Boletim Informativo da Acerva Paranaense).

Sustentabilidade 

1° lugar: Lohn Bier (Boas práticas geram boas vibrações)

2º lugar: Cervejaria Pratinha (Energia Solar e fotobiorreator de algas)

3º lugar: My Growler (Ressignificação de produto para a sustentabilidade).

A categoria de Responsabilidade Social causou polêmica na premiação, pois recebeu apenas uma inscrição. “Ficamos bastante surpresos que um mercado que cresce em média 20% ao ano não tenha pessoas investindo neste assunto”, provocou Cilene Saorin. “Mas fazemos questão de manter este desafio em pauta e nos próximos prêmios nossa missão é instingar e engajar”, completa. O vencedor foi o trabalho Sentimentos de Brasilidade da Cia de Brassagem do Brasil (CBB). Segundo Alessandro Pisa, sócio da marca, “o projeto é ter uma cerveja em homenagem a cada animal em extinção e reverter a renda para instituições que cuidem desses animais”.

Durante a feira, profissionais do setor que circularam pela Brasil Brau durante os três dias foram convidados a votar no Melhor Lançamento apresentado na feira e também no Estande Mais Bonito. Para o público, o ambiente mais marcante foi o da Agrária, enquanto as soluções de filtro de água para indústrias, da fabricante alemã Bollfilter impressionaram pela inovação, perspectiva de economia de recursos e também benefícios ambientais.

Brasil Brau 2019 

A próxima edição da feira já está lançada. A Brasil Brau 2019 será de 28 a 30 de maio no São Paulo Expo. “Tivemos 30% de renovação dos expositores deste ano e decidimos trabalhar com um escopo mais abrangente a partir da próxima. Queremos oferecer uma plataforma que cubra todas as etapas, do desenvolvimento do produto e concepção do líquido, até a entrega da cerveja ao consumidor final. Isso significa que além dos equipamentos e soluções de produção, queremos uma gama maior de fornecedores com soluções para envase, embalagem, armazenamento, logística, distribuição, serviços e comunicação para pontos de venda, por exemplo”, anuncia Luana Cloper, Business Manager da Brasil Brau / Fagga.
 

Mobilização do setor 

A Brasil Brau abriu suas portas para sediar a reunião oficial da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) para eleger sua nova diretoria.  A nova gestão será presidida por Carlo Giovanni Lapolli, da cervejaria Itajahy, de Santa Catarina, que assume disposta a implantar processos para facilitar a adesão de novos membros e criar estratégias para envolver diferentes regiões do país nas reivindicações do órgão.

Degusta Beer & Food

Cervejarias e marcas ligadas à produção e serviço da cerveja também foram destaque no Degusta Beer & Food, que aconteceu paralelamente à Brasil Brau, de 26 a 29 de julho. Os números chegaram a 5.357 amantes da cerveja presentes, 7 estados brasileiros representados, 52 expositores com cerca de 600 rótulos nacionais e internacionais que puderam ser degustados. Além de conferir lançamentos e criações direto dos produtores, os participantes puderam participar de palestras e workshops.

Durante 4 dias, os visitantes do festival tiveram acesso a 600 rótulos nacionais e internacionais, música, gastronomia e palestras no Auditório.

A novidade nesta edição do Degusta foi a inovadora Sala de Brassagem com quatro cervejarias produzindo receitas ao vivo, aberta à interação com o público. A Sinnatrah Cervejaria-Escola, foi parceira da iniciativa ao lado da Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA), a MCA Equipamentos – cedeu o equipamento – e a Agrária, forneceu as matérias-primas.

Confira alguns destaques:

Edições limitadas

Algumas cervejarias e importadores levaram ao Degusta Beer receitas sazonais que são produzidas em pequena quantidade ou guardaram algum rótulo especial para ter um diferencial no evento. A belga Heritage, por exemplo, estava no stand da Brugse Zot e Straffe Hendrik, que importa o rótulo com exclusividade e tinha as últimas quatro garrafas disponíveis do Brasil (a R$ 270). A cervejaria Landel apresentou um barril da English Strong Ale Uinston, assim como a Barco Brewers, que levou a Viúva Negra – uma sazonal de inverno safrada. Outras sazonais que estavam à venda eram a Weizenbock da Schneider Weisse que só é produzida para o Natal e a 1824 Imigração Coffee Stout.

Lançamentos

Expositores como a Eisenbahn, Sud, Ashby, Hausen e Meara aproveitaram a feira para apresentar novos rótulos ao público. A catarinense Eisenbahn serviu o chope da German, comemorativa pelo 15º aniversário da marca. A Sud, de Bento Gonçalves (RS) destacou as novíssimas Vienna Lager e Barley Wine.  A Ashby, de São Paulo, trouxe três tipos de cerveja em lata (American Pilsen, Weiss e IPA). A Hausen lançou uma Imperial Schwarzbier e a importadora Meara apostou na Zlato Prazske (República Tcheca) e na Stammagast (Alemanha).

Inusitadas

  • Poção de Bruxa - com abóbora (Mestre das Poções)

  • Poção dos Gnomos – com gengibre (Mestre das Poções)

  • Red IPA com Hibisco (Doktor Brau)

  • Double IPA com Lichia (Doktor Brau)

  • Chope de Amarulla (Colina)

  • Don Capo – Brown Porter com baunilha (Quinta do Malte)

  • Witbier do cantor Falcão feita com caju (Votus)

  • Carvoeira - filtrada em uma camada de funghi seco e cumaru (Lohn)

  • Catarina Sour - com jabuticaba (Lohn)

  • Thai - Weiss com gengibre (Barco Brewers)

  • Cerveja para cachorro (Dog Beer)

  • Fruit beer sazonal - com uva, feita para a festa da uva em Jundiaí (Bier Nards)

  • Saison com manjericão sazonal (Madalena)

  • Cerveja de aveia com mel (Noi)

  • Cerveja com toque de limão siciliano e coentro (Noi)

  • Tangerstein – com Capim limão com cardamomo (Landel)

  • Amor de Jandira - Saison com anis estrelado e hibisco (pré-lançamento Landel)

  • Salapa – com salada de fruta – em lata (Júpiter)

  • Rauchbier defumada com fumaça de carvalho (Aecht Schlenkerla Rauchbier Eiche)


Sobre a Fagga | GL events Exhibitions

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL Events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL Events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL Events, a Fagga soma meio século de experiência.

Para mais informações acesse: www.brasilbrau.com.br /www.degustabeerandfood.com.br

Fontes: Fagga
Release – Denibloch por Luciana Ribeiro

Confira a galeria de imagens abaixo:

Brasil Brau 2015

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Realizados simultaneamente entre os dias 15 e 18 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo, o Degusta Beer & Food, evento voltado para os amantes da cultura cervejeira, e a feira bienal Brasil Brau - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja -  destinada aos profissionais de área, registraram público recorde com cerca de 13 mil visitantes e marcaram o encontro como um dos mais importantes eventos cervejeiros do País.

“É importante destacar o crescimento desse evento. Há três edições estávamos dentro de um Shopping Center e hoje ocupamos uma área de cerca de 10.000 m2 e contamos com mais de 300 marcas em exposição”, diz Victor Montenegro, diretor de negócios da Fagga | GL Events Exhibitions, organizadora e realizadora do evento em parceria com a COBRACEM (Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte).

No espaço destinado aos expositores da Brasil Brau, circularam profissionais do mercado cervejeiro que verificaram, em primeira mão, as novidades em equipamentos, ingredientes e acessórios. “A Brasil Brau é a referência, uma vitrine para mostrarmos os nossos produtos para quem faz cerveja no país”, disse Márcio de Mattos, 42 anos, da empresa Águia Beer by Finox, que pela segunda vez participa da feira.

A Brasil Brau reforçou a imagem de expansão do mercado cervejeiro e contou com a participação de expositores do Brasil, China, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Rússia e Colômbia que trouxeram novidades em equipamentos, insumos e acessórios para o segmento cervejeiro, que registrou 20% de crescimento em 2015.

A grande diversidade de expositores permitiu aos visitantes e as cervejarias conhecerem novos produtos, tecnologias e fornecedores. Vejamos a seguir um breve resumo das novidades dos produtos e serviços apresentados pelos expositores:

  • AEB: Coadjuvantes de filtração, antiespumantes para fermentação, produtos e sistemas para higienização, estabilizantes, entre outros.
  • Acqua Prime: Soluções na área ambiental e utilidades industriais, serviços de operação e manutenção industrial, equipamentos e produtos para tratamento de efluentes, água e reuso de água, filtração de cerveja.
  • Agrária: Malte pilsen, maltes especiais, lúpulos, fermentos.
  • Agavic: Fabricante de barris em aço inox para a indústria cervejeira.
  • CCD: Etiquetas e rótulos adesivos, impressão flexográfica.
  • Döhler: Produtor global de ingredientes naturais, sistemas de ingredientes e soluções integradas. Amplo portfólio que engloba mosto cervejeiro concentrado, corante à base de malte, extratos de lúpulo, etc.
  • EGISA: Equipamentos para cervejarias, desde a estocagem até o envase.
  • Engarrafador Moderno: Revista de Negócios e Tecnologia em Bebidas.
  • GEA: Centrífugas, separadores, decanters, componentes para instalação industrial sanitária, etc.
  • Globalfood: Antioxidantes e extratos de malte e linha de enzimas.
  • Grupo Batarra: Equipamentos de refrigeração como chopeiras elétricas, pré-resfriadores e acessórios.
  • INBARCO: Lúpulo esloveno Styrian
  • Inox Rodrigues: Equipamentos para microcervejarias e produtos em aço inox em geral.
  • IPABRAS: Especialista em sistemas de tratamento de água por osmose reversa, filtração e ozônio.
  • Kepler Weber: Fornecimento de unidades completas para recepção, processamento e armazenagem de cevada e malte.
  • LNF: Lúpulos e leveduras.
  • MCA Equipamentos: Importação e vendas de equipamentos para cervejarias e homebrewers.
  • MEMO: Fabricante de chopeiras e equipamentos para refrigeração e extração de chope.
  • Palenox: Desenvolvimento, projeto, e fabricação de equipamentos para microcervejarias e assistência técnica para o processo de produção.
  • PEGAS: Dispensa rápida, livre de espuma, de bebidas espumosas a partir de barris.
  • Profil Lúpulo: Representante comercial da empresa eslovena Hmezad, especializada em venda de lúpulo.
  • Prozyn: Especialista em soluções enzimáticas e aplicação de bio ingredientes.
  • Realli: Insumos cervejeiros. Importa malte e lúpulo cultivados na Europa e EUA.
  • SAUMEC: Soluções de envase, automação e processos produtivos das indústrias de bebidas, etc.
  • Vogler Ingredients: Corantes, leveduras, lúpulos, enzimas, etc.

 

Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia

A feira acolheu ainda o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia, que contou com 12 palestras ministradas por renomados especialistas e profissionais do mercado cervejeiro nacional e internacional, que explanaram sobre os temas centrais: matérias primas, leveduras, processos e gestão.  

O início das atividades ficou a cargo de Cilene Saorin, curadora do evento e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (COBRACEM) que apresentou a alemã Petra Westphal, da Drinktec - a maior feira voltada para o trade de bebidas do mundo. A alemã ministrou palestra sobre a feira internacional e comemorou a parceria com a Brasil Brau. “A nossa conexão com o Brasil vai render negócios e um intercâmbio que será um bom beneficio para ambos”, explica Westphal.

Degusta Beer & Food

Durante os quatro dias, os visitantes puderam degustar mais de 400 rótulos trazidos por importadoras e cervejarias artesanais, conhecer as novidades em equipamentos, insumos e acessórios e participaram de 24 atividades como palestras, mesas-redondas, fóruns sobre o mercado cervejeiro além de assistir a final do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas, que aconteceu pela primeira vez no Brasil.

Durante o evento, o público pôde se divertir em mesas de sinuca, pebolim, curtir pocket show de jazz e conhecer o processo de produção e degustar os rótulos oferecidos por cervejarias e importadoras como as Cervejarias Saint Bier e Lohn (Santa Catarina), Coruja (Porto Alegre), Cervejarias Noi e Donna (Rio de Janeiro) e as paulistas, Dama, Cervejaria Nacional, Cervejaria Suméria e Colorado entre outras. Para garantir a atenção dos visitantes, algumas cervejarias criaram ações diferenciadas em seus estandes, a exemplo da Cervejaria Mea Culpa, de Cotia (SP) que levou um confessionário para o público contar os pecados a um padre, que determinava qual estilo de cerveja da marca (Gula, Vaidade ou Ira) que mais combinava com o pecador.

Nos encontros realizados no Palco Degusta foram oferecidos ao público cerca de 4.200 degustações. O local ainda recebeu a final do IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas, idealizado e organizado pela Doemens Akademie GmbH e realizado pela primeira vez no Brasil.  O público pôde acompanhar o desempenho dos finalistas André Soares Rodrigues e Rodrigo Sawamura (Brasil), Frank Lucas e Irina Zimmermann (Alemanha), Riva Simonmattia (Itália) e Rogério Bruger (Suíça) que tinham a missão de apresentar uma cerveja com todos os detalhes técnicos e mostrar bastante desenvoltura para convencer os jurados. O vencedor foi o italiano Riva Simonmattia, que levantou o caneco no jantar oferecido no Brace Bar & Griglia, no Eataly.

O Degusta Beer & Food, realizado pela Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Associação Cobracem) e promovido e organizado pela Fagga | GL Events Exhibitions, é voltado ao consumidor final de cervejas especiais.

Fonte: Brasil Brau - 18/07/2015

Confira a galeria de imagens abaixo:

Release - Degustação cerveja VOTUS 01/2015

Nova cervejaria artesanal no mercado realiza degustação no Empório Alto de Pinheiros

Quatro rótulos foram apresentados à imprensa especializada

LogoVotus

Chega ao efervescente mercado cervejeiro brasileiro a Votus, uma nova cervejaria artesanal instalada na cidade de Diadema (região metropolitana de São Paulo).

O nome VOTUS vem do latim, que em português significa VOTO, no sentido de que todos podemos, e devemos, manifestar nossa opinião pessoal sobre algo ou alguém, dando o seu voto.

A Votus traz, a princípio, seis rótulos e uma nova – e audaciosa – proposta: aproximar o público leigo do universo das cervejas especiais, mas sem deixar de impressionar os já apreciadores. Levando em conta essa proposta, toda a comunicação visual da marca visa facilitar a identificação de suas cervejas, usando, por exemplo, a nomenclatura feita por números. As especificações de cor, aroma e sabor também aparecem identificadas em destaque no próprio rótulo, para auxiliar na escolha. Peça a sua cerveja Votus pelo número!

Com as cervejas já adentrando o mercado paulista, foi realizada na última segunda-feira, dia 26 de janeiro, uma degustação e a apresentação oficial à imprensa de 04 de seus 06 rótulos: Doppelbock, Brown Ale, Weiss e Pilsen.

Além dos integrantes da equipe - Flávio Athayde, Alex Holanda, Lucas Tatani, Thiago Reis Oliveira e Gabriel Fraga, e o mestre cervejeiro Matthias Rembert Reinold, responsável pela implantação do projeto e elaboração de 03 cervejas, estavam presentes nesse primeiro momento Ney Ayres – da Revista Sax e site Watermag, Luis Celso Jr. – Bar do Celso, Kike Martins da Costa – Revista 29 Horas, Bruno Kono – site IG, André Clemente – Revista Prazeres da Mesa, Luiza Emrich – Top Magazine, Lara Miller e Fernanda Fucella – Cool Magazine.

 

» No Facebook do "Bar do Celso", Luis Celso Jr publicou sobre as cervejas:

"Uma German Pilsner de suave amargor e bem maltada; uma Weissbier bem frutadinha; uma Brown Ale com caramelo e toffee pronunciados; e uma Doppelbock com 8,5% de álcool bem inserido e equilibrada. Cervejas bem corretas e de ótimo drinkability! Vale a pena!"

» Bruno Kono, da seção "Mundo Masculino" do Portal IG fez a matéria:

"Amigos se juntam e criam cervejaria: "Sem estudo, fecha em um ou dois anos".

 

Descrição dos 6 rótulos iniciais da nova cervejaria:

VOTUS 001 – American IPA: Uma cerveja com intenso amargor, com aromas que remetem a frutas cítricas e florais.

VOTUS 002 – Belgian Trippel: As principais características dessa cerveja são suas notas cítricas e condimentadas, além de ser bastante refrescante.

VOTUS 003 – Doppelbock: Uma bock sem extremo dulçor, porém com extremo álcool. São perceptíveis alguns sabores torrados, de chocolate amargo e café.

VOTUS 004 – Brown Ale: O aroma e sabor dessa cerveja apresenta toques de caramelo, amêndoas e chocolate amargo, com um final adocicado, torrado e seco. É uma cerveja leve e refrescante.

VOTUS 005 – Weiss: Uma cerveja de trigo bem refrescante, devido a sua alta carbonatação. Banana e cravo são perceptíveis no aroma.

VOTUS 006 – Pilsen: Uma cerveja refrescante, caracterizada pela leveza de aroma e sabor.

 

Por: Tatiana Catarina Reinold

Redação CERVESIA - www.cervesia.com.br

com informações da DeFatho – Comunicação

28/01/2015

 

Confira abaixo a galeria de imagens do Evento...

 

CervexpoCervexpo reúne comitivas internacionais em Bebedouro

A 4ª Cervexpo reuniu diversas comitivas internacionais, entre os dias 25 e 27 de julho, no Salão de Convenções do Hotel Plaza Shopping.

O evento contou com representantes de clubes de países como Dinamarca, Polônia, Suécia, Áustria, Paraguai, Peru, Argentina, além de representantes de diversas estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Blumenau, entre outros.

Durante a 4ª Cervexpo, os representantes das comitivas participaram de leilão, venda e troca de artigos de artigos cervejeiros como rótulos e bolachas de chopp.

A Cervexpo surgiu por iniciativa de alguns clubes de colecionadores com o objetivo de reunir pessoas de várias partes da América Latina. O evento é realizado a cada dois anos e já passou por Porto Alegre, em 2008, Rosário (Argentina), em 2010, Viña Del Mar (Chile), em 2012, e este ano em Bebedouro. A próxima edição está prevista para acontecer em 2016, em Lima, no Peru.

Fonte: Prefeitura de Bebedouro

Por: Assessoria Municipal de Imprensa

Imagens cedidas pela Liga Brasil

 

degustaRelease - Degusta Beer & Food 2014

As palestras, fóruns e degustações gratuitas fizeram a alegria dos participantes nesses 3 dias de evento. Os interessados em conhecer mais sobre a fabricação artesanal de cerveja encheram o auditório, o stand da Acerva Brasil e os stands das mais de 20 microcervejarias que marcaram presença no evento. Tudo isso incluindo um belo prato de comida para a mais saborosa harmonização. Degusta2014 Micros02

Realizado pela Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem) e organizado pela Fagga | GL events Exhibitions, o evento ocupou 5 mil m² do Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, do dia 1º de agosto até 3 de agosto. A iniciativa nasceu como "Degusta Beer" dentro da Brasil Brau – bienal de cerveja voltada para tecnologia e negócios do setor – e a partir de 2014, incorpora o conceito & Food e ganha evento próprio com edições anuais.

Várias microcervejarias, principalmente, da região sul do país e dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, estiveram presentes mostrando ao público sua grande variedade de cervejas e os lançamentos tanto dos tipos clássicos, inspiradas nas escolas cervejeiras tradicionais, como estilos mais inusitados.

Destaque para a novidade da Insana: A cerveja "Pinhão Barley Wine", que homenageia o estado do Paraná e traz aromas doces e amadeirados com uma leve lembrança de pinhão cozido, com 8,5% de álcool. Sendo ótima para acompanhar carnes vermelhas, ensopados e pratos a base de pinhão.

Presente também a cerveja "Tânger" da Júpiter - uma Witbier elaborada com raspas de tangerina e especiarias. Uma cerveja leve com 4% de álcool que harmoniza com frutos do mar, aves e saladas.

No stand da Mistura Clássica a novidade foi a "Burn Baby Burn" - uma Smoked Porter, de aroma defumado e sabores tostados, que estará disponível nas lojas a partir de 12 de agosto.

A cerveja "Pecado" da mais nova microcervejaria de Gramado (RS): a Gram Bier – Cervejas Especiais, também veio para ser lançada na feira. Trata-se de uma Belgian Blond Ale com aroma frutado e sabor levemente adocicado, com 6% de álcool, e que teve uma ótima aceitação por parte dos participantes do evento.

Agora todos já sabem que cada tipo de comida tem uma cerveja que combina perfeitamente com ela. Deguste!

E não esqueça: "Beba menos, beba melhor".

Por: Tatiana Catarina Reinold

Redação CERVESIA - www.cervesia.com.br

 

Confira abaixo a galeria de imagens da feira...

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