Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Especialista explica quais cuidados tomar ao produzir cerveja de modo artesanal e em casa

Após quatro mortes por intoxicação de dietilenoglicol confirmadas e mais 21 casos suspeitos, possivelmente causados por ingestão de cervejas artesanais da Backer, o assunto está em alta. A arte de brassar cerveja já havia sido difundida entre os brasileiros e algumas pessoas fazem o processo em casa. Porém alguns cuidados são extremamente necessários para que se produza uma cerveja de qualidade para o consumo e livre de contaminação.

Quem passa as dicas é o paranaense Fausto de Miranda, sócio-diretor da Biertek, fabricante do Izzibeer: um fermentador para produção caseira de bebidas fermentadas que evita contaminações.

AMBIENTE E EQUIPAMENTOS

O primeiro passo é manter o ambiente e os equipamentos limpos e higienizados. Qualquer interferência externa pode contaminar a cerveja já no início da produção, causando desde um sabor diferente ou um produto que fará mal a quem consumir. Ao final de cada produção, garanta que tudo foi limpo com extremo cuidado.

CONTATO

Outro ponto importante é minimizar o contato da cerveja com o oxigênio. Isso evita a oxidação da cerveja, processo que interfere no sabor, tempo de validade do produto e pode ser um meio de cultivo para bactérias.

FERMENTADOR

Para que esse contato seja evitado, é necessário o uso de um bom fermentador. Um que mantenha a cerveja isolada do ambiente externo durante todas as etapas de sua produção é primordial. O Izzibeer, por exemplo, possui uma tampa com conexões que permitem manuseio da bebida durante o processo de fermentação sem a sua abertura total, evitando contaminações. Estas conexões são destinadas à introdução de gás CO2, de sonda termométrica para controle de temperatura e volume, e válvula para a retirada da bebida sem contato com os resíduos que comumente se formam no fundo do fermentador. "O ideal é que o produtor produza e envase sua cerveja com contato quase nulo com o oxigênio” diz Fausto.

PRODUTOS CERTIFICADOS

Todo o cuidado é necessário ao brassar cerveja de maneira artesanal e caseira. Muito pior do que estragar o sabor de sua cerveja, um produto contaminado pode trazer sérios danos à saúde. Por isso, procure sempre produtos certificados e de qualidade comprovada e siga todos os procedimentos para que sua cerveja tenha uma ótima qualidade.

 

Fonte: JM Online – 23/01/2020

guia fornecedores