Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

cerveja artesanal 2cabecas repense cerveja 2020 feijoada pudim 1200x675

Cervejaria 2Cabeças leva conceito do festival Repense Cerveja para latas usando feijoada e pudim para inspirar cervejas.

A cervejaria 2Cabeças é reconhecida como uma das grandes influenciadoras da disseminação de cervejarias ciganas pelo Brasil, por ter buscado explorar esse modelo de negócios quando ainda era pouco conhecido e explorado pelo país.

Para além disso, a 2Cabeças é também bastante lembrada por ter ajudado a puxar os limites sobre o conceito do que é cerveja para o público, – a marca lançou a primeira Black IPA do Brasil – algo que ganhou maior impacto através da criação do festival Repense Cerveja em 2015.

Durante um período recente, onde o Repense Cerveja estava sendo “repensado”, o cenário se tornou ainda mais complexo com a chegada da pandemia que afastou a possibilidade de realização de festivais.

Uma solução encontrada foi transferir o espírito do Repense através da produção de uma série de cervejas em lata que recriassem a atmosfera da ideia por trás do festival que simboliza bem o conceito da marca 2Cabeças.

O Repense Cerveja sempre se propôs a além de reunir um público curioso sobre cervejas artesanais, – algo em si que já é uma nova cultura a parte criada por esse nicho de mercado – oferecer a este público uma série de cervejas cujo a produção desperta uma curiosidade relacionada a sabor e aromas devido a utilização de ingredientes inusitados como molho de tomate e água de coco, entre alguns dos exemplos

Outro fator de destaque do festival sempre foi o de comunicar o espírito de colaboração – outra marca construída dentro do mercado de artesanais – pois uma grande parte destas cervejas experimentais tiveram seu conceito elaborado através da participação de outras cervejarias ou negócios de outro segmento.

“Acho que o festival sintetiza a busca da 2Cabeças. Foco na cerveja, na criatividade, na brasilidade e na coletividade. Esses sempre foram pontos importantes para a gente e eles são a base do Repense” analisou Bernardo Couto, sócio da cervejaria e idealizador do evento.

Na sua versão 2020 o Repense se dedicou a traduzir tudo isso para cervejas em lata. Nesta missão produziram uma série de cervejas inspiradas na culinária brasileira (exceto por uma internacional) e as criações passam por feijoada, colaboração com as cervejarias Invicta e Urbana, pudim, colaboração a cervejaria Tábuas de Campinas (SP), arroz doce colaboração, com a BR Brew de Sertãozinho (SP), batida de maracujá, colaboração com o bar Brewteco do Rio de Janeiro, bolinho com café, colaboração com a cervejaria Landel de Campinas (SP).

Além destas, a série também conta com a inspiração num prato internacional, o doce europeu apfelstrudel, em colaboração com a cervejaria alemã Ale Mania, uma das pioneiras das microcervejarias artesanais no país.

“A ideia foi trazer para a cerveja sabores muito familiares na nossa gastronomia regional, como arroz doce ou pudim. E, claro, inserindo os ingredientes de uma maneira que saísse uma boa cerveja no copo das pessoas, que é o mais importante. Ainda tivemos a oportunidade de fazer mais uma colaborativa internacional, e desenvolvemos uma cerveja inspirada no delicioso Apfelstrudel, um bônus nesta busca nacional.”, contou Bernardo.

Eventos são um meio para cervejarias amplificarem sua comunicação

O mundo das cervejas artesanais oferece oportunidade para explorar a produção criativa de infinitas maneiras, porém todo esse trabalho não ganha o devido valor caso o público não seja comunicado através meios eficientes.

Nisso, eventos próprios são uma ferramenta interessante para tentar chegar ao público de mostrando outras dimensões dos valores que uma marca possui e que não ganham tanta repercussão em outras formas de comunicação

No caso do Repense Cerveja isso ajudou a 2Cabeças a transmitir o espírito de coletividade e criatividade que a cervejaria busca “O Repense Cerveja é uma forma de amplificar essa mensagem. A cervejaria precisou repensar o evento para conseguir realizá-lo no atual cenário”.

A utilização da culinária brasileira como norteadora do conceito para 2020 adicionou mais uma camada de criatividade ao explorar o imaginário que as pessoas já possuem em relação a comida e trazê-los para um formato novo destacando riquezas de sabores reconhecidos como parte da nossa cultura.

Eventos são um grande construtor de memórias para o público que passam a relacionar os momentos passados no mesmo com as marcas envolvidas com o mesmo e, no caso de lembranças positivas, se tornam uma forma de conexão mais orgânica com o público algo que deu uma dimensão própria para o fenômeno das cervejas artesanais que ocorre pelo mundo inteiro.

Dentro das restrições atuais a criatividade tem sido a arma para que esta conexão permaneça e a da 2Cabeças foi levá-lo para dentro de uma embalagem que estão à venda no canal online da cervejaria Invicta

Conheça mais sobre as cervejas do Repense Cerveja 2020 nos detalhes abaixo:

Feijoada 

2cabeças + Invicta + Urbana 

Rauchdoppelmärzen com feijão, arroz, pimenta e sal / 8% de álcool / 30 IBU 

Uma das maiores iguarias brasileiras virou cerveja. Criada para edição de 2020 do Repense Cerveja, esta lager foi produzida com arroz, feijão, sal, pimenta e muito malte defumado, buscando trazer para o copo a experiência de uma deliciosa feijoada. O desafio da receita e do processo, criados pelos cervejeiros da Invicta, 2cabeças e Urbana, foi inserir todos estes elementos em harmonia para criar uma cerveja deliciosamente insana. A Feijoada é uma lager complexa, intensa, defumada e levemente salgada, com a coloração que remete ao prato e um leve toque final de pimenta. E aí, ficou curioso para provar? 

Bolinho com café 

2cabeças + Cervejaria Landel 

Vienna Lager com café e laranja / 5.5% de álcool / 25 IBU 

A melhor pedida para o meio da tarde foi a inspiração para esta receita criada pela 2cabeças e pela Landel, para o Repense Cerveja 2020. Tendo como base uma Vienna Lager, típico estilo da escola germânica, a receita ainda levou laranja e café de torra clara, trazendo a combinação da tosta e frutado do café com um leve e convidativo aroma de laranja. Como corpo leve, coloração alaranjada e alto drinkability, ela harmoniza com uma boa prosa. 

Pudim 

2cabeças + Tábuas Cervejaria

American wheatwine com caramelo e cumaru / 8.5% de álcool / 35 IBU 

Com ou sem furinho? Esta discussão, a 2cabeças e Tábuas deixam para os memes de internet. Esta potente American Wheatwine, desenvolvida para o Repense Cerveja 2020, recriou uma das sobremesas preferidas do nosso país, o pudim de leite. A grande quantidade de trigo da receita serviu para adicionar um corpo intenso e macio à cerveja, que ainda teve adição de caramelo e cumaru, a baunilha da Amazônia, proporcionando um aroma que lembra casa de vó. É para comer de colher, só não pode vacilar na hora de desenformar.

Roiz Doce 

2cabeças + BR Brew Cervejaria

Pastry Sour com canela / IBU 8 / 6.4% álcool 

BR Brew e 2cabeças trouxeram para o Repense 2020 um dos doces mais clássicos das nossas festas juninas. O arroz doce, ou “roiz doce” como se fala no interior de São Paulo, virou uma Pastry Sour com jeitinho caipira. Feita com malte de cevada e de trigo, além de arroz, aveia em flocos e lactose, o resultado é uma cerveja extremamente clara e turva. O dulçor da lactose se combina à acidez da cerveja, que ainda levou um toque de canela como pede a iguaria. 

Batida de Maracujá 

2cabeças + Brewteco 

NE APA com dry hopping de Azacca e Mosaic, e adição de maracujá e baunilha / 5% de álcool / 35 IBU 

Uma das bebidas mais clássicas dos botecos cariocas virou cerveja na edição 2020 do Repense Cerveja. 2cabeças e Brewteco desenvolveram uma sedosa, turva e aromática NE APA, com doses generosas dos lúpulos Azacca e Citra, trazendo uma caraterística marcante de frutas amarelas e cítricas. Para finalizar, ela ainda levou polpa de maracujá e um leve toque de baunilha, potencializando o aroma da Batida de Maracujá. 

Apfelstrudel 

2cabeças + Ale Mania (Alemanha) 

Dubbel com maçã, canela e passas / 6.6% de álcool / 15 IBU 

A presença internacional do Repense 2020 ficou com a alemã Ale Mania, que junto com a 2cabeças desenvolveu um tradicional doce europeu, o Apfelstrudel. Do país vizinho veio a inspiração para o estilo base. Esta Belgian Dubbel, de coloração âmbar, tem como característica um leve sabor maltado e caramelado, combinado com o condimentado do fermento e com notas de frutas secas. Para remeter ainda mais ao perfil aromático da sobremesa, foram adicionadas canela e maçã desidratada no final da fervura.

 

Fonte: Catalisi – 26/11/2020

guia fornecedores