Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

braille 1 e1542291677233

Novo rótulo da Doktor Bräu e da Tribal atende a um aspecto social importante ao incluir o sistema de leitura tátil

Já se foi o tempo em que uma cerveja conquistava o público meramente pelo efeito provocado no paladar do consumidor. Com o aumento da concorrência pelas diversas opções ofertadas pelo mercado em expansão das artesanais, os fabricantes vêm apostando em ações inovadoras para conquistar um espaço que vai muito além dos sabores variados.

Isso se confirma pelas novidades apresentadas pela Noi e também por um rótulo colaborativo desenvolvido pela Doktor Bräu e pela Tribal. Essas cervejarias mostram que a inventividade está em alta no setor com apostas visuais que pretendem chamar a atenção do público e confirmar o aspecto democrático das artesanais, conhecidas por suas diferentes opções.

A cerveja colaborativa da Doktor Bräu e da Tribal atende a um aspecto social importante. A Braille Brut IPA, como o próprio nome indica, possui o sistema de leitura tátil no seu rótulo, o que lhe dá um caráter especialmente inclusivo. E conta com uma mensagem que só poderá ser compreendida por quem conhece essa escrita.

“De acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, no Brasil existem mais de 6,5 milhões de deficientes visuais, então decidimos chamar a atenção para o sistema de leitura tátil, que favorece a inclusão dessas pessoas na sociedade, no rótulo de nossa cerveja”, explica Nuberto Hopfgartner, médico e sócio da mineira Doktor Bräu. “E tem mais: o rótulo traz uma frase que só quem lê Braille saberá qual é”, instiga ele.

A paulistana Tribal, por sua vez, destaca que “segundo dados recentes, a cada cinco segundos, uma pessoa se torna cega no mundo. Além disso, 3,5% da população já declarou ter algum tipo de dificuldade”.

Antes mesmo de lançar a Braille Brut IPA, aliás, a Tribal já demonstrara sua sensibilidade ao tema ao criar a campanha #pracegover. “Esse despertar aconteceu quando uma consumidora com deficiência visual agradeceu o recurso #pracegover que era utilizado nas redes sociais da Tribal”, explica a cervejaria. “Ainda pouco disseminado, é bastante simples de usar: após inserir a hashtag, basta descrever detalhadamente a imagem postada, incluindo cores, textos, descrição de roupa, efeitos, e um aplicativo de áudio-descrição faz a leitura.”

O lançamento da Braille Brut IPA está agendado para o próximo sábado, no Empório Alto de Pinheiros, em São Paulo, a partir das 14 horas. E, depois do evento, estará disponível em diversos bares do país. A cerveja possui coloração dourada, espuma persistente e 8% de teor alcoólico. Será sazonal e vendida em garrafas rolhadas de 375ml. E custará R$ 40 por unidade no seu lançamento.

De acordo com seus fabricantes, no aroma e sabor, as notas remetem à amora e ao limão devido à acidez – e, apenas no aroma, à frutas cítricas amarelas que se destacam graças ao mix de lúpulos utilizados.

É uma bebida seca, de corpo leve, que combina com verão e, segundo as cervejarias, harmoniza com peru defumado, tender com molho agridoce, risoto de morango com camarão ao molho de champanhe, canapés de salmão ao molho taré, haddock defumado, pastel de escarola com bacon e cheesecake com calda de amora.

Cerveja emotiva
Outra novidade que promete mexer com os sentidos e emoções do público é um recente lançamento da Noi, de Niterói. A Passione, uma Belgian Strong Ale, vem embrulhada em papel especial com 12 declarações de amor, escolhidas através de um concurso realizado pela própria marca em suas redes sociais.

A cerveja integra o selo Fuoriserie, de bebidas sazonais e de tiragem única da Noi. Envelhecida por dois anos em barricas de carvalho, a Passione apresenta intenso aroma frutado de ameixas secas e uvas passas e paladar licoroso de vinho xerez, com 12% de teor alcoólico e 24 IBUs, segundo a cervejaria.

A cervejaria explica que foram produzidas 2,6 mil unidades em garrafas de 330ml, que só serão vendidas nos restaurantes Noi Gastronomia, localizados no Estado do Rio de Janeiro.

“A Noi foi uma das desbravadoras no mercado de cervejas artesanais do Rio. Ver este crescimento é emocionante! Ele é fruto de trabalho duro e da nossa paixão pelas cervejas. A Passione faz parte da nossa linha sazonal (Fuoriserie) e foi feita com muito amor! Foram dois anos maturando em barricas de carvalho, trouxemos garrafas francesas para o envase e as embrulhamos com declarações de amor. É uma cerveja para ocasiões especiais”, explica Bárbara Buzin, diretora da Cervejaria Noi.

Fonte: Guia da Cerveja – 16/01/2019

guia fornecedores