Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

O último Talk Chopp com a Lupulinário do ano vai ser um pouco diferente dos demais. Dessa vez, ao invés de um, dois rótulos estarão em destaque: Bottobier Trappist Single e Delação Premiada. Porém, o destaque maior será a participação de Leonardo Botto, que este mês comemora os 13 anos da sua cervejaria, a Botto Bier. O bate-papo cervejeiro será no próximo dia 12, a partir da 18h, no Il Piccolo Biergarten, na Lapa (RJ). A entrada é franca.

A Bottobier Trappist Single é um lançamento, comemorativo do aniversário da marca. A cerveja foi produzida, mês passado, em uma brassagem aberta que contou com a participação de vários ex-alunos de Botto.

Trappist Single é um estilo de cerveja também conhecido por Monk’s Beer ou Brother’s Beer, pouco explorado no Brasil, apesar de bastante popular na Bélgica, seu berço cervejeiro.

Resulta em uma bebida leve, menos alcoólica do que a maioria das cervejas da Escola Belga e também mais lupulada. A Bottobier Trappist Single tem 4,7% de teor alcoólico e 26 de IBU (amargor).

“Já fiz o estilo em vários cursos meus e tinha o desejo antigo de produzi-lo comercialmente, na incredulidade de como um estilo com tanta complexidade e drinkability não ser difundido por aqui”, comenta Botto. “Acho que não poderia ser um estilo melhor para simbolizar a ocasião e propósito, juntar alunos para produzir uma cerveja comemorativa, difundindo conhecimento, brindando entre irmãos, fazendo uma Brother's Beer”.

Delação Premiada rótulo

A Delação Premiada é uma India Pale Lager. Foi uma das primeiras do estilo produzida no Brasil, em 2015, pela Beertoon, cervejaria da qual Botto foi sócio. Com o término da marca, a receita passou a se chamar Elixir, produzida pela The Craft, tendo em 2016 ganho Bronze na South Beer Cup – não houve medalha de Prata nem de Ouro na categoria dela, na competição. Com 5,2% de teor alcoólico, tem 39 de IBU e dry hopping com o lúpulo norte-americano Amarillo, que confere à cerveja notas ao mesmo tempo florais, herbais e frutadas (cítricas).

O Talk Chopp com a Lupulinário é uma série de conversas com cervejeiros, comandada pela jornalista Sônia Apolinário, titular da coluna cervejeira Lupulinário.

Sobre o Il Piccolo Biergarten, o bar se instalou na Lapa em 2014 e, desde então, é uma referência quando se fala de cerveja artesanal - e comida alemã também! Lá, não chegam perto das panelas e muito menos dos pratos, corantes, conservantes ou estabilizantes. Todo o cardápio harmoniza muito bem com o clima descontraído típico dos biergartens. Saúde!

 

Serviço

Talk Chopp com a Lupulinário

Convidado: Botto Bier

Data: 12.12

Horário: 18h

Local: Il Piccolo Biergarten – Rua dos Inválidos, 135, Lapa (RJ)

Telefone: 21.25090682

Grátis

Degustações opcionais

A coluna Lupulinário faz parte do site Comunic Sônia Apolinário

 

Fonte: Sonia Apolinário - 10/12/2018

guia fornecedores