Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

As cervejas artesanais tem despertado grande interesse nos últimos tempos. Para os (muitos) apreciadores da bebida, não faltam opções de roteiros turísticos que visam a área. O setor cresceu muito e hoje é possível fazer os mais diversos passeios com esse foco: roteiros que passam pela Alemanha, República Tcheca, Bélgica e Holanda com foco na degustação da bebida não são novidade no mercado. Mas não é preciso ir tão longe para viver uma experiência desse tipo – é possível fazer turismo cervejeiro sem sair do Brasil (ou até mesmo de sua cidade). Se tornam cada vez mais comuns experiências de degustação de cervejas em trens ou ônibus, por exemplo.

Separamos algumas ideias inusitadas que cabem em todos os bolsos:

1. Rota da Cerveja

Esse passeio acontece em Blumenau, a cidade brasileira mais européia do país. No charmoso local é possível visitar a rota da cerveja, que passa por 11 empresas que fabricam a bebida de modo artesanal na região e em cidades adjacentes. Todas elas seguem a lei da pureza alemã, criada em 1516. Esse decreto proíbe o uso de conservantes e, segundo ele, só se pode usar quatro ingredientes para a fabricação da bebida: água, malte, lúpulo e fermento. Em Blumenau também é possível visitar a Oktoberfest, a maior festa cervejeira do país.

2. Sampa Beer Tour

Esse tour etílico ocorre em São Paulo até o dia 25/10. O ponto de encontro é o metro Faria Lima, onde uma van busca os participantes para um tour em quatro bares que possuem cervejas de fabricação própria. Ali, é possível degustar as cervejas da casa e petiscos. Além disso, há o acompanhamento de um sommelier, que auxilia os participantes e fala sobre a história da cerveja. O passeio custa 180 reais e tem duração de 6 horas. Para mais informações visite a página do Sampa Beer Tour no Facebook.

3. Beer Bus

Beer Bus é um ônibus que leva os turistas a diversas cervejarias, enquanto os visitantes aprendem sobre harmonização, história da cerveja e degustação. Nessa edição, que ocorrerá no dia 16/08, o ponto de partida será a Cervejaria Nacional. O ônibus seguirá viagem por 3 cervejarias em Votorantim e Sorocaba. O pacote custa cerca de 200 reais. Outro passeio interessante é o Bodebrown Beer Train, organizado pela cervejaria curitibana Bodebrown. Nele, os turistas saem de Curitiba com destino a Morretes, a bordo de um trem com uma bela vista da Serra do Mar paranaense enquanto degustam cervejas artesanais no caminho. O passeio custa 300 reais.

4. Rotas cervejeiras na Europa

Esses pacotes, organizados por diversas agências de turismo, em geral contemplam destinos como Berlim, Bélgica, Amsterdã, Praga e Munique. Essa última cidade alemã chegou a ser considerada a capital mundial da cerveja. Ali, ocorre todo o ano o famoso Oktoberfest mas a experiência etílica está garantida mesmo para quem visitar a cidade fora do período da festa: Munique abriga mais de 36 cervejarias. Um pacote para esses destinos europeus, com passagem aérea incluída, não costuma sair por menos de 3 mil euros. Para fugir das agências de turismo tradicionais e garantir uma experiência mais autêntica há uma boa opção, oferecida pela Cervejaria Nacional, em parceria com a Go Biking. Todos os anos, essas empresas organizam uma viagem que alia o turismo etílico com passeios de bike. Esse ano, o destino será a Bélgica e o evento acontecerá entre os dias 16 e 22 de agosto.

Fonte: Aeroporto de Guarulhos - Por Júlia Cerchiaro em 08/08/2014

guia fornecedores