Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Quais as melhores cervejas para se tomar no inverno?

É muito comum associarmos a cerveja à praia, calor, carnaval, tanto que fica até difícil pensarmos em tomar uma "gelada" com esse friozinho, mas existem tipos específicos de cerveja que são inclusive indicados para o inverno.

Existem diversos tipos e variedades de cervejas. A que consumimos em larga escala no Brasil é mais leve e menos alcoólica, e são cervejas de baixa fermentação.

As cervejas de alta fermentação (ale) são mais encorpadas, com sabores mais complexos e também apresentam um teor alcoólico mais elevado. Como o álcool é um dos fatores que dão ao nosso corpo a sensação de estar aquecido, são essas as cervejas mais recomendadas a serem consumidas nos dias mais frios.

India Pale Ale, por exemplo, é um cerveja que normalmente é mais lupulada, logo ela é mais amarga, e pode ser mais alcoólica, e mais robusta. São cervejas bastante saborosas e em um dia de frio pode ser harmonizada com queijos azuis e carnes assadas.

Outra cerveja que combina com dias mais amenos é a Bock. Elas costumam ser adocicadas e também apresentam um teor alcoólico mais elevado (entre 6,3 e 7,2%). Tem uma coloração acastanhada e fica deliciosa acompanhada de um foundue de queijo e de frios fortes como presunto cru, salame e mortadelas.

Barley Wine (literalmente vinho de cevada) é uma cerveja bem encorpada, podendo seu teor chegar a até 8,5%. Apresenta mais malte do que as cervejas comuns, o que lhe confere uma aparência avermelhada. Aconselha-se que a deguste como um conhaque, tal é a complexidade de seus sabores. Pode ser harmonizada com queijos azuis e castanhas.

Stout é um cerveja escura, uma vez que é composta de malte torrado, por isso seu sabor geralmente apresenta notas semelhantes ao café. São cervejas de paladar mais seco, por conta de seu malte torrado, e combinam com sobremesas, em especial com chocolates amargo e meio amargo.

*Um último detalhe, as cervejas de inverno devem ser servidas em uma temperatura mais alta, e não "estupidamente gelada". Procure deixá-la entre 7 e 13ºC e sirva em taças de boca larga, assim você sentirá melhor o aroma e aproveitará a sua cerveja com todos os sentidos.*

Fonte: Casa do Zé – 11/08/2014

guia fornecedores