Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Se a possibilidade de o Brasil contar com uma cervejaria trapista ainda está distante, ao menos uma cerveja produzida sob supervisão de monges da ordem deve ter um toque nacional. A holandesa La Trappe deve maturar uma de suas receitas, a potente Quadruppel (com 10% de teor alcoólico), em barris de cachaça. O acordo já foi fechado pela Bier& Wein, importadora oficial da marca no Brasil, e a cervejaria; o próximo passo é a escolha dos barris de cachaça e o envio deles para a Holanda. A previsão é de que a produção seja feita no final do ano e a cerveja chegue ao Brasil em 2015.

A versão Oak Aged da La Trappe Quadruppel começou a ser produzida em 2009 e, segundo a marca, está em sua 16ª leva. Cada uma é maturada em barris de diferentes bebidas, como uísque, vinho, vinho do Porto, conhaque e Bourbon. A proporções de cada tipo de barril usado é indicada ao público. Pessoalmente, acho-a mais interessante que a Quadruppel normal, que parece por vezes um pouco doce demais na boca – a maturação em madeira deixa a sensação de gole mais seca.

A interação cerveja e cachaça já tem alguns frutos no Brasil. A Cervejaria Way, do Paraná, já produziu uma Barley Wine (cerveja de estilo inglês com álcool e presença de malte potentes) que passou por madeira que havia sido usada para maturar cachaça de Morretes (PR) – infelizmente, foi apresentada apenas no Copenhagen Beer Celebration de 2012 e não tem previsão de lançamento comercial. Este ano, foi produzida uma Black Barley Wine (versão do estilo com maltes mais escuros, deixando-a preta em vez de castanho-avermelhada) em moldes similares. Ela foi apresentada em caráter experimental no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), semana passada.

A catarinense Basement produziu a Catarina Vintage, uma Old Ale que também recebeu madeira maturada em cachaça na produção. Ela levou medalha de bronze no Concurso Brasileiro da Cerveja deste ano, também em Blumenau (SC).

Fonte: Veja São Paulo – Por Bob Fonseca em 21/03/2014

guia fornecedores