Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Gosta de beber? Então você vai adorar ir a países como República Checa, Rússia, Alemanha e Irlanda, consumidores assíduos de bebidas alcoólicas.

Cerveja é praticamente uma unanimidade mundial. Checos são os maiores consumidores

Viajar é sempre uma verdadeira imersão à cultura local. Muitas vezes, para interagirmos de forma autêntica, precisamos também degustar da culinária que, vez ou outra, pode ser meio desagradável, com comidas e bebidas para lá de exóticas. No entanto, se tem algo que é praticamente unanimidade mundial são as bebidas alcoólicas. E não tem jeito, se você bebe, dificilmente irá escolher um destino que lhe proíbe de beber.

Por isso, é preciso ficar antenado aos hábitos locais para evitar possíveis gafes durante a viagem. Enquanto há lugares em que as bebidas alcoólicas são totalmente proibidas - como o Irã, os Emirados Árabes, e até algumas regiões dos Estados Unidos -, existem países em que o consumo é praticamente unânime. Se você acha que os brasileiros são boêmios, saiba que há populações piores. Bem piores.

E não estamos falando somente dos alemães e belgas, que têm fama de serem bons apreciadores de cerveja. Existe gente que bebe ainda mais na Europa. Aliás, quase todos os maiores consumidores ficam no Velho Continente.

Confira, a seguir, os 8 países que mais consomem bebidas alcoólicas:

8) Irlanda - A fama não é por acaso. Os irlandeses são unânimes no consumo de bebidas alcoólicas. Não à toa, abrigam a cervejaria Guinness - uma das mais populares do planeta -, e são conhecidos por seus pubs. Basta dar uma voltinha pelas ruas de Dublin, a capital do país, para entender tamanho fascínio, principalmente por cerveja.

Lar dos icônicos pubs, Irlanda também abriga uma das cervejarias mais populares do mundo, a Guinness

7) Vaticano - Acredite, é verdade. A explicação é simples: o pequeno país incrustado no território italiano é habitado principalmente por padres, famosos apreciadores de vinho. Aliás, segundo o "Wine Institute", organização especializada em vinhos, os religiosos são os maiores consumidores per capita do "sangue de cristo".

6) Hungria - Os húngaros também têm fama de serem bons bebedores. No entanto, o que mais impressiona no país do Leste Europeu é que sua população não tem uma bebida preferida. Cervejas, vinhos e destilados são igualmente adorados.

Húngaros não têm uma bebida favorita, consomem de tudo!

5) Coreia do Sul - É meio difícil imaginar os sul-coreanos figurando entre os mais "beberrões" do planeta. Mas acredite, eles são. Na verdade, a população da Coreia do Sul está entre as que mais consomem destilados no planeta, com uma média per capita de aproximadamente 13 shots por semana. Por lá, nada de vodca, rum ou cachaça. A bebida preferida é o soju, um destilado feito de arroz.

4) Alemanha - É impossível falar de consumo maciço de bebidas alcoólicas sem citar os alemães. No país, a cerveja é uma espécie de patrimônio, degustada em altas quantidades pela maioria da população. Tamanha adoração rendeu até festivais, como a emblemática Oktoberfest, em Munique.

Alemães gostam tanto de cerveja que têm o costume até de celebrá-la anualmente

3) Rússia - Para aguentar o frio intenso do país, nada melhor que uma boa dose de vodca. Uma não, várias. Afinal de contas, cada russo consome em média 18 litros da bebida por ano! Para se ter uma ideia, o consumo do destilado é tão alto que simplesmente reduz a expectativa de vida da população: 70,46 anos. Uma em cada cinco mortes no país está relacionada ao álcool.

2) Moldávia - São os maiores consumidores de álcool puro do mundo. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), os moldávios bebem cerca de 18 litros de bebida alcoólica por ano. Para se ter uma ideia, os brasileiros consomem cerca de oito litros. A maioria bebe vinhos e destilados caseiros, já que a Moldávia é um dos países mais pobres da Europa.

Vodca é uma unanimidade entre os russos

1) República Checa - São conhecidos como "os reis da cerveja". Os tchecos conseguem ultrapassar os alemães no consumo da bebida. O país é responsável pela criação do modelo de cerveja mais consumido do mundo, o tipo "Pilsen", elaborado na cidade de Plzeň. Hoje, no Brasil, cerca de 98% das cervejas comercializadas são desse tipo.

Fonte: Pure Viagem/Destinos Internacionais - 11/12/2015

guia fornecedores