Notícias de mercado

Esta seção apresenta as principais notícias do mercado cervejeiro nacional e internacional, sendo o conteúdo de responsabilidade exclusiva das fontes citadas.

AB InBev aposta no potencial no Brasil

pvk0m270733

Gigante das bebidas enfrenta quedas sucessivas nas vendas | Foto: Divulgação

A Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo, continua convencida do potencial do mercado brasileiro, apesar do declínio das vendas de cerveja nos últimos dois anos e de um ano particularmente difícil em 2016.

A gigante de bebidas com sede na Bélgica tem sofrido anos sucessivos de queda nos volumes de cerveja no Brasil, com o preço por litro também caindo em 2016, quando a renda disponível retraiu e a taxa de desemprego atingiu o nível mais alto desde 1995.

Os volumes da empresa em seu segundo maior mercado aumentaram pela última vez em 2014, quando o Brasil foi sede da Copa do Mundo de futebol. "Quando olhamos para o Brasil numa visão de longo prazo, esses dois anos ruins não mudam nossa visão em termos dos fundamentos e dos pilares que o Brasil continuará a ser um mercado incrível para as empresas de bens de consumo e cerveja", disse o presidente-executivo, Carlos Brito, em entrevista coletiva após uma reunião dos acionistas da empresa nesta quarta-feira (26).

A AB InBev, que pagou cerca de US$ 100 bilhões de para assumir o seu rival mais próximo SABMiller no ano passado, teve em 2016 seu primeiro declínio no lucro desde a sua formação há mais de uma década, conforme a recessão econômica que afeta o Brasil reduziu as vendas de cerveja mais do que o esperado.

Brito disse que fatores positivos incluíam o crescimento populacional e um grupo demográfico jovem, o fato de que algumas regiões ainda tinham espaço para se recuperar, a disposição dos consumidores para comprar marcas premium mais caras e a maior atratividade do Brasil para os investidores estrangeiros.

Tendência
O chefe da AB InBev disse que os dois anos de baixa não quebraram a tendência geral de alta do Brasil. "É como muitos mercados, não uma linha reta. Às vezes você tem um ou dois anos ruins e esses fundamentos ajudam novamente. Nós não entramos em pânico com um ou dois anos ruins porque temos sempre o nosso olho no longo prazo", comentou ele.

A fabricante da Budweiser, Stella Artois e Corona divulgará seus resultados no primeiro trimestre em 4 de maio.

A concorrente Heineken também viu os volumes recuarem no mercado brasileiro no último ano. Mas, mesmo com o cenário ainda difícil, a companhia comprou recentemente a Brasil Kirin.

Fonte: DCI - 27/04/2017

Super Nosso Faz 5º Festival de Cervejas Especiais

supernossoA rede de supermercados Super Nosso realiza, até o dia 07/05, a quinta edição do seu Festival de Cervejas Especiais. O evento terá degustação comentada, harmonizações e descontos. "Com consumidores fiéis e entusiastas, a popularidade dos rótulos artesanais está em alta e, com o aumento da procura, ampliamos também nossas opções", afirma Rodolfo Nejm, diretor comercial e de operações do Grupo Super Nosso. Além de algumas lojas Super Nosso contarem com beer sommeliers para o festival, em todas elas, está disponível também um folheto de ofertas com algumas notas de prova feitas pela jornalista e sommelier de cerveja Fabiana Arreguy. O evento conta ainda com palestras  com promoções para outros produtos que são geralmente consumidos com cerveja, como carnes de churrasco e petiscos. 

  
Serviço 
IV Festival de Cervejas Especiais Super Nosso 
Data: até 07/05
Local: todas as lojas Super Nosso  

Fonte: Giro News - 24/04/2017

Heineken reforçará rede de distribuição da Brasil Kirin

heineken 24 04
A holandesa Heineken, que se tornou a segunda maior cervejaria no mercado brasileiro após a compra da Brasil Kirin em fevereiro por R$ 2,2 bilhões, informou, junto com seu balanço trimestral, que usará a rede de 180 distribuidores da Brasil Kirin para entregar seus produtos no País.

Hoje, as bebidas da Heineken são distribuídas pela Coca-Cola, segundo contrato previsto para ser encerrado só em 2022. A rede de distribuição da Brasil Kirin atende 600 mil pontos de venda, alcançando 80% dos locais em que as marcas da cervejaria são vendidas.

No informativo de resultados do primeiro trimestre, divulgado nesta quarta-feira (19/4), a Heineken afirmou que pretende reforçar a estrutura de distribuição da Brasil Kirin, após a aprovação da compra da companhia pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A expectativa da cervejaria é que a aprovação pela autarquia seja anunciada ainda neste semestre.

Em fevereiro, quando informou a aquisição no mercado brasileiro, a Heineken não comentou como ficaria a distribuição de seus produtos. Procurada, a Heineken no Brasil não informou se o contrato com a Coca-Cola será ou não encerrado antecipadamente. Outro ponto de dúvida para analistas de mercado é se a Heineken manterá o negócio de refrigerantes, água e isotônicos da Brasil Kirin, categorias em que a holandesa não atua globalmente.

Fonte: New Trade - 24/04/2017

Há uma nova cerveja com sabor a frutos vermelhos

A Sagres lançou uma nova variedade de Radler a pensar no verão.

sagres 754x394

Comprar uma cerveja há muito que deixou de ser simples, dado o enorme número de variedades que existem no mercado. Agora há mais um para se juntar à lista, a pensar nos dias de calor que se adivinham. A Sagres lançou uma nova cerveja com sabor a frutos vermelhos, com abertura fácil.

A nova Sagres Radler junta lima e frutos vermelhos e já se encontra à venda em supermercados — um pack de seis garrafas com 33 cl e custa 5,99 €. Segundo a marca, o novo sabor é conseguido através da utilização de fruta natural. E não se preocupe que não tem muito álcool, apenas 2%, tal como as restantes variedades Radler da marca.

“Procuramos sempre ouvir os consumidores e oferecer produtos únicos e diferenciadores, trabalhando as últimas tendências de mercado e proporcionar novas experiências naturais”, disse em comunicado António Carvalhão, responsável pelo marketing da marca.

Além da versão com limão, a Sagres Radler já deu a provar as combinações de lima e maçã, lima com pêra rocha — lançadas antes do verão de 2016 — e apenas com lima.

Fonte: Nit, por Adriano Guerreiro – 30/03/2017

Butique de carnes nobres e cervejas especiais será inaugurada em Fortaleza

BMF

A loja Beer, Meat & Fire será inaugurada nesta quinta-feira, 30, em Fortaleza. Esta será a maior butique especializada em carnes e cervejas artesanais do Ceará. A unidade contará com mais de 300 itens para churrasco, 50 rótulos artesanais e cursos sobre a cultura da carne.

A proposta da loja é unir duas das maiores paixões do brasileiro: cerveja e carne, além de dar consultoria na compra dos artigos para churrasco. A inauguração acontece às 19 horas, na avenida Abolição, 2951, Meireles, e contará com show da banda Infugíveis, que traz um repertório repleto de sucessos do pop rock nacional e internacional dos anos 80.

Para o empresário João Paulo, um dos sócios da loja, o autosserviço é uma das novidades da casa. “Aqui, o cliente escolhe a peça que ele quer, então ele sabe exatamente o que está consumindo e seleciona, inclusive, a forma como ele quer que esse produto seja preparado”, ressalta.

Outro diferencial é a oferta de workshops sob a orientação de Ralfo Ifanger, vencedor da categoria "Chefe do Ano" no concurso gastronômico promovido pelo portal Sabores da Cidade, em 2016. Os cursos abordarão desde os aspectos mais elementares da carne, para quem é iniciante, a técnicas mais elaboradas, para quem deseja aprofundar seus conhecimentos.

BMF2 (Foto: Nicolas Leivas/Divulgação)

De acordo com o sócio Célio Campello, o mercado de cervejas artesanais em Fortaleza despontou, com aumento no consumo e na busca por formação na cultura cervejeira. "Entendemos que o mercado de carnes também tem um grande potencial a ser explorado. A carne é um produto muito apreciado, mas poucos têm conhecimento sobre seu rico e amplo universo. Nosso objetivo é apresentar um novo conceito de apreciação de carnes e cervejas”, afirma o empresário.

O empreendimento tem 730 m² de área total e dispõe de estacionamento e serviço de manobrista. No taproom, 10 torneiras servirão chopes variados, onde também podem ser consumidos vinhos, espumantes, caipirinhas e caipiroscas.

Na churrasqueira, os clientes poderão solicitar o preparo das peças adquiridas na loja. Em 200 m², a boutique climatizada oferece mais de 100 cortes exclusivos e 50 rótulos de cervejas, entre artesanais e especiais, nacionais e importados, acessórios em geral para churrasco, acompanhamentos e temperos. Há ainda um amplo espaço para a realização de encontros. De segunda a sábado, a casa funcionará de 10 h até 01 h. Aos domingos e feriados, a loja abrirá mais cedo, às 9 h, encerrando às 20 h.

Serviço

Inauguração
Quando: nesta quinta-feira, 30
Horário: 19 horas
Onde: Avenida Abolição, 2951, Meireles 
Informações: (85) 3121.2951 
Site: www.bmffortaleza.com

Fonte: O Povo Online – 28/03/2017

Estrella Galicia apresenta edição limitada assinada por artistas brasileiros

A Estrella Galicia, marca líder em cerveja premium na Espanha, fez um projeto com três renomados artistas brasileiros de street art: Leiga (artista gráfico e designer visual), Cusco Rebel (artista visual, com grande inspiração no cotidiano das cidades) e Shock Maravilha (artista plástico) para criação de rótulos em edição limitada da marca.

Os rótulos dessa edição especial estarão nas garrafas de 600 e 330 ml e são uma forma de homenagear a cultura cervejeira e também a street art. A novidade chega às prateleiras no mês de abril no Brasil. Além dos três rótulos exclusivos, um mural ilustra suas motivações artísticas na fábrica da Estrella Galicia, na cidade de Coruña, na Espanha, nesta quinta-feira, dia 30 de março de 2017.

estrella galicia rótulos

“Cada artista colocou sua interpretação pessoal da cultura cervejeira, representando a ligação Brasil-Espanha, presente na Estrella Galicia. Este projeto terá uma continuidade com interpretações de artistas de outras áreas, visando valorizar essa vocação por projetos com alma e paixão pelo que faz”, explicou Juan Paz, Diretor de Marketing da companhia.

A Estrella Galicia se destaca desde 1906 por utilizar matérias primas de máxima qualidade para criar uma cerveja única, com personalidade, com características que despertam os sentidos: por seu sabor, aroma, coloração e brilho.

Fonte: Ingeligemcia – 30/03/2017