Busca

Notícias de Mercado Microcervejarias

Notícias de Mercado - Microcervejarias

Esta seção apresenta as principais notícias do mercado das cervejas artesanais, nacionais e internacionais, sendo o conteúdo de responsabilidade exclusiva das fontes citadas.

Melhor Strong Lager do mundo pelo World Beer Awards é da Cervejaria Votus

Na premiação, microcervejaria paulista ganhou, ainda, medalha de ouro com sua English Brown Ale

votus n 004 brown ale

A microcervejaria Votus tem muito o que comemorar em 2017. A produtora nacional teve dois de seus rótulos reconhecidos em uma das mais importantes competições internacionais do segmento cervejeiro, o World Beer Awards, ganhando medalha de ouro com a sua English Brown Ale, no estilo estilo dark beer, e tendo sua Doppelbock escolhida como a melhor Strong Lager do mundo.

A fabricante, instalada em Diadema, região do ABC paulista, foi fundada em 2014 pelo sommelier de cervejas Flávio Athayde, com o objetivo de trazer qualidade e facilidade para os apreciadores. Ela foca na fabricação desde as mais simples cervejas até aquelas com maior complexidade, oferecendo bebidas notáveis para apreciadores e, também, para o público que ainda não as conhece, já que traz nas garrafas fichas explicativas sobre as características de cada rótulo. Seus produtos são feitos com ingredientes cuidadosamente selecionados e equipamentos modernos, além de todo o conhecimento dos mestres cervejeiros da marca.

"Ficamos muito orgulhosos com esses dois reconhecimentos e queremos focar no nosso trabalho para cada vez mais conseguirmos trazer produtos de qualidade para todos. Quero que, ao  degustar os nossos rótulos, os nossos clientes descubram novos sabores e aromas e tenham prazer em conhecer outras maneiras de degustar uma cerveja", afirma Flávio.

Atualmente, a Votus fabrica mais de sete rótulos fixos, além de cervejas sazonais. Os produtos da marca podem ser encontrados, hoje, em bares do ABC paulista e da capital, além das lojas de varejo e distribuidores de bebidas.

A cervejaria abre suas portas para que os apaixonados por cervejas conheçam sua produção em um tour quinzenal pela fábrica. "Esses passeios são muito procurados por apreciadores de cervejas artesanais e, devido ao sucesso e à alta demanda, pensamos, inclusive, em passar a fazê-los semanalmente", pontua Flávio.

As visitas à fábrica levam os participantes a acompanharem os procedimentos da fabricação artesanal e dão direito à degustação de cervejas que saem diretamente dos tanques de maturação. Elas são guiadas por mestres cervejeiros e podem ser agendadas por meio do e-mail jessica@cervejavotus.com.br. A planta da cervejaria também pode ser alugada por cervejarias ciganas.

A Votus fica na Av. Presidente Costa e Silva, 457 - Casa Grande, Diadema - SP.

Fonte: ONIXPRESS - 18/10/2017

Próxima Rota da Cerveja Hop On Hop Off acontece no dia 21 de outubro em Ribeirão Preto

Novidade desta edição é a substituição de vans por ônibus. Participante poderá visitar 8 cervejarias com direito a degustação de um chope em cada uma

imagem release 1094049 696x392 cervesia

A Rota da Cerveja Hop On – Hop Off, realizada pela Livre Acesso Turismo, já é um sucesso em Ribeirão Preto e parte para sua terceira edição, que acontece no dia 21 de outubro, com grande expectativa do público. Em um único dia, o participante poderá visitar 8 cervejarias da cidade, na sequência que preferir, com transporte à disposição para ir de uma cervejaria à outra e por um valor superacessível, apenas 40 reais.

A novidade desta edição fica por conta da substituição das vans por ônibus, que passarão de hora em hora nas cervejarias para transportar os participantes para o próximo bar. “Buscamos aperfeiçoar e oferecer melhorias a cada edição. Ouvimos o feedback dos participantes das edições anteriores e optamos por disponibilizar ônibus, que podem levar um número maior de pessoas em cada parada e assim melhorar ainda mais a logística do evento. Acho que o público vai aprovar”, analisa Thiago Zacharias, diretor da Livre Acesso Turismo e organizador da Rota da Cerveja.

O participante recebe um voucher e uma pulseira que dará acesso aos ônibus que ficarão rodando a cidade. O voucher dá direito também a degustação de 1 chope em cada cervejaria participante: Lund, Weird Barrel, Invicta, Point SP 330, Walfanger, Pratinha, Jops e Colorado.

 “Queremos incentivar as pessoas a conhecerem e prestigiarem as cervejarias da cidade, com tranquilidade, comodidade, segurança e preço acessível. É um roteiro para fazer com os amigos, com a namorada, com a esposa. O intuito é parar, descer, conhecer a cervejaria, e depois continuar, sem pressa e sem ter que se preocupar em dirigir”, explica Zacharias.

O investimento para participar da Rota da Cerveja é de R$ 40,00, o evento acontece no sábado, 21 de outubro, das 12 às 20 horas. O participante pode começar o roteiro pela cervejaria de sua escolha. Os ônibus ficarão passando por todas as cervejarias ao longo de todo o dia. Os Itinerários dos ônibus estarão disponíveis a partir de 18 de outubro. Venda de convites e mais informações estão disponíveis no site www.livreacesso.tur.br ou pelo telefone 16.3941.3086. Os ingressos são limitados.

Fonte: Sopa Cultural – 10/10/2017

Bar Urca lança cerveja artesanal no Mondial de La Bière

AF rotulo bohemia bru cervesia

Agora sentar na mureta do Bar Urca vai ter um sabor especial. Em parceria inédita, o Bar e Restaurante Urca se juntou à Cervejaria Bohemia, de Petrópolis, para lançar seu primeiro rótulo de cerveja, a B.R.U 39. Trata-se de uma cerveja puro malte tipo Pilsen com teor alcoólico de 4,5%. O pré-lançamento acontece nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, no estande da Bohemia no Mondial de La Bière, no Píer Mauá, das 14h às 23h.

A receita desenvolvida pela Cervejaria Bohemia utilizou a técnica de Dry Hopping, para dar personalidade e refrescância ao produto, conferindo uma combinação de leveza e frescor que harmoniza com pratos de frutos mar e vai bem com o clima do Rio de Janeiro.  “A criação da B.R.U. 39 foi inspirada na necessidade do carioca. Utilizamos um lúpulo americano que tem notas cítricas intensas e lançamos mão do Dry Hopping, que é uma infusão de lúpulo à frio, para deixar a cerveja mais aromática”, explica Sybilla Geraldi, mestre-cervejeira da Bohemia.

Bar Urca foto Rodrigo Azevedo cervesia

Ao longo dos anos, o Bar Urca deixou sua marca na cidade e, entre outros atributos, ganhou o título de Patrimônio Cultural Carioca, em 2012. A apresentação do novo rótulo reforça a vocação do bar em integrar a gastronomia e boemia na cidade.

A cerveja produzida em parceria com a Cervejaria Bohemia, tem rótulo desenvolvido pelo Estúdio Colletivo de Design. A ilustração retrata uma das cenas que melhor traduz o espírito Bar Urca: petiscos na mureta, cerveja e, ao fundo, a Baía de Guanabara. O nome escolhido? A combinação das iniciais da casa, B.R.U., com o ano de fundação, 1939. O rótulo ganhou ainda um ‘selo’ do Seu Gomes, uma homenagem ao fundador da casa.

Serviço

Bar e restaurante Urca – Rua Candido Gaffrée, 205, Urca. Tel.: 2295-8744 (70 lugares). Horário restaurante: de segunda a sábado, das 11h30 às 23h; domingo, das 11h30 às 21h. Horário bar: de segunda a sexta, das 7h às 23h; sábado, das 9h30 às 23h, e domingo, das 9h30 às 21h. C.c: todos. C.d: todos. www.barurca.com.br;

Mondial de La Bière
Data: 12 de outubro de 2017 (quinta-feira). Horário: das 14h às 23h.  Local: Píer Mauá, Armazéns 2, 3 e 4 | Av. Rodrigues Alves, n° 10, Saúde, Rio de Janeiro. Vendas pelo site www.mondialdelabiererio.com

Fonte: Diário do Rio – 10/10/2017

Cervejarias Araribóia e Rota 104, de Niterói, participam do Mondial de La Bière

rota104 800x445 cervesia

As duas representantes do município são apoiadas pelo Sebrae/RJ

O Sebrae/RJ estará presente em mais uma edição do Mondial de la Bière, de 11 a 15 de outubro, no Píer Mauá (Armazéns 2, 3 e 4). O estande abrigará 18 pequenas cervejarias do Estado do Rio de Janeiro, apoiadas pelo Sebrae/RJ, por meio do projeto de cervejas especiais, entre elas duas representantes de Niterói: as cervejas Araribóia e Rota 104. Além das duas cervejarias, o Sebrae também levará uma caravana com 30 outras participantes.

Tanto Araribóia, quanto a Rota 104, fazem parte do crescente número de microcervejarias que vem surgindo na cidade nos últimos anos. Segundo a analista do Sebrae/RJ, Hizabelli Menezes, Niterói é hoje uma das cidades com o maior número de “ciganos”, ou seja, empresários que produzem sua cerveja em plantas de terceiros. “Somente de produção cigana temos hoje cerca de 80 rótulos no estado do Rio de Janeiro, sendo grande parte em Niterói”, conta ela.

Para Hizabelli, cervejarias como a Araribóia e a Rota 104 possuem, também, um importante papel em reforçar a identidade local do município. “O bacana é que ambas as cervejas trazem em seu nome e em seus rótulos homenagens a nossa cidade. A Araribóia homenageia um dos principais personagens da nossa história, além de trazer rótulos como a Itacoa Summer Ale e a Charitas Patersbier, enquanto a Rota 104 foi batizada com o nome da rodovia que liga Niterói à São Gonçalo. Isso reforça o caráter do município como referência estadual quando o assunto é produção de cerveja”, argumenta a analista do Sebrae/RJ, que destaca ainda que o Sebrae/RJ apoia a legalização das cervejarias.

Com objetivo de tornar o Estado do Rio de Janeiro referência na produção de Cervejas Especiais, a instituição oferece também cursos de Tecnologia de Produção Cervejeira, em parceria com o Senai, consultorias sobre tributação e a inclusão de bebidas no Simples Nacional, oficinas diversas, como modelo de negócios, branding, marketing e legalização, entre outras ações.

As demais participantes do stand do Sebrae/RJ no Mondial de La Bière são as cervejarias Dual, Paqueta, Parati, Fred Bier, Ferdinander, Elek – Ograner Bier, Radicale, De Janeiro, Sundog, Surreal, Thiele & Draxler, Lotus, Rais, 04 Graus, Real e Brew Point.

Fonte: Cidade Niterói – 13/10/2017

São Paulo Beer Festival terá setenta rótulos especiais

Evento em shopping ao ar livre na Granja Vianna oferecerá ainda comidas de chefs premiados e palco do Bourbon Street

cervejarianacional cervesia

Cervejaria Nacional: uma das participantes do São Paulo Beer Festival (Leo Martins/Veja SP)

Nos finais de semana dos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro e 4 e 5 de novembro, a Feira da Praça Granja Vianna apresenta o São Paulo Beer Festival, evento que reunirá em um shopping ao ar livre com praças e alamedas as melhores cervejarias especiais do país. A festa será no The Square, no quilômetro 22 da Rodovia Raposo Tavares.

Os visitantes poderão provar setenta rótulos de cervejas, incluindo as produzidas pelos três melhores brewpubs da cidade eleitos pela última edição de VEJA COMER & BEBER. Haverá ainda tour conduzidos por beer sommeliers para promover degustações das bebidas e dar dicas de harmonizações com os pratos e petiscos dos stands de gastronomia, além de um campeonato de cerveja por metro. A ala culinária terá a presença de casas premiadas de São Paulo, a exemplo de Frangó e Holy Burger. A trilha sonora vai rolar em dois palcos, um deles com a curadoria do Bourbon Street, com sete shows gratuitos por final de semana.

Confira a programação completa:

CERVEJARIAS PARTICIPANTES 

goose island cervesia

Goose Island Brewhouse: uma das participantes do evento (Alexandre Battibugli/Veja SP)

Avós com Ipl, IPA, Hoppy, Sour Lager com amora e mirtillo e NE Lager

Backer com Tommy Gun, Exterminador Trigo, Capitão Senra e Medieval

Bamberg com Pilsen, Weiss, Rauch e Viena Lager

Berggren com Weiss, Wit, Lager e IPA

Blondine com Jackpot Helles (munich helles) e Horny Pig (session IPA)

Hoffen com Pilsen Gold Eye, Snow Wofl (trigo) e Zeus American IPA

Insana com Pilsen, Gold, APA, IPA, Barley Wine com pinhão

Jupiter com 10 Lúpulos no Carvalho, Tânger Chá, 10 Lúpulos, Tânger, APA e IPA 

Landel com Mandarina Lager, Session IPA, Dunkel, Smoketober Oktober Defumada e Cafetina Porter com café

Synergy com Wit, Session, Hop It Up e Fortitudine

Urbana com Gordelicia, CuxiCuxi (mexican lager), Jabronx (2xNE IPA), Lançamento (2xIPA com 10 frutas) e Lactovacilus (berliner weise)

Zalaz com Cascara (sour com limão-cravo e chá da casca do café), Barley Wine, Pazion (american wheat com maracujá), Double Zuzi (coffee porter), California Common, Belgian Blond, Wheat Wine, Lúmen (citrus pale lager) e Áurea (IPA)

Cervejaria Nacional com Mula (IPA), Domina (weiss), Y-Iara (pilsen), Summer Sour (sour com casca de laranja), Saison Ducapiroto (saison com malte de arroz negro), Abóbora Brava (pumpkin ale) e Mula Lupulina (índia pale lager)

Goose Island com American Wheat, English Bitter e duas sazonais

Van der Ale com Pin Head (IPA), Spixi (specialty beer com baru e licuri), Judas Boot (APA), Agroman (pumpking ale) e  Gengiskhan (ginger ale)

 

SHOWS

Sábado (21)

Vasco Faé, às 14h

Trinca Acústica, às 15h

Quadriphonix, às 18h

Still Folk plays Bob Dylan, às 20h

Uncle Bronson, às 21h30

still folk cervesia

A banda Still Folk, que se apresenta no sábado (21) (Divulgação/Veja SP)

Domingo (22)

Ed Motta, às 15h

Ophelia, às 17h

Sábado (28)

Big Chico Duo, às 14h

Tributo a Eric Clapton com The White Room, às 15h

Ophelia, às 18h

Heloá Holanda, às 20h

Fra Finamore, às 21h30

Domingo (29)

Blues Beatles, às 15h

Mr Magroove, às 17h

Sábado (4) 

Vasco Faé, às 14h

Pink Floyd Dream, às 15h

Master Blaster, às 18h

Serial Funkers, às 20h

Rock in Black/Brazucabilly, às 21h30

Domingo (5)

Folk it all, às 15h

Quadriphonix, às 17h

 

TOUR CERVEJEIRO

Durante o evento, os visitantes terão a chance de aprender mais sobre o universo cervejeiro com os especialistas Carolina Oda, nos dias 22 e 29 de outubro, e Rodrigo Sawamura, no dia 5 de novembro. Batizado de “Adega do cervejeiro”, o tour terá uma 1 hora de duração e vai explorar os rótulos exclusivos dos fabricantes no evento. As pessoas vão poder degustar três variedades de bebidas e saborear um petisco dos stands gastronômicos que harmoniza com uma dessas cervejas. Os grupos são de, no máximo, dez pessoas, e o ingresso individual custa 100 reais. Há duas saídas programadas por domingo: 13h e 14h15. O programa poderá ser contratado nos dias do festival ou reservado no site www.feiradapraca.com.br.

 

BEER SOMMELIER 

Durante a feira, especialistas ficarão de plantão para tirar dúvidas e orientar os visitantes sobre as bebidas oferecidas. Eles também podem ser contratados para visitas guiadas aos estandes para apresentar as particularidades de cada rótulo. O programa poderá ser individual (R$ 100,00) ou em grupo de no mínimo quatro pessoas (R$ 25,00 por pessoa). As reservas poderão ser feitas durante o evento.

 

COMIDINHAS

bolovo 12burguer e bistro cervesia

Bolovo do Twelve: entre as opções de comidinhas da festa (Divulgação/Veja SP)

Bolinho de bacalhau da Tasca do Zé e da Maria
Bolovo e Batata Rústica do Twelve Burger
Bolinhos do Bar do Luiz Fernandes
Coxinha do Frangó
Filé à parmegiana do Bar do Alemão
Hamburguer do Holy Burger
Lanche de Pernil do Estadão
Sanduíche de Mortadela do Mercadão Municipal
Torresmo do Consulado Mineiro

 

CAMPEONATO DE CERVEJA 

No dia 29 de outubro, os visitantes poderão se inscrever para o campeonato de cerveja por metro. Os beberrões, que disputarão o título em dez baterias com cinco pessoas, terão que tomar 1 metro da bebida em um copo especial. O vencedor ganhará duas passagens aéreas de ida e volta para o Rio de Janeiro e um barril de chope da Insana. O vice leva um barril de chope da cervejaria Nacional, enquanto o terceiro colocado fica com um kit de cervejas do Emporio Sagarana. A inscrição custa R$ 50,00 e deve ser feita através do site www.feiradapraca.com.br.  A organização do jogo é de Luís Celso Jr., do blog Bar do Celso.

 

ATENÇÃO

Curta o evento com responsabilidade. Deixe carro em casa e use o transfer oficial do São Paulo Beer Festival na ida e na volta. Saídas a cada 1h30 da sede Abril na Marginal Pinheiros. Mais informações e reservas no http://www.feiradapraca.com.br.

Feira da Praça Granja Vianna Apresenta: São Paulo Beer Festival. The Square. Rodovia Raposo Tavares, Km 22, Granja Vianna, 2898-9595. 13h/23h (sábados) e 13h/20h (domingos). 21, 22, 28 e 29 de outubro e 4 e 5 de novembro. Estacionamento R$ 7,50 (três horas), capacidade para 900 vagas.

Fonte: Veja SP – 13/10/2017

As 6 melhores marcas de cerveja artesanal do Japão

O Japão é o sétimo produtor de cervejas artesanais do mundo, as cervejas japonesas são conhecidas por serem saborosas e há uma infinidade de tipos. Para quem está cansado das bebidas que usam milho em sua composição, conheça dez marcas de cerveja artesanal do Japão.

Yo-ho – Nagano

Yo Ho Brewing cervesia

A cerveja Yo-ho nasceu quando Yoshiharu Hoshino retornou dos Estados Unidos e encantado com as do tipo Ale, teve a ideia de iniciar uma marca no Japão, isso em 1996. Hoje, quem quer se deliciar com a cerveja de gosto mais escuro, forte e encorpado pode encontrar no Japão vários tipos.

Minoh – Osaka

Minoh Brewery cervesia

Essa marca surgiu em 1997, um presente de um pai amoroso para suas duas filhas. A Minoh Brewery é considerada uma das mais inovadoras e premiadas do país e de Osaka. Uma que vale a pena provar mistura vinho chamada Minoh Cabernet, a marca ainda investe em sabores diferentes e únicos e faz com que faça muito sucesso no Japão.

Abashiri Beer – Hokkaido

Abashiri Beer Brewery cervesia

Essa marca surgiu como iniciativa da faculdade de Tóquio de bio-agricultura como projeto de pesquisa e desenvolvimento da cerveja de trigo. A Okhotsk Blue Ryuho Draft é famosa por ter ingredientes únicos e usa água de pedaços de gelo de icebergs vindos do mar de Okhotsk do oceano Pacífico. Essa cerveja tem coloração azul por causa da adição do pigmento da flor gardênia.

Kiuchy – Ibaraki

Kiuchi Brewery cervesia

A Kiuchy iniciou a produção apenas de sakê, mas em 1996 começou a se especializar em cervejas e hoje distribui suas bebidas internacionalmente. Uma das mais saborosas chama Hitachino Nest Beer. Quem quiser visitar a fábrica eles tem um bar para quem quiser provar de suas cervejas.

Baird Company- Shizuoka

Baird Brewing Company cervesia

As primeiras cervejas desta companhia eram vendidas no mercado de peixe Taproom apenas. Nos dias de hoje, a marca expandiu e até faz exportações. A diferença de suas cervejas é sua dupla fermentação e filtragem.

Swan Lake – Niigata

7. Cervejas Artesanais Swan Lake Brewery cervesia

Fundada nas regiões montanhosas de Niigata, essa marca usa apenas ingredientes selecionados e de alta qualidade, incluindo o Echigo-Meisui e água da nascente de Niigata. Ela é considerada uma das melhores opções no Japão e já ganhou prêmios da World Beer Cup.

Por Kelly Kajiwara

Fonte: Coisas do Japão – 13/10/2017

Blondine comemora Oktoberfest com festa aberta para a família

oktoberfest blondine cervesia1

Cervejaria artesanal promove segunda edição do evento no dia 21 de outubro, com entrada gratuita e chopes a preços promocionais.

Não é preciso ir para a Alemanha para participar da Oktoberfest. Muito mais perto, a 80 km de São Paulo, a Blondine promove uma típica festa da cerveja em sua fábrica situada em Itupeva. É um programa para fazer com a família toda, no sábado, dia 21 de outubro.

A primeira edição, realizada em 2016, foi um sucesso, e a organização da Oktoberfest  Blondine para esse ano inclui chopes a preços promocionais, a partir de R$ 5,00, lineup com músicas típicas alemãs, food trucks com opção de comida alemã e hamburguers e muita decoração temática. E para quem não abre mão da caneca típica da Oktoberfest e gosta de colecioná-la, no local terá a possibilidade de comprar uma exclusiva da Oktoberfest Blondine  por R$ R$ 18,00.

O evento acontece sábado dia 21 de outubro em Itupeva (SP) das 12h00 às 18h00, tem entrada gratuita e é aberto para toda a família. O público só paga o que consumir. O preço dos chopes varia entre R$ 5,00 e R$ 10,00 o copo de 300 ml, dependendo do estilo (Helles, Prost, Horny Pig e Wit Acerola). Todas as cervejas e refrigerantes da Blondine também estarão à disposição para consumo na festa.

Para facilitar o acesso à festa a Blondine oferece transporte gratuito, saindo do metrô Barra Funda, em São Paulo, em dois horários diferentes: às 11h00 e às 12h00. O retorno será às 18h00 para todos os ônibus. O participante que tiver interesse no transporte deverá reservar exclusivamente via e-mail até dia 19 de outubro através do: tour@blondine.com.br.

Oktoberfest Blondine
Data: 21/10
Horário: das 12h00 às 18h00
Entrada gratuita
Endereço: Rodovia Akzo Nobel, 2143 – Rio Abaixo, Itupeva – SP, 13295-000
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1881563425429421

Sobre a Blondine

A Blondine, de Itupeva (SP), foi criada em 2010 com o objetivo de desenvolver cervejas artesanais para um público diferenciado. Em 2016 evoluiu para uma indústria de bebidas artesanais, com o lançamento da linha de refrigerantes artesanais Be Pop. Sempre em busca do sabor original dos ingredientes a Blondine não usa em seus produtos nenhum aditivo químico, conservante ou estabilizante, com a preocupação de levar aos consumidores um produto inovador, saboroso e saudável. Recentemente com a criação da linha de cervejas Martina ocupou um espaço crescente no mercado, o de cervejas artesanais premium.

Atualmente, a empresa conta com 20 estilos de cervejas Blondine, 5 sabores de refrigerante Be Pop e 3 estilos de cerveja Martina, além de mais alguns produtos sazonais e colaborativos. Especialista em criações e parcerias de sucesso, a marca valoriza seus produtos unindo-se a grandes nomes do mercado cervejeiro brasileiro e inclusive exporta para os Estados Unidos.

Mais Informações:

Agencia [1927]

Tel: (11) 4095-2900

Atendimento:

Raquel Fernandez: Raquel.fernandez@1927.ag / (11) 4095-2901

Sandra Schkolnick: Sandra.schkolnick@1927.ag / (11) 4095-2920

William Avila: william.avila@1927.ag / (11) 4095-2939

Fonte: Blondine - 17/10/2017

Cervejaria Votus apresenta novo rótulo em parceria com churrasqueiro

votus 008 cervesia

Foto: Divulgação

Novidade será uma Belgian Blond Ale, e leva framboesa em sua receita.

Em outubro a Cervejaria Votus (SP) lançará, em parceria com o churrasqueiro Bruno Wolf, a Votus Nº 008, uma Belgian Blond Ale com toda a complexidade frutada e condimentada da levedura belga e a presença marcante da framboesa adicionada ao processo.

A bebida leva framboesa em sua receita, uma marca registrada do assador, conhecido por usar frutas em suas receitas. “Essa cerveja foi planejada para harmonizar com carnes e também para ser adicionada no preparo de carnes. A framboesa trouxe uma leve acidez e um adocicado característico da fruta. Estamos contentes com o resultado”, comenta Flávio Athayde, responsável pela cervejaria. A cerveja possui um teor alcoólico de 6,9% e 15 IBU.

O lançamento pode ser encontrado a partir do dia 14 de outubro em todos os pontos de venda da Cervejaria Votus.

Fonte: ÔNIXPress - 09/10/2017