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Notícias de Mercado Microcervejarias

Notícias de Mercado - Microcervejarias

Esta seção apresenta as principais notícias do mercado das cervejas artesanais, nacionais e internacionais, sendo o conteúdo de responsabilidade exclusiva das fontes citadas.

Documentário "Petroleum é nosso" ganha nova exibição em BH

Após exibir o filme "Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil" no Festival da Cultura Cervejeira Artesanal em Curitiba, os cervejeiros da DUM Cervejaria confirmaram uma nova exibição do filme. Desta vez será em Belo Horizonte na sala de Metodologias Ativas do Câmpus Estoril do Centro Universitário UniBH, a partir das 10h, com entrada franca.

Essa exibição tem um significado muito especial para os cervejeiros da DUM. "Belo Horizonte sempre nos recebeu muito bem. É daqui a única cervejaria que se interessou em produzir a Petroleum na época em que procurávamos parceiros", comenta Luiz Felipe, cervejeiro da DUM e diretor do filme.

"Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil" usa como fio condutor a história da Petroleum, uma cerveja fruto do trabalho de quatro cervejeiros caseiros de Curitiba que ganhou fama nos festivais nacionais e internacionais, e hoje é produzida em duas fábricas – na Gauden em Curitiba e na Wäls em Belo Horizonte. Além disso, o documentário mostra também a comunidade de cervejeiros brasileiros e o renascimento do mercado de cervejas especiais no Brasil. A produção do filme foi viabilizada graças a 555 apoiadores que colaboraram com o projeto de crowdfunding realizado no Catarse.

Utilizando depoimentos de cervejeiros e material de arquivos de diversas fontes como cobertura de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos e vídeos de degustação, o filme mostra a redescoberta do processo artesanal de fabricação de cervejas e o trabalho de quem buscava a autossuficiência e, agora, graças ao aquecimento do mercado, desenvolvem suas receitas para serem produzidas em escala comercial em micro cervejarias espalhadas pelo país.

Por outro lado, o "Petroleum é nosso" mostra também como as grandes cervejarias estão valorizando o mercado de cervejas artesanais, adotando diversas estratégias para melhor se posicionar diante dele. Durante o filme, vemos como foi a trajetória de algumas personalidades e cervejarias importantes da cena cervejeira artesanal do Brasil diante desse crescimento no consumo e do assédio das grandes empresas pelo mercado de cervejas especiais.

SERVIÇO: Exibição de "Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil"

DATA: 19/08/2017

HORÁRIO: a partir das 10h.

DURAÇÃO: 85min

ENTRADA: franca

LOCAL: sala de Metodologias Ativas do Câmpus Estoril do Centro Universitário UniBH

ENDEREÇO: Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril, Belo Horizonte - MG

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Fonte: FC Comunicação - 17/08/2017

Zehn Bier revela duas novas cervejas artesanais

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A Cervejaria Zehn Bier lançou, nesta terça-feira (15), duas novas cervejas artesanais, são elas: a cerveja Extra Escura tipo Irish Red Ale e o Chope de Vinho. A Irish Red Ale tem estilo Irlândes e possui coloração avermelhada e médio amargor. Já o Chope de Vinho conta com ingredientes como Chope Pilsen e Vinho Tinto de Mesa, combinação que proporciona frescor. Os novos rótulos estarão disponíveis nas revendas a partir deste mês e podem ser degustados no Pub. A empresa oferece seus produtos no estado de chope envazado em barris ou como cervejas envazadas em garrafas de 500 Ml e agora com uma nova identidade nas garrafas de 600 ml.

Fonte: Giro News – 17/08/2017

Iron Maiden lança nova cerveja; bebida tem estilo belga

A banda Iron Maiden anunciou, nesta semana, o lançamento de uma nova cerveja. Em parceria com a cervejaria Robinsons, os gigantes do metal vão colocar nos pubs e bares a Hallowed, uma cerveja que segue a receita de estilo belga.

De acordo com o site Blabbermouth, o vocalista Bruce Dickinson participou ativamente dos processos de criação da fórmula da cerva. “O que faz esta cerveja ser tão especial é que estamos adotando, pela primeira vez, uma levedura belga. Sou um grande apreciador de cervejas belgas, então aproveitei a oportunidade para fazer a nossa. Apesar de eu gostar muito de experimentar com novas fórmulas e ingredientes, o curioso sobre cervejas da escola belga é que elas são mais uma filosofia de vida do que apenas uma bebida. Tentamos engarrafar esta filosofia na Hallowed, mas com uma pegada inglesa”, explicou.

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Bruce participou ativamente da criação da cerveja (Foto: Internet)

Com a mesma Robinsons, o Iron já lançou a cerveja Trooper em duas variações, Trooper 666 e Red ‘N’ Black. Como caiu no gosto dos fãs da banda, as cervas já venderam mais de 15 milhões de pints.

Fonte: Cifra Clube News – 04/07/2017

Cervejaria Dunk Bier inaugura Brewpub em Macacos (MG)

O pub contará com quatro torneiras de chope artesanal e terá um menu focado no consumo consciente e harmonizado da bebida

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Cervejaria Dunk Bier inaugura no dia 07/07/2017, sexta-feira, o seu Brewpub. O local escolhido para instalação foi o Águas Claras Ecopark, localizado em São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima (MG) também conhecido como Macacos. O vilarejo fica a 25 km de Belo Horizonte e atrai muitos esportistas, casais e famílias em função da sua natureza exuberante.

Brewpub Dunk Bier tem a pegada da cultura cervejeira. Inicialmente, o pub contará com quatro torneiras de chope artesanal e terá um menu focado no consumo consciente e harmonizado da bebida. O estabelecimento não terá um cardápio fixo, já que a intenção é ter um menu simples que propicie a melhor degustação dos chopes disponíveis, ou seja, as opções poderão variar a cada semana, mês, estação do ano ou com as sugestões dos clientes. O que pode ser antecipado é que dentre as opções previstas para a inauguração, os clientes terão as opções de pernil de porco cervejeiro (marinado com ervas frescas, cerveja e defumado utilizando insumos de fabricação da bebida); costela suína defumada ao molho barbecue de cerveja, além dos melhores chopes artesanais da cervejaria e chopes convidados.

O evento contará com uma van gratuita que sairá as 19:30 do Centro Cervejeiro. Rua Gonçalves Dias, 1754. Lourdes. BH-MG. Garanta sua vaga na van através do no Sympla: https://www.sympla.com.br/van-inauguracao-pub-dunk__162388

SERVIÇO

Inauguração Brewpub Dunk Bier

Local: Águas Claras Ecopark. Rua da Saudade 120, Macacos. Nova Lima - MG

Data: 07/0/2017 - sexta-feira

Horário: a partir das 18h. 

Mais informações: https://www.facebook.com/events/311415642616393/

Fonte: Bom de Copo – 04/07/2017

Cervejaria Urbana lança sua Funkylicious

Cerveja "Funky" da marca paulista chega na segunda semana de julho

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O U-lab (como a Cervejaria Urbana denomina a sua cozinha) vem preparando há mais de cinco meses uma cerveja "muito especial". Seu nome foi escolhido justamente por uma característica, oferecida pela levedura, que alguns autores americanos e ingleses chamam de “funky”. Trata-se da Funkylicious: uma Strong Golden Ale com refermentação na garrafa, utilizando Brettanomyces. Ela apresenta 7,5% de teor alcoólico, 25 IBU e um corpo de médio para alto. É envasada em garrafa rolhada de 375 ml.

Apesar de um estilo relativamente difícil de se apreciar aqui no Brasil, ela já está sendo distribuída para oito Estados, sem contar São Paulo. Isso representa a tendência do mercado em experimentar o que é diferente também.

A Brettanomyces é uma levedura que em alguns casos pode aparecer na cerveja como forma de uma contaminação, mas alguns cervejeiros criaram o “gosto” pelo domínio desta “fera”. Ao ser adicionada em doses bem pensadas, e com os cuidados apropriados de armazenagem e temperatura, por exemplo, ela pode oferecer características muito interessantes à cerveja, tais como notas animais, amargor de fermento e os típicos aromas de especiarias, pimenta preta, cravo-da-índia e couro. A previsão de chegada aos pontos de venda é para a segunda semana do mês de julho e ela deve chegar às prateleiras com um valor médio de R$ 25.

Ficha técnica da embalagem

Produzida em engarrafada na Cervejaria Dádiva

Design do rótulo: IBC Design

Impressão Rótulo: Label Beer

A Cervejaria Urbana, criada em 2011, define-se como "um laboratório cigano" que se destaca pela fabricação de bebidas artesanais com rótulos bem-humorados. Com sede no bairro de Jabaquara, em São Paulo, produz e vende 10 mil litros de cerveja por mês e tem presença em 12 estados brasileiros.

Fonte: Revista Beerart – 04/07/2017

Cervejaria Nacional tem chope do dia

Fábrica-bar atende aos pedidos dos fãs da bebida e elege, de quinta a domingo, uma de suas receitas como sugestão amiga para a happy hour

cervejarianacional chope do diaConhecida como hiperativa por suas frequentes novidades e criativas produções sazonais, a Cervejaria Nacional atende às orações cervejeiras e anuncia novidades de respeito. Para acompanhar as baixas temperaturas e deixar claro que cerveja artesanal é para ser democrática e bebida durante o ano todo, a casa lança sua ação “Chope Nosso de Cada Dia”, com uma escolha diária de receita da bebida sendo vendida a R$ 7,90 (330 ml). A seleção fica por conta do cervejeiro Patrick Bannwart, que de quinta a domingo surpreende diariamente os bebedores de plantão com a sugestão de um dos já conhecidos cinco chopes fixos da marca como a Y-îara Pilsen , Domina Weiss, Kurupira Ale , Sa´si Stout  e a marca registrada da casa, Mula IPA, pelo preço convidativo . Entram na brincadeira as criações sazonais e colaborativas também, por que não? Tudo sempre fresco como só um brewpub pode oferecer.

A cozinha do bar também apresenta um mimo para afagar os estômagos e serve aos sábados a tradicional Feijoada da Nacional, que chega à mesa com cortes variados de carne, como bisteca e torresmo e de acompanhamento couve refogada, farofa, arroz, molho picante e laranja, por R$ 39 - servida à vontade.

Não quer perder um dia da sua receita favorita a R$ 7,90? A casa recomenda sempre perguntar aos garçons qual o chope do momento e acompanhar as redes sociais da Cervejaria Nacional pra checar as novidades, tanto da unidade de São Paulo quanto a de Ribeirão Preto.  A promoção não é cumulativa com as outras ações da casa.

Sobre a Cervejaria Nacional: A Cervejaria Nacional nasceu em 2011 no descolado bairro de Pinheiros na capital paulista. Foi pioneira no conceito de fábrica-bar (brewpub), tornando-se referência no universo das cervejas artesanais. Orgulha-se de ser uma empresa 100% brasileira e esta identidade se apresenta em seu cardápio, em seu serviço, em seu ambiente e em suas famosas receitas com a temática do folclore brasileiro. Além de suas cinco receitas fixas, todos os meses apresenta lançamentos sazonais, com pelo menos duas novidades em suas torneiras. “A hiperativa Nacional” - como passou a ser chamada - se tornou base para produções das mais variadas e criativas receitas cervejeiras. A casa também preza muito por ter uma cozinha de destaque, oferecendo um variado cardápio pensado para harmonizar a melhor comida com as melhores cervejas artesanais. Em agosto de 2016 a Cervejaria Nacional abriu suas portas e torneiras também em Ribeirão Preto, a capital do chope do Brasil, um dos pólos cervejeiros artesanais do País! A casa está instalada no shopping Santa Úrsula, na região central da cidade. E como não poderia deixar de ser, lá estão os vistosos tanques de fermentação ao lado da primeira adega de cerveja do Brasil. Além de suas receitas engarrafadas a Nacional também oferece outros 50 rótulos de cervejas exclusivamente brasileiras, principalmente de produções do estado de São Paulo.

Serviço:
Cervejaria Nacional – Made in Aqui mesmo!
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros – São Paulo/SP
Telefone: 11 4305-9368
Telefone para reservas: 11 3034-4318
Horário de funcionamento: segunda fechado; terça a quinta das 17h às 0h; sexta e sábado, das 12h a 0h; domingo, das 12h às 18h


Cervejaria Nacional – Ribeirão Preto, SP
Rua São José, 933 - Higienópolis - Shopping Santa Úrsula - Piso térreo
Tel: 55 (16) 3102-9246
Email: contatorp@cervejarianacional.com.br

www.cervejarianacional.com.br
facebook.com/cervejarianacional

Fonte: Anexo comunicação – 30/06/2017

Cervejaria Júpiter lança cerveja fermentada com frutas cítricas em lata de 473 ml

A Cervejaria Júpiter vai lançar a SalAPA de Frutas em latas de 473 ml. Feita com lúpulos cítricos, recebe polpa de grapefruit, manga, lima da pérsia e tangerina na etapa da fermentação, o que garante seu aroma frutado explosivo.

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A história da SalAPA começou nos festivais de cerveja artesanal, na intenção de criar uma experiência cervejeira que fosse única. “Comecei adaptando um filtro de água recheado de frutas para criar um chope extra cítrico e frutado que só existisse naquele dia, como se fosse uma apresentação ao vivo” conta David Michelsohn, mente criativa por trás da Júpiter. “A recepção dos experimentos foi ótima e resolvemos criar uma versão que pudesse levar essa experiência para mais pessoas”.

A cerveja é baseada na receita da já consagrada APA, mas devido a adição frutas fica mais turva, mais frutada e absurdamente aromática. A cerveja chega no mercado a partir de 7 de julho, mesmo dia do lançamento no Empório Alto de Pinheiros.

Serviço

Lançamento Júpiter SalAPA de Frutas

Quando: 07/07

Horário: 18hs

Onde: Empório Alto dos Pinheiros, Rua Vupabussu, 315

Fonte: Bar do Celso – 05/07/2017

Cervejas artesanais crescem na preferência do consumidor

Um espaço que está sendo ocupado pelos brasileiros que têm levado vários produtos a diversos prêmios internacionais.

O mercado das cervejas artesanais atrai, cada vez mais, apreciadores que buscam qualidade, variedade, histórias, aromas, sabores e produtos sem aditivos químicos. Um espaço que está sendo ocupado pelos brasileiros que têm levado vários produtos a diversos prêmios internacionais.

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Foto: DINO

Os Estados Unidos, que desponta no segmento desde os anos 80 já tem cerca de cinco mil cervejarias de produção artesanal. O Brasil, de acordo com Kleiton Hames, engatinha nos 0,70% e registrou em abril deste ano 522 cervejarias artesanais. "Estamos no caminho certo, nossas cervejas artesanais têm muito espaço para crescer", avalia.

Por essas estatísticas que também crescem os números dos eventos voltados aos apreciadores. E Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não fica fora da lista. A primeira edição da Joinville Craft Beer Festival foi um sucesso de público e apoio à cultura do consumo do chopp artesanal. Famílias inteiras visitaram o evento, almoçaram e prestigiaram a gastronomia diversificada, a boa música e o espaço kids. "Proporcionamos um dia diferente, ao ar livre, também promovemos a cultura local com portas abertas e geramos uma ótima opção de lazer na cidade", conta Kleiton Hames, organizador do evento.

A Craft Beer registrou a presença de grupos de cidades e estados vizinhos que vieram a Joinville especialmente para o Festival. Uma estrutura de aproximadamente 1600 m2 foi montada com tendas que abrigaram mesas e cadeiras, palco e marcas de cervejas artesanais e praça gastronômica.

O evento, Joinville Craft Beer Festival tem o objetivo de disseminar a cultura do chopp artesanal, o encontro entre amigos, a valorização das bandas locais e ser uma opção de lazer. 
Segundo Hames, o evento será anual, mas em 2017 ainda deve receber a segunda edição, a ser realizada em dois dias para dar mais conforto e opção aos curiosos que queiram interagir com as cervejarias e seus mestres cervejeiros. "Buscaremos novos parceiros para viabilizar uma estrutura ainda melhor e continuar com a proposta de evento sem cobrança de entrada, para o lazer e prestígio à cultura", finaliza. 

Fonte: Terra, DINO – 04/07/2017