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varejo compras

Nunca tivemos tantas opções. Vamos a uma loja e encontramos uma imensa variedade de marcas de um mesmo produto, cada uma com suas especificidades. Essa liberdade de escolha, no entanto, está causando problemas a boa parte da população global, segundo especialistas.

O medo de estar perdendo algo (ou fear of missing out, FoMO, em inglês) foi um conceito criado para tentar explicar esse fenômeno moderno. Citado pela primeira vez em 2000, ele descreve a ansiedade sentida antes de fazer uma escolha.

O conceito explica que a imensa diversidade de opções leva as pessoas a uma sensação de que sempre se está perdendo algo — ao escolher jantar em um determinado restaurante, por exemplo, significa abrir mão de visitar todos os outros nos arredores.

Essa condição, que muitas vezes cria uma ansiedade extremamente prejudicial, já é tratada por diversos especialistas como um problema sério da atualidade.

Em seu livro O Paradoxo da Escolha, Barry Schwartz, professor de Teoria Social da Universidade de Swarthmore, aponta que ter muitas opções leva a quatro condições que reduzem a felicidade. São elas:

Paralisia de análise

As pessoas passam mais tempo analisando as opções quando elas são muitas, algumas vezes ficando “paralisadas” diante das alternativas;

Arrependimento antecipado

São tantas opções que nenhuma parece perfeita. Então, quando alguém faz uma escolha, ela parece errada imediatamente;

Arrependimento pós-decisão

Quando uma pessoa faz determinada escolha, ela muitas vezes se arrepende da decisão, já que a experiência pode não ter sido tão boa quanto se o a escolha fosse outra;

Expectativas escaladas

Quanto mais opções existem, maiores são as expectativas. E com expectativas grandes, aumentam as chances de decepção.

 

Fonte: Época Negócios - 01/07/2019

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