Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

trabalho carreira espaco 14 01

Cientista comportamental afirma que ambiente profissional deve ser confortável e compatível com as tarefas da equipe

Você costuma deixar a mesa do trabalho bagunçada? Tem dificuldades para encontrar um documento no meio de uma pilha de papéis? Se sim, é melhor prestar atenção porque sua produtividade pode estar comprometida.

De acordo com Anja Jamrozik, cientista comportamental e consultora do espaço de coworking Breather, “quase toda mudança” que favoreça o rendimento do profissional pode ser feita na empresa.

“O espaço de trabalho é subestimado”, diz ela, à Fast Company. “Todo mundo presta atenção em colega de trabalho barulhento, por exemplo. Mas em uma escala mais ampla, geralmente não damos a atenção suficiente a como isso pode nos afetar durante o dia, a semana ou o ano.”

Jamrozik garante que o local de trabalho pode afetar nossa produtividade, desempenho, satisfação e humor. E para maximizar o rendimento, ela indica dois passos:

Compatibilidade do espaço com as tarefas

Primeiro, preste atenção ao tipo de tarefa que você realiza e se certifique de que o espaço de trabalho seja compatível com ele. Não dificulte suas tarefas. “Espaços diferentes são bons para tarefas diferentes”, diz Jamrozik.

“É mais fácil entender quando você pensa no ambiente doméstico”, compara “Você usaria a lavanderia como espaço de entretenimento, por exemplo? No escritório, é o mesmo. Os dois tipos mais comuns de tarefas são trabalho focado e trabalho colaborativo, e eles precisam de espaços que priorizem e otimizem a configuração de cada um.”

Escritórios abertos podem ser um desafio, então faça o que puder para mitigar os danos. Por exemplo, para fazer reuniões por telefone, você pode precisar de um espaço privado para não atrapalhar os colegas, tampouco compartilhar as informações.

Conforto para trabalhar com prazer

O segundo passo para melhorar a produtividade é prestar atenção em como o ambiente afeta seu conforto. As pessoas têm um desempenho muito melhor quando estão confortáveis.

Um fator é a temperatura. “Quando você está com frio, você pode se distrair pensando nisso”, diz Jamrozik.

Se você não puder controlar a temperatura em seu escritório, crie seu próprio ambiente. “Você poder trazer algo para aquecer a cadeira, ou se sentir calor, traga um pequeno ventilador de mesa pessoal”, indica ela.

A iluminação também tem um papel importante. “O execesso de brilho pode dar dor de cabeça e atrapalhar a concentração”, diz Jamrozik.

Personalizar a mesa do trabalho também aumenta o conforto, mas o nível da decoração depende do trabalho que você executa e do tempo em que você fica alocado na empresa, pondera a consultora. A tendência de espaço de trabalho compartilhado também pode afetar sua capacidade de personalizar a área de trabalho.

Por fim, decida como (ou se) você luta contra a desordem. Pilhas de papéis ou uma abundância de coisas na mesa certamente afetam a produtividade — mas de forma diferente para cada profissional.

“Pessoas extrovertidas preferem mais informação visual em seu espaço”, avalia Jamrozik “Introvertidos, no entanto, geralmente optam por um ambiente livre de objetos”.

Fonte: Época Negócios - 14/01/2019

guia fornecedores