Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Mudar é trabalhoso e arriscado. Veja quais as dicas de especialistas para facilitar o processo.

01. Tenha uma visão clara da mudança

É preciso saber desde o começo onde a empresa quer chegar e como isso será feito.

02. Crie uma estrutura específica

Não é possível fazer mudanças sem pessoas dedicadas exclusivamente ao processo.

03. Lance mão de catalisadores

Cada time envolvido na mudança precisa descobrir formas de acelerar o processo (ex.: metas para avaliar os resultados, programas de recursos humanos etc).

04. Mostre que a mudança tem uma direção

O cronograma deve ser obedecido e os principais executivos da empresa devem estar envolvidos.

05. Faça acontecer

As mudanças precisam ser colocadas em prática de forma efetiva, duradoura e rápida.

06. Crie “massa de mudança”

Envolva toda a companhia no processo.

07. Administre as emoções

A mudança poderá trazer uma boa dose de insegurança para os funcionários. Para evitar boatarias e “fantasmas”, o melhor é que a empresa seja transparente.

08. Prepare-se para a reacomodação do poder

Novas estruturas e métodos podem alterar a hierarquia e as redes informais de poder de uma empresa.

09. Dê atenção ao treinamento e à supervisão

Será preciso desenvolver novas habilidades nos funcionários.

10. Comunique, comunique, comunique

Os funcionários precisam ser informados constantemente sobre o que está acontecendo.

Fonte: The ten keys to successful change; Autores: John Pendlebury, Benoit Grouard e Francis Meston. – 11/03/2003

 

guia fornecedores