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Veja a seguir algumas características fundamentais à boa atuação do novo empreendedor:

01. Busca de oportunidades e iniciativa

O novo empreendedor não deve restringir estas características apenas ao início do seu negócio. Elas vão criar condições para a sobrevivência do investimento.

02. Persistência

Não é no primeiro dia que o seu negócio será um sucesso. O retorno será resultado de muito trabalho e pode ser pequeno nos primeiros seis meses. Mas cuidado para não confundir perseverança com teimosia.

03. Exigência de qualidade e eficiência

O profissionalismo e os valores éticos são fatores de honra em qualquer segmento. Não se pode vacilar quando a combinação em questão é “qualidade – atendimento – preço”. Lembre-se: uma vantagem momentânea pode significar prejuízo eterno.

04. Comprometimento

Não delegue a administração do seu negócio a um terceiro logo no início. O empreendedor deve ter disponibilidade total para o seu negócio, abrindo mão da vida pessoal em muitas situações. Quando o lucro chegar, invista estes recursos em melhorias.

05. Correr riscos calculados

Comece o seu negócio com o respaldo de um fundo de reserva. Planeje sua estratégia pesquisando quais ações dão mais retorno de público ao seu investimento (publicidade, promoções etc.).

06. Busca de informações e atualização constante

Pesquise sempre – antes, durante e depois de tornar-se um empresário. Estude a localização do ponto comercial, o mercado em que vai atuar, o comportamento de seus clientes. Não fique parado no tempo e olhe para os concorrentes ao seu redor.

07. Estabelecimento de metas

Crie metas de vendas, defina os objetivos de seu investimento. A ambição é o combustível para o lucro.

08. Planejamento e monitoramento sistemático

Seu negócio deve ser guiado por processos que assegurem a qualidade. A disciplina e o acompanhamento ajudam a reduzir custos, evitando falhas no atendimento e na elaboração dos produtos, perda ou desvio de estoque etc. Leve seu negócio na ponta do lápis.

09. Persuasão na rede de contatos

Tenha grande poder de negociação com fornecedores. Renegocie sempre e amplie seus contatos, testando novos produtos e parcerias.

10. Independência e autoconfiança

O espírito de liderança não combina com pensamentos derrotistas.

Acredite nos seus propósitos.

Fonte: SEBRAE

 

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