Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Seu restaurante – como qualquer outro negócio – precisa conhecer a opinião dos clientes a respeito de seus produtos e serviços. Os comentários recebidos, podem ajudar a definir as áreas que precisam ser melhoradas, bem como apontar aquilo que é bem feito.

Para começar, pense na possibilidade de criar um sistema de cartões de comentários como meio de coletar a opinião dos clientes. Ele pode ajudá-lo a ver através dos olhos de quem frequenta seu restaurante, e as informações que você pode obter a partir dessa perspectiva, são a chave para tornar sua operação ainda mais vitoriosa.

Relacionei abaixo, algumas das vantagens de criar um sistema de cartões de comentário:

Construir um melhor relacionamento com os clientes – Em primeiro lugar, os cartões de comentário são ferramentas de informação. Oferecer aos clientes a oportunidade de comentar sobre seu restaurante mostra que você valoriza suas opiniões, e quer melhorar ainda mais o produto e serviço que oferece. Em resumo, você mostra que se preocupa com eles. E, ao tomar a iniciativa de saber o que os clientes pensam de seu restaurante, você pode começar a construir um melhor relacionamento. Embora seja difícil agradar a todos, use os comentários como ferramentas para melhorar a gestão do seu estabelecimento.

Ganho de informação de marketing – Os cartões não só coletam as opiniões do cliente, mas também ajudam a reunir dados e informações que você pode utilizar como ferramentas de marketing. Embora seja opcional, os clientes, muitas vezes, deixam o endereço de e-mail ou outras informações de contato no cartão, permitindo que você expanda a sua base de dados. A partir daí, crie um boletim mensal com novidades, promoções e receitas dos pratos da casa – este é um passo extremamente positivo para o relacionamento. Imprima cupons de desconto e distribua para os leitores e clientes que responderam à pesquisa. Quanto mais você souber sobre eles, melhor você poderá atendê-los.

Oferecer uma saída emocional – Existem várias maneiras de um restaurante coletar a opinião dos seus clientes. Algumas empresas realizam pesquisas verbais, e outras enviam questionários via correio ou e-mail. No entanto, o cartão de comentário pode fornecer uma forma mais imediata, e até mesmo anônima, de conseguir estas informações. O ato de colocar sua opinião sobre o papel tem um grande impacto emocional, e o fato de ter um lugar para relatar as suas experiências, pode evitar que clientes insatisfeitos reclamem do restaurante para os amigos ou mesmo através de outro meio de divulgação, o que pode causar danos ainda maiores à sua reputação.

Como tirar o máximo dos cartões de comentários – Quando for implementar qualquer sistema de pesquisa junto ao cliente, reserve algum tempo para planejar uma estratégia. Certifique-se de fazer perguntas que irão fornecer informações úteis para o seu restaurante e, ao mesmo tempo, não invadam a privacidade do cliente. A propósito: crie um cartão de fácil utilização para os clientes e que seja intuitivo.

Saiba mais com as orientações abaixo:

  • Use serviços de impressão profissional – Se você quer que seu cartão seja levado a sério, certifique-se de tratá-lo profissionalmente. A menos que você tenha condições de imprimir centenas (ou mesmo milhares) de cartões de comentário em seu próprio escritório, procure fazê-lo em gráficas profissionais. Você vai ver que os custos são bastante razoáveis.
  • Seja simples e conciso - Use termos claros e vá direto ao ponto. As perguntas devem ser simples e fáceis de responder. O cartão completo não deve demorar mais do que um ou dois minutos para ser preenchido.
  • Coloque os cartões em uma localização privilegiada - A menos que você coloque seus cartões de comentário em um lugar onde os clientes vejam, eles serão totalmente inúteis. Experimente colocar uma pilha de cartões sobre a mesa, ou use um suporte para exibi-los. Os garçons também podem entregar um cartão juntamente com a conta.
  • Deixe claro como os cartões podem ser devolvidos - Certifique-se que há uma urna ou outro local disponível para os clientes devolverem esses cartões. Os garçons podem mostrar aos clientes onde deixar os cartões em seu caminho de saída, ou oferecer-se para levá-los.
  • Ofereça incentivos para preenchimento dos cartões – Dar ao cliente um incentivo para preencher o cartão é uma boa maneira de garantir que ele realmente vai preenchê-lo e devolvê-lo. Oferecer um desconto de 5 por cento ou um brinde, muitas vezes dão o impulso necessário para os clientes preencherem os cartões. Você pode até dar ao cliente a oportunidade de fazer os seus comentários por e-mail.
  • Dê valor ao tempo do seu cliente – Quando um cliente preencher um cartão de comentário com informação útil, e fornecer o seu endereço ou endereço de e-mail, escreva uma nota pessoal de agradecimento e reconheça os comentários do cliente. Isto é especialmente importante para aqueles que tenham feito comentários negativos. Eles querem saber se sua opinião é levada a sério. Escrever uma resposta pessoal pode ser mais trabalhosa, mas um gesto como esse é, muitas vezes, uma forma eficaz para reconquistar o cliente.
  • Converse com os clientes pessoalmente – Não basta um sistema de coleta de comentários por cartão. É preciso manter um diálogo pessoal com o cliente, durante e após a refeição. O gerente deve circular pelo salão e conversar com os clientes, fazendo-os sentir que são bem vindos e que a equipe se preocupa em atendê-los da melhor maneira possível. Perguntar como está sendo sua experiência pode ser a porta de entrada para que ele forneça importantes informações para você. Ouça com interesse verdadeiro e aprenda a administrar tanto a opinião positiva quanto a negativa.
  • Crie um registro de reclamações - Crie um caderno onde os atendentes/garçons registram as reclamações dos clientes – ele pode ser mantido na gerência. Isso vai ajudar a manter a gestão consciente dos comentários que são feitos verbalmente. Sempre que for adotada uma solução, anote junto ao problema. Isto vai fornecer um histórico das reclamações e evitar sua continuidade.

Colher a opinião dos seus clientes regularmente, faz parte de uma boa administração. É, talvez,  a ferramenta mais barata que você vai conseguir para checar a aceitação dos seus produtos e serviços.

Boa sorte e bons negócios!

Fonte: Blog do Banas

guia fornecedores