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Mais de 30% dos funcionários recém-contratados abandonam o emprego, nos restaurantes, em menos de duas semanas. Isto é fato.

E sabemos que o “giro” da equipe é caro, desorganiza as operações e torna a tarefa da gerência ainda mais complexa do que ela já é.

Para ajudar você a segurar os bons novos funcionários, fiz uma lista de atitudes que podem cuidar melhor de suas novas contratações e torná-las mais efetivas.

  • Nunca deixe que um novo colaborador comece a trabalhar em uma sexta-feira, sábado ou qualquer dia mais agitado. Nestes dias, todos estão super ocupados atendendo os clientes e o ambiente parece um caos. Isto assusta e faz com que o novo funcionário, se torne um “ex” no mesmo dia.
  • Nunca deixe que um novo funcionário comece no início do turno. Neste momento, há muita agitação e atividade. Isole-os por algum tempo e faça sua escala para os horários mais “mornos” do dia. Assim você poderá dar mais atenção, que eles precisam e merecem.
  • Dê ao novo contratado um manual – por escrito – com a política do restaurante, descrição de funções e treinamento básico. Mostre aos recém-chegados que você se preocupa com seu sucesso e tem um plano para familiarizá-los sua estrutura. Explique como eles vão ser treinados, e como podem se tornar importante colaborador para a equipe.
  • Como proprietário ou gerente – pessoalmente – acompanhe-os para ver como eles estão executando suas tarefas. A atenção positiva e o suporte durante as primeiras semanas é extremamente eficaz. Ela diz, nas entrelinhas: “eu me importo com você”, e transmite interesse pessoal no sucesso do novo funcionário.

Lembre-se sempre: os primeiros momentos de um novo emprego são marcantes. Use isso a seu favor e cuide bem dos novos colaboradores. Você verá que o “giro” de funcionários vai diminuir e sua equipe vai se tornar muito mais produtiva.

Boa sorte e bons negócios!

Fonte: Blog do Banas – 10/02/2017

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