O mercado mundial de cerveja, principalmente na Europa Ocidental e Estados Unidos, apresenta tendência de estagnação. Enquanto que nos países industrializados o consumo per capita estagnou ou até diminuiu, aumenta o consumo nos países do Leste Europeu, China e América do Sul.
O Brasil apresenta dimensões continentais, com seus 8,5 milhões de km2 (aprox. 23 vezes maior que a Alemanha) e uma população de 169 milhões de habitantes. O país conta hoje com mais de 60 cervejarias de médio e grande porte, que adotam a mais moderna tecnologia cervejeira para fabricar suas cervejas. A enorme polarização do mercado cervejeiro, onde apenas 3 grandes grupos concentram mais de 90% do mercado (AmBev, Kaiser, Schincariol) está levando ao surgimento de cervejarias regionais e microcervejarias, número esse que cresce continuamente e já perfaz mais de 40.
A produção brasileira de cerveja soma aprox. 84,5 milhões de hectolitros anuais (2002), colocando o Brasil em quarto lugar a nível mundial, atrás apenas dos Estados Unidos (236,5 milhões de hectolitros / ano), China (209 milhões de hectolitros / ano) e Alemanha (112,8 milhões de hectolitros / ano).
Os maiores consumidores de cerveja, no que tange o consumo per capita/ano, são a Rep. Checa (163 litros), a Irlanda (150,5 litros) e a Alemanha (127,5 litros). Apesar do consumo brasileiro não se apresentar entre os maiores do mundo (atualmente o consumo está em torno de 50 litros per capita/ano), o mercado apresenta um crescimento médio anual de 4%, enquanto que a Europa Ocidental no mesmo período (1990-1998) apresentou uma redução média anual de - 0,7% e os Estados Unidos de - 0,3%.
Consumo de cerveja no Brasil (1990-1998):
Ano |
Milhões de hl |
Variação % |
1990 |
58 |
|
1991 |
61 |
5,2 % |
1992 |
50 |
-18,0 % |
1993 |
51 |
2,0 % |
1994 |
60 |
17,7 % |
1995 |
74 |
23,3 % |
1996 |
76 |
2,7 % |
1997 |
79 |
3,9 % |
1998 |
82 |
3,8 % |
1999 |
80 |
-2,5 % |
2005 (P) 99
A distribuição da produção de cerveja no Brasil não é feita de modo uniforme, de modo que existe uma concentração mais acentuada nos estados mais industrializados da União, como a região Sudeste que conta com 57,5% da produção e 46 milhões de hectolitros anuais. As outras regiões, como a região Nordeste fica com 17,3% da produção e 13,88 milhões de hectolitros, a região Sul com 14,8% do mercado e 11,8 milhões de hectolitros, a região Centro-Oeste com 7,5% e 5,97 milhões de hectolitros e a região Norte com 2,9% e 2,35 milhões de hectolitros.
O potencial de consumo brasileiro evolui à medida em que aumenta a população da faixa etária que começa a consumir cerveja e também devido ao aumento do poder aquisitivo.
Fonte: Matthias Rembert Reinold
Mestre Cervejeiro Diplomado