Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

E hoje, na cozinha do Seu Pimenta, o cardápio será: Carninha afogada na cerveja escura. Famosa em alguns cardápios de cervejarias e restaurantes desse Brasil afora, eu gosto de prepará-la de vez em quando aqui em casa.

Trata-se de um prato simples, de poucos ingredientes e que rende um bom petisco ou até um almoço de preparo rápido.

Então é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na carne. Confira abaixo a receita e a composição do prato:

Ingredientes
- 800 g de uma carne de pouca gordura à sua escolha
- 3 cebolas médias
- 1 cerveja escura
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Corte a carne em cubinhos de 2 cm². Corte a cebola em finas fatias de meia lua. Tempere com sal e pimenta a gosto {seja generoso}. Regue com a cerveja escura. Cubra o recipiente e reserve por pelo menos 1h {Quanto mais tempo, melhor}. Após o tempo de reserva, separe a carne da cebola e guarde o molho.

Em uma panela grande com tampa adicione 2 colheres de azeite de oliva e deixe esquentar bem. Quando a panela estiver bem quente, despeje rapidamente toda carne dentro e cubra para não respingar {deixe coberto até o barulhão parar e não se assuste}. Mexa só um pouco para virar a carne e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos {não fique revirando muito a carne pois senão soltará muito caldo e ficará mais dura}. Retire a carne do fogo e reserve.

Retire o Caldo da carne deixado na panela e misture com o molho de cerveja do tempero. Adicione 1 colher de sopa rasa de amido de milho ao molho da cerveja e ao caldo da carne e misture bem.

Agora na panela onde cozinhou a carne, refogue a cebola até ficar bem dourada. À medida em que for dourando a cebola, vá adicionando pouco a pouco o molho do tempero, sempre mexendo bem. Quando a cebola estiver bem refogada adicione a carne e complemente com o restante do molho até que fique com a textura desejada.

Uma boa pedida é servir com pimentões picados e pão italiano, mas fica a critério do cozinheiro escolher os acompanhamentos.

Recomendação de cerveja 
Cerveja Escura 

Fonte: O Pimenteiro – 29/02/2012